sábado, 11 de dezembro de 2010

As pílulas da discórdia


Queria em primeiro lugar agradecer aos leitores que expressaram a sua mais profunda preocupaço comigo, mas acontece que voltei ontem tarde a casa, e não pude actualizar o blogue. Posto isto e sem mais paneleirice, gostava de falar da polémica em torno do centro de administração de metadona a toxicodependentes que vai abrir na Areia Preta, o que gerou protestos da parte de residentes de de encarregados de educação dos alunos de um colégio ali próximo.

Primeiro gostava de sublinhar que o centro vai mesmo abrir, pois o Governo não cede nestas coisas - para o bem e para o mal. O protesto é completamente descabido, e faz lembrar outros semelhantes relacionados com lares de idosos. É preciso perceber que a população de Macau tornou-se uma escrava da especulação imobiliária. Mais preocupados com a criminalidade propriamente dita (existem outros tipos de criminalidade daquela zona que parecem preocupar menos os moradores) é a depreciação do valor da sua propriedade: um apartamento próximo de um centro de reabilitação de toxicodependentes vai passar a valer menos.

Mas afinal, que espécie de criminalidade pode trazer um centro de administração de metadona? Os toxicodependentes vão lá receber a sua dose de metadona, ninguém vai andar a vender metadona na rua, nem os estudantes do tal colégio vão poder ali entrar para consumir metadona. Finalmente, e o mais importante, a metadona não é nenhuma droga, mas simplesmente um medicamento usado para tratar a dependência de opióides. Além disso os toxicodependentes não vão passar a residir naquela zona, e a duração do efeito da metadona é de 24 horas, pelo que só precisarão de ir ao centro uma vez por dia e provavelmente demorar-se-ão menos de 20 minutos.

Razão tem o presidente da ARTM: este problema da toxicodependência só interessa quando entra pela nossa casa. Os primeiros a queixarem-se da abertura de um centro de tratamento de toxicodepentes poderão ser no futuro os mesmo que se queixam do abandono a que estes doentes são vetados em Macau. Deus queira que não, mas se esta é a única forma que têm de aprender...

15 comentários:

Anónimo disse...

Aqui em Macau habituaram-se a protestar por tudo e por nada. Aproveitando a boleia do post dos cães, querem "prender" o governo por ter cão e por não ter. Se não faz é porque devia ter feito, se faz é porque não devia ter feito.

Anónimo disse...

Quando é vetado é chato, pois já não pode mais. Mas com as suas preces a Deus pode ser que a coisa se resolva e o veto seja revogado.

Anónimo disse...

Centros de metadona?
Isto deve ser mais um negocio farmaceutico para encher uns tantos.
O que os viciados precisam, e campos de reeducacao. Isso, e formacao em contrucao civil,para trabalhar nas obras. Desta maneira nao e preciso importar tanta mao-de-obra do estrangeiro.

Anónimo disse...

Pena que a Bíblia não diga nada sobre o que fazer aos drogados....

Anónimo disse...

Devia ser era proibídas pilulas do dia seguinte, querem malhar, tudo bem. mas eu não quero pagar as vossas perversidades com os meus impostos, tarados.

Anónimo disse...

Reparem se alguma escola critica as salas de jogos nas imediacoes das escolas?Essas sim, tem uma influencia directa nos jovens/estudantes....mas se calhar o dono da loja até é familiar do director da escola.....enfim...mas tenho a certeza que o governo nao vai ceder....lamento e o Serviços de Saúde nada dizerem, eles que no Dia Mundial contra a SIDA quiseram cancelar todas as actividades com medo da reacção da população!!!

Anónimo disse...

Curioso,aqui em Portugal também há este problema,quando abrem 1 centro de drogados o povo vai logo protestar.Há 1 provérbio chinês que reza mais ou menos assim : " Se queres abrir que vá para longe " Porque não instalam os centros dos drogados perto da Residencia do Governador???Ou então num local isolado de tudo e todos??

Leocardo disse...

Em Macau os lugares "isolados de tudo e de todos" são no meio do mar ou da montanha. Que se saiba os drogados, deficientes e idosos (a cambada que não produz e atrapalha as finanças) não são leprosos, e podem muito bem ficar no meio onde as outras PESSOAS ficam. Mas concordo que deviam abrir um centro de metadona ou um lar de idosos perto da residência do Chefe do Executivo (Governador era antes, meu amigo ;)).

Cumprimentos.

Anónimo disse...

"cambada", Leocardo??
então, que ódio é esse?!

Anónimo disse...

Então Leocardo,o centro de drogados devia ser mesmo ao lado da tua casa,se gostas tanto deles.Mas perto da minha casa é que não ficam de certeza.

Anónimo disse...

Se calhar vai ficar mesmo junto a sua casa:))) gostava de saber que poder e que tem para afirmar que ao Pe. Da sua casa e que não ficam?

Anónimo disse...

Pois pode ficar perto da minha casa mas depois não admiram que 1 dia destes de madrugada aparece 1 grande incendio neste centro de drogados.

Leocardo disse...

Que desespero...

Anónimo disse...

O anónimo da 01:49 daqui a uns tempos deixa de comentar aqui no blogue. Acho que na prisa não há internet com tempo ilimitado...

Anónimo disse...

Eu até queria que fosse perto de minha casa. Era bom para combater a especulação imobiliária.