terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Guias vs. turistas




Porrada na noite de Macau. A polícia precisou de intervir para impedir o possível linchamento de um grupo de turistas por perto de uma centena de guias turísticos furiosos! Não foi assim tão grave, mas a história continua ainda muito mal contada.

Uma guia turística foi insultada por um grupo de turistas de Liaoning, depois de ter chegado atrasado ao ponto de encontro. Alguns dos turistas que a esperavam no terminal de jetfoil estavam tão irritados que lhe atiravam o itinerário enquanto a repreendiam pela "falta de informação", entre outras queixas. A agência de viagens defende-se dizendo que os turistas chegaram a Macau uma hora antes do previsto.

Um colega da guia tentou apaziguar os ânimos, mas foi agredido por três dos turistas, jovens na casa dos 20 anos. O guia ficou mal tratado, como se pode ver pela foto do meio (?). À noite um grupo de uma centena de profissionais do turismo cercou o autocarro com os turistas junto do Casino Jai-Alai, exigindo "justiça" para o colega agredido, cercando o autocarro com os turistas, que não devem ter ganho para o susto. O sturistas entretanto já regressaram ao continente, e a família do guia agredido pede agora uma indemnização de 200 mil patacas.

O jornal Ou Mun fez desta notícia manchete, e traz de novo à discussão o velho problema "Guias vs. Turistas" em Macau. Algumas agências de viagens são acusadas de enganar turistas do continente, e estes queixam-se muitas vezes do serviço quando visitam o território. De recordar que em Dezembro de 2007 um grupo de turistas do continente causou tumultos na praia de Hac-Sá, em Coloane, naquela que ficou conhecida por batalha de Hac-Sá.

13 comentários:

Anónimo disse...

O que é vergonhoso é os agressores já terem regressado às suas aldeolas sem que tenham tido de responder pelas agressões. E se for eu à China Continental bater em alguém, será que também não me acontece nada?

Anónimo disse...

o arrastão em Hác-Sá?

Anónimo disse...

uma vez estava com os meus camaradas, lá para 1992 a tripar em ácido furiosamente em Hác-Sá e apareceu um bote de borracha com para aí uns 10 ilegais....

Anónimo disse...

È caso para dizer,que os aldeões da china são poucos mansos quando são enganados.

Anónimo disse...

Dizem que os chineses são pacificos e com muita paciencia mas afinal é tudo uma treta.Os chineses quando estão chateados ui partem logo para a porrada e o insulto,são piores que os portugueses.

Pedro Coimbra disse...

"Palmei" uma das imagens para o meu blogue.
Abraço

Anónimo disse...

"os aldeões da china são poucos mansos quando são enganados".

Só que parece que eles é que se enganaram a si próprios, chegando a Macau uma hora mais cedo do que era esperado. São é uns estúpidos duns broncos, isso sim.

Anónimo disse...

Os aldeoes da china são uns animais e não respeitam nada nem ninguem,comem arroz ou chau min de cocoras e arrotam e cospem no chão e atravessam as ruas fora da passadeiras,como se estivessem em jardins.

Anónimo disse...

Bem isso de guias chineses a enganarem os turistas é mesmo verdade,eu posso falar por experiencia própria.Em 2001 fiz uma viagem sozinho a França e Italia numa excursão de uma agencia de HK mas comprei em macau.A nossa guia chinesa de hk era tão burra e parada que até metia impressão,aconteceu-me cenas assim:O autocarro passa mesmo ao lado da torre eifel em paris,a guia não diz nada com toda a gente no autocarro a olhar para a torre e tirar fotos dentro do autocarro,depois cerca de 15 min depois de estarmos ja bem longe da torre de eifel a guia parvalhona vira-se para nós todos e diz: "Há pouco passamos junto a torre eifel,espero que tenham gostado e tirado muitas fotos " LOL.Muita gente na altura ficou furiosa e quase acabou a pancadaria com a guia,depois nos dias seguintes na italia foi mais ou menos igual,o autocarro passa perto do coliseu de roma e a guia nem diz nada,saimos longe de lá e a guia outra vez com o mesmo discurso de merda,parece que estava gozar conosco de proposito,no fim da excursão ninguem deu gorjetas a guia.Para mim foi a pior viagem que fiz na vida,a minha sorte é que tive um livro guia que me mostrava todos os monumentos mais interessantes.Estes guias não sei se tem formação ou não mas penso que muitos deles se calhar só tem a 4ªclasse.

Anónimo disse...

Realmente ir a Paris e precisar que a guia te aponte a Torre Eiffel é porque és mesmo estúpido...

ao menos comeste-a? ( a guia)

Anónimo disse...

Esta carneirada não se safa sem guias. Depois andam aos magotes a estorvar no meio da rua. Por mim era uma limpeza que não sobrava nem um.

Anónimo disse...

Então anónimo das 00:25, por favor explica aqui para o pessoal para que serve um guia turístico?

Anónimo disse...

o tipo da foto a apontar para o seu dóidói não é um tipo da PJ? é que o vi lá uma vez que fui prestar declarações num caso de tráfico de droga envolvendo malta do Liceu....