quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A casa dos Khadaffis


Muammar Khadaffi, líder da Líbia, tem estado em destaque esta semana, enquanto se agarra ao poder por um fio no país que governou durante 41 anos. Mensagens de canais diplomáticas reveladas o ano passado pela WikiLeaks mostram Khadaffi como um homem excêntrico e impulsivo, bem como um apaixonado pela geopolítica e um consumidor ávido de notícias mundiais, e sonha ser um "actor" no palco da política internacional. Os detalhes do comportamento embaraçoso dos seus cinco filhos chegaram a ter consequências a nível político.


Khadaffi, de 68 anos, é descrito como "uma figura excêntrica e inflamada que adora corridas de cavalos e dançar o flamenco". Tem medo de voar sobre a água e de ficar no andar mais alto de qualquer edifício. Jejua às segundas e quintas, e autoproclamou-se "rei da cultura" na Líbia. De acordo com um memorando, viaja para toda a parte acompanhado da sua enfermeira, uma ucraniana loira bombástica (Galyna Kolotnytska, na imagem de cima). O presidente líbio "evita olhar as pessoas nos olhos", de acordo com uma mensagem mandada em 2008 à então secretária de estado norte-americana, Condoleeza Rice. Rice foi avisada de que Khadaffi é um "ávido consumidor de notícias", bem como "um intelectual e um filósofo", que "tem estado há vários anos à espera de uma oportunidade de partilhar a sua opinião em assuntos internacionais". Uma das suas ideias para resolver o conflito israelo-palestiniano é criar um estado novo chamado "Isratina".


Os filhos de Khadaffi são também mencionados no WikiLeaks. Mutassim, que foi conselheiro do pai para a segurança nacional, terá exigido ao presidente da corporação líbia de petróleo 1200 milhões de dólares para montar a sua milícia privada. Duas vezes nos últimos anos, Mutassim organizou luxuosas festas de passagem de ano na ilha caribenha de St. Barts. Usher, Beyoncé e Mariah Carey foram alguns dos animadores da festa, e diz-se que esta última terá recebido um milhão de dólares para cantar quatro temas. Muatassim é mal visto pelo povo líbio, que o acusa de ostentação desmedida, enquanto o embaixador sérvio na Líbia terá dito uma vez que o filho mais velho de Khadaffi era "um pouco estúpido".


Outro dos seus filhos, Hannibal, foi preso em Genebra em 2009 depois de ter alegadamente agredido alguns dos seus criados, criando um pequeno conflito diplomático entre a Suíça e a Líbia. Os criados retiraram a queixa mediante uma indemnização. Nesse mesmo ano, a polícia foi chamada a um quarto de hotel em Londres depois de se ter ouvido uma mulher gritar. A namorada (agora mulher) de Hannibal sofreu ferimentos na face, que depois disse terem sido consequência de uma queda. Numa mensagem enviada em 2010 por Gene Cretz, embaixador norte-americano na Líbia, lia-se que "Muatassim e Hannibal tinham feito porcaria que chegasse para fazer uma telenovela".


O seu terceiro filho Sa'adi é descrito como "muito mal comportado", "desobiente ao pai", e com um "passado turbulento", que inclui um consumo desenfreado de drogas e álcool e desacatos com as autoridades um pouco por toda a Europa, e principalmente na Itália. Sa'adi chegou a ser futebolista profissional, tendo jogado no Perugia e na Udinesa, da Serie A italiana, é proprietário de um dos maiores clubes de futebol da Líbia e tem uma produtora de cinema. Em 2010 foi condenado por um tribunal italiano a pagar 392 mil euros de dívida a um hotel de luxo na Liguria, onde se terá "esquecido" de pagar a conta em Novembro de 2007.


Talvez o mais bem comportado dos seus filhos é Saif al-Islam, presumível herdeiro de seu pai, e não se dá bem com os irmãos desnaturados. O embaixador Cretz terá escrito em 2010 que Saif "é a esperança da Líbia", e que os mais jovens confiavam nele para dirigir os destinos do país: "O contraste entre Saif e os irmãos é evidente", dizia o embaixador, "é um homem educado, respeitável e culto". Mesmo assim Saif não é propriamente o ovo mais fresco do cesto; durante os últimos acontecimentos na Líbia, foi à televisão declarar que caso os líbios não apoiassem o seu pai, iriam correr "rios de sangue" e a guerra civil seria "inevitável".

2 comentários:

Anónimo disse...

Tudo bons rapazes ehehe, mas gostei da enfermeira privada do kadaffi,com aquela idade deve tomar muito viagra para aguentar aquela gaja ehhehe

Anónimo disse...

A enfermeira ucraniana é que era gaja para endireitar qualquer país.