sábado, 3 de abril de 2010

A Igreja lava mais branco


O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, pediu ontem perdão pelos pecados da Igreja, durante a homilia de sexta-feira santa. "Os pecados da Igreja, mesmo os pecados dos sacerdotes, indignam o mundo", afirmou D. José Policarpo. As afirmações do Cardela Patriarca de Lisboa aparecem numa altura em que a Igreja Católica é atacada em todos as frentes, devido à constante denúncia de abusos sexuais cometidos por padres a crianças, com os casos mais mediáticos a surgirem na Alemanha, Irlanda, Holanda e mais recentemente nos Estados Unidos, onde se descobriu que a Igreja encobriu abusos de um padre norte-americano a crianças surdas (!?) no Wisconsin.

Tive a oportunidade de ver uma reportagem no Telejornal onde se pergunta a opinião dos crentes no final da homilia pascal, e são todos unânimes em afirmar que "os padres também são homens", que "também pecam", e mais grave ainda, que "a Páscoa é tempo de renascimento, perdão, etc. etc", tudo dito com o ar mais angelical deste mundo, como se nada fosse. Entretanto o bispo de Beja, D. António Vitalino Dantas, lembrou que o abuso e exploração sexual de menores, além de crime, é um "pecado grave", mas acusou "lobbies anti-igreja" de recorrerem à "calúnia" para tentar "descredibilizar a instituição", apontando ainda o dedo à imprensa.

O quê? Mas está tudo maluco? Quando o cidadão comum pisca um olho ou dá um rebuçado a uma criança, é imediatamente suspeito, porque haviam os padres católicos de ser diferentes? Urge antes de mais nada que se identifiquem os padres que cometem os abusos sexuais a menores, e que sejam julgados e condenados caso sejam realmente culpados. A pedofilia é um crime grave, e o que parece que agora se quer dar a entender é que a Igreja "tem um desconto", ora por causa do celibato, ou ainda numa desculpa mais esfarrapada, "pelo seu trabalho humanitário em prol dos mais desfavorecidos". Chega de branquear este crime hediondo, e a Igreja, mais que ninguém, tem o dever de dar o exemplo, punindo os responsáveis, entregando-os à justiça. Incondicionalmente.

18 comentários:

Anónimo disse...

Outra cambada de idiotas!

Pedro Coimbra disse...

"Todos unânimes" Leocardo?
Não viste este vídeo?
http://devaneiosaoriente.blogspot.com/2010/03/pleonasmos.html

Leocardo disse...

Eheh. Passo o pleonasmo, portanto.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

A quem é que passa?

Leocardo disse...

A você, pode ser? ☺

Anónimo disse...

dizer que todos padres são pedófilos é o mesmo que dizer que todos portugueses são pedófilos.e os portugueses são conhecidos mundialmente por serem pedófilos.mas não quer dizer que são todos,eu não sou pedófilo de certeza.

Leocardo disse...

Quem disse aqui que todos os padres são pedófilos? E desde quando é que padres=portugueses? Bem...

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Os portugueses são conhecidos mundialmente por serem pedófilos??? Os portugueses são é mundialmente conhecidos por fazerem filhos em mulheres de todas as nacionalidades, sem olharem a estatuto, credo ou cor! Claro que quando descobrirem a quantidade de comentadores portugueses rabetas que por aqui aparecem fica a imagem dos portugueses manchada.

Anónimo disse...

"Os portugueses são conhecidos mundialmente por serem pedófilos??Isso é alguma mentira?Não les noticias dos jornais portugueses?Que eu saiba pedófilos não quer dizer rabetas,há muitos pedófilos heterosexuais.

Anónimo disse...

Ah, então são os jornais portugueses que dizem que os portugueses são conhecidos mundialmente como pedófilos... Para serem mundialmente conhecidos, não apareciam nos jornais portugueses, mas sim nos jornais de todo o mundo. Os únicos europeus que me lembro de recentemente terem carregado com esse estereótipo aos ombros foram os belgas. E mesmo esse caiu em desuso quando toda a gente percebeu que, afinal, havia pedófilos em tudo quando era sítio e não só na Bélgica. Tira-se cada ilação...

Anónimo disse...

tu tens algum problema sobre isso dos pedófilos portugueses terem fama no mundo?Ou é alguma mentira?ou és pedófilo?o caso de casa pia é 1 caso conhecido em todo o mundo e já há varios anos que Portugal é tem fama em todo o mundo por ser 1 país de pedófilos.È triste mas é a realidade.Aliás até há roteiros para os pedófilos de todo mundo irem para Portugal.

Anónimo disse...

Portugal é o roteiro de muitos europeus por ter muito sol e boas praias.

Anónimo disse...

muito sol e praias para os pedófilos,lá está.

Portugal é a Casa Pia, o resto é paisagem? disse...

Eu gosto de praia, logo sou pedófilo. É um bocado como o "penso, logo existo".

Anónimo disse...

se gostas de praias e de meninos ou meninas és pedófilo,se gostares só de praias então és portugues.

Anónimo disse...

Só de praias também não. Gosto de praias e de gajas boas.

Anónimo disse...

Deixa lá ver se percebo. Primeiro, os portugueses são considerados mundialmente como pedófilos. Depois, diz-se que se se gostar só de praias é-se português, o que exclui haver portugueses pedófilos e (suponho que tudo isto involuntariamente) assume-se também, através destas declarações, que os que não são portugueses não gostam só de praia, porque se se gostar só de praia (lá está!) tem de se ser necessariamente português. Isto são preconceitos ou é alzheimer?

Anónimo disse...

Pronto está bem,desculpa então se ofendi aqui algum pedófilo portugues.os portugueses não são pedófilos,os outros que são.Já estão mais satisfeitos agora?