sábado, 1 de dezembro de 2007

Luz vermelha


A maioria das cidades modernas resolveram o problema da prostituição com a criação de "red light districts", ou numa tradução livre do português, "bairros de luz vermelha". Alguns com mais ou menos sucesso, sendo talvez o melhor exemplo a cidade de Amesterdão, nos Países Baixos.

Macau, sendo uma cidade cujo principal motor da economia é o jogo, não regula a prostituição, que é endémica. As saunas e alguns clubes nocturnos são conhecidos locais onde se podem obter favores sexuais, e o obscurantismo que os rodeia valeram à RAEM a inclusão numa lista negra no que toca ao tráfico de seres humanos. Recentemente foi criada uma comissão de acompanhamento das medidas de dissuasão do tráfico de pessoas.

Existe uma zona da cidade que é considerada por muitos o "bairro da luz vermelha" por excelência. Fica algures no Porto Interior, entre a Praça Ponte e Horta, e a Av. Almeida Ribeiro. Lá funcionam algumas hospedarias, sob condições de higiene duvidosas, onde meninas oriundas da China continental exercem ilegalmente esta tal actividade remunerada. Entram em Macau com visto de turista, e muitas vezes é possível vê-las na rua, aliciando os transeuntes.

Nos últimos dias os Serviços de Saúde revelaram que existem mais 15 novos casos de infecção do vírus HIV, dados relativos até Setembro do corrente ano. Prevê-se que o número de infectados no território ultrapasse os 400 no início do próximo ano. Números "normais" para a região, de acordo com um responsável dos SS, "elevados" de acordo com a OMS. A via de transmissão predominante no território continua a ser a heterossexual.

Neste dia em que todos nos devemos consciencializar do problema que afecta 34 milhões de pessoas em todo o mundo, há que ponderar. Macau não perdia nada em ter um "red light district".

4 comentários:

Anónimo disse...

sem duvida que a MAIOR LUZ VERMELHA de todo o mundo e o estadio do BENFICA...pois nunca entram e que so deixam os visitantes entrar

Anónimo disse...

Não é que este magano tinha razão?

Anónimo disse...

Os chineses que sao espertos,as saunas so servem de fachada,porque lá dentro toda a gente sabe que sao casas de putas,não conheco ninguem que vai a uma sauna em macau para massagens,la as "massagens" sao outras,ja chega de hipocrisia,a prostituicao devia ser legalizada tal como acontece na holanda,alemanha,australia,nova zelandia e alguns estados do eua,toda a gente lucrava com isso,ate o estado

Anónimo disse...

O uso do Nonoxynol-9 (N-9). Estudos recentes verificaram que o uso frequente do N-9, um espermicida, pode provocar lesões genitais (na vagina) e, portanto, pode aumentar o risco de transmissão do VIH. Verificou-se também que provoca lesão no recto, promovendo uma porta de entrada para o VIH e outras DST.
Os espermicidas - especialmente aqueles que contêm o N-9 - não devem ser usados na prevenção das DST. Para além disso, os lubrificantes com N-9 não devem ser usados nas relações sexuais anais. Enquanto que o nível do N-9, usado como lubrificante nos preservativos, está muito abaixo daquele considerado como sendo prejudicial, os preservativos lubrificados com o espermicida N-9 também não são recomendados, porque têm uma validade mais curta, são mais caros e têm sido associados com as infecções urinárias nas mulheres. Contudo, os preservativos com N-9 previamente comprados podem ser usados desde que não tenham passado o seu prazo de validade, porque a protecção dada por um preservativo em relação ao VIH é muito mais importante do que o risco potencial do N-9.

http://www.aidsportugal.com/print.php?sid=1701