sábado, 26 de fevereiro de 2011

Volta à China


PEQUIM - As autoridades da capital chinesa encetaram uma "limpeza" na cidade com vista à reunião do Congresso Nacional Popular e a Conferência Consultiva do Povo Chinês, que se realiza na próxima semana. A polícia deteve várias prostitutas de rua, encerrou salões de massagem e identificou várias pessoas que distribuíam cartões de locais que ofereciam serviços sexuais diversos. As autoridades de Pequim diz que a indústria da prostituição teve um crescimento desde o Ano Novo Chinês, apesar de várias operações policiais terem vindo a ser realizadas desde Abril do ano passado.

LIAONING - O departamento de Inspecção Ambiental de Dalian tem vindo a emitir passes em troca de 50 yuan, sem realizar quaisquer teste aos automóveis, denunciou a Televisão Central. Os proprietários de perto de 800 carros pagaram apenas a taxa requerida para a licença de emissão de gases de monóxido de carbono, sem que os seus veículos tenham sido devidamente inspecionados.

MONGÓLIA INTERIOR - O tribunal intermédio de Bayannaoer condenou à morte um homem pelo homicídio de uma família de cinco pessoas em Março do ano passado. Li Huanwen fugiu com Li Jianmin para a casa deste depois de ambos terem cometido um roubo em Shandong. Huanwen fez uma operação plástica e começou a trabalhar numa fábrica de cosméticos propriedade de um familiar. Entretanto a relação com Jianmin começou a deteriorar-se a partir de 2008, altura em que Huanwen começou a planear o assassinato do amigo e de toda a sua família.

JIANGSU - Ninguém se inscreveu como dador de orgãos em Nanjing desde que a cidade iniciou um programa de doação voluntária há um ano. Especialistas da Cruz Vermelha de Nanjing dizem que isto se deve sobretudo ao facto dos regulamentos serem demasiado burocratizados. Os regulamentos dizem que os orgãos de uma pessoa só podem ser utilizados com o consentimento da família, mas muitas famílias do interior da China são difíceis de contactar.

GUANGDONG - Um homem de negócios de Guangzhou comprou 60 quilos de ouro por 18 milhões de yuan, como forma de se prevenir contra a inflação galopante que tem assolado o país. Os funcionários da loja na Rua Dongfeng diz que o comprador chegou com outros dois homens, transportando 12 malas cada uma com 1,5 milhões de yuan em notas de 100.

CHONGQING - Os taxistas de Chonqing poderão ser multados em 100 yuan caso se recusem a falar mandarim com os seus clientes, de acordo com o novo regulamento dos transportes públicos. Os taxistas e os motoristas de autocarro podem ainda pagar multas entre os 20 e os 100 yuan caso não devolvam objectos perdidos aos seus legítimos proprietários, ou que não reportem os objectos perdidos dentro do veículo à central.

XINJIANG - Mais de 30 vendedores de hortaliça protestaram esta quinta-feira em Kuitun contra a competição dos vendedores sem licença. Estes vendedores, que se juntam na porta lateral do mercado, conseguem vender os seus vegetais a preços mais convidativos, uma vez que não precisam de pagar as taxas administrativas.

6 comentários:

Anónimo disse...

Isso é que era uma grande ideia para Macau: multar os taxistas que não soubessem os nomes das ruas em português, que é a única língua que qualquer turista não chinês consegue ler...

Anónimo disse...

Coitados dos taxistas chineses,como se fosse eles fossem obrigados a saberem portugues,coisa que nunca aprenderam na escola.Mas isso é culpa dos governantes portugueses de lisboa burros que não obrigaram os chineses de macau a aprenderem portugues como lingua obrigatorio.Alias Macau deve ser o unico sítio do mundo onde os estudantes aprendem nas escolas uma das linguas oficiais que é o portugues

Anónimo disse...

Os taxistas chineses em Macau nem ingles sabem quanto mais português LOL

Anónimo disse...

Não era saber português, era saber umas palavras em inglês e APENAS os nomes das ruas em português porque NÃO HÁ NOMES EM INGLÊS, e em chinês nenhum turista que não seja chinês consegue decifrá-las.

Anónimo disse...

no problema.... o TomTom tudo resolve....

Anónimo disse...

Mas existem gps em macau???Nunca vi ninguem usar gps em macau.E até são gozados quem quer usar gps em macau,porque macau é tão pequeno.