sábado, 12 de fevereiro de 2011

Volta à China


PEQUIM - Um homem de 25 anos foi acusado de operar um negócio ilegal de venda de orgãos humanos para transplante. He Linxuan, de Zhejiang, vendeu três rins por 370 mil yuan em 2008, e outros orgãos por 818 mil em 2009. Foi detido em Maio e aguarda agora julgamento.

PEQUIM - A capital chinesa proibiu o rebentamento de fogos do artifício em mais de 11 mil edifícios habitacionais este ano, na sequência do incêndio num edifício de 152 metros de altura em Shenyang, Liaoning. Mesmo assim este ano foram reportados 898 incêndios provocados pelos festejos do Ano Novo Lunar, quase o dobro do ano passado.

HEILONGJIANG - Um explosão destruíu uma fábrica de produtos químicos em Qiqihar na última quinta-feira. O rebentamento deu-se numa planta de fertilizante gerida pela Heilongjiang Hiehua, perto das 5 da tarde. Não se sabem muitos detalhes sobre o incidente nem sobre um eventual número de vítimas mortais, enquanto ainda se realizam operações de salvamento.

JIANGSU - Duas trabalhadoras dos serviços sanitários de Yancheng esperaram durante três horas debaixo de um forte nevão pelo dono de 20 mil yuan que encontraram num saco de roupa. As mulheres encontraram o dinheiro no meio das roupas, enquanto faziam as limpezas de adrugada. Depois de desistirem de esperar, as mulheres entregaram o saco à polícia. Estas trabalhadoras ganham apenas mil yuan mensais.

XANGAI - Os cibernautas de Xangai estão a criticar fortemente um empresário da construção local que planeia demolir parte de uma antiga igreja para construír um complexo de edifícios habitacionais. Pan Shiyi conquistou o ódio dos cibernautas quando publicou no seu miniblogue fotofgrafias dos andaimes junto da Igreja de Todos os Santos de Xangai. O construtor e o governo municipal dizem que não fazem planos de demolir a igreja, ou parte dela.

FUJIAN - Internautas descobriram que um funcionário público de Longyan não trabalha desde 2003 mas continua a receber vencimento. As autoridades admitem que houve um erro relacionado com o processamento informático do vencimento do funcionário, e já abriram um inquérito de averiguações.

GUANGDONG - Sete pessoas morreram e e oito ficaram feridas em Lianjiang quando o condutor de um camião perdeu o controlo do veículo e embateu em sete motorizadas e dois automóveis. O camião só parou quando bateu na parede do edifício. O condutor abandonou o local do acidente e encontra-se fugido das autoridades.

Sem comentários: