sábado, 11 de dezembro de 2010

Volta à China


TIANJIN - O tribunal superior popular de Liaoning executou a pena de morte suspensa a que foi condenado membro do comité do PC de Tianjin Pi Qiansheng. Pi era o dirigente do distrito de Binhai, e em Dezembro de 2008 começou a ser investigado por ter recebido subornos no valor de mais de 7 milhões de yuan.

JIANGSU - Uma chefe de departamente de uma fábrica em Kunshan, grávida de oito meses, perdeu o bebé depois de ter sido atacada por uma subornidada na quarta-feira. A subordinada não gostou de ter sido transferida para outro departamento e atacou a chefe na barriga com uma faca. O lâmina perfurou a cabeça do feto.

ZHEJIANG - Um popular comentador de um programa de televisão de Taizhou suicidou-se na quinta-feira, atorando-se da janela. Xia Yi, um director do departamento de trânsito de Jiaojiang e comentador televisivo nas horas vagas, tinha acabado de gravar mais um programa algumas horas antes de suicidar. Desconhecem-se as razões que o levaram a terminar a própria vida.

SHANDONG - Mais de 2000 residentes de um bairro em Jinan votaram a demissão do comité de bairro, acusando-os de má gestão das finanças públicas. Este tipo de subversão contra comités de bairro - uma instituição governamental de base - é muito raro na China.

HENAN - O corpo de uma mulher enterrado há 50 dias foi roubado e vendido para um "casamento de fantasmas" em Shanxi. Um camponês de Lingbao encontrou a sepultura da sua filha aberta e o caixão vazio. A polícia prendeu dois suspeitos na quinta-feira, que confessaram depois ter vendido o corpo a um casal de Shanxi por 25 mil yuan. O casal em questão tinha perdido recentemente um filho, e queriam encontrar-lhe uma "noiva fantasma" para casar com ele "no outro mundo".

GUANGDONG - Um homem de Shenzhen foi condenado a três anos de prisão com pena suspensa por ter desligado o suporte vital da sua mulher em Fevereiro último. A mulher encontrava-se em coma há mais de um ano, e o homem resolveu desligar-lhe o respirador, apesar da oposição do pessoal hospitalar.

CHONGQING - Os 6500 inspectores municipais de Chongqing, conhecidos por dongguan, vão ser obrigados a praticar uma boa acção por dia, como ajudar velhinhos a atravessar a rua. A ideia é apagar a imagem negativa de que os dongguan são uma espécie de força de imposição da autoridade de sangue frio.

SICHUAN - Um hacker de consciência pesada resolveu doar 50 mil yuan a uma associação de protecção de pandas. Li Jun, de 28 anos, acabou por cumprir uma pena de quatro anos de prisão por ter lançado na internet o "panda virus", que infectou milhares de computadores em toda a China. Ironicamente Li Jun doou o dinheiro à principal associação de protecção da espécie, em Chengdu.

Sem comentários: