segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Parabéns, RAEM!


A Região Administrativa Especial de Macau comemora hoje o 11º aniversário. Foi no dia 20 de Dezembro de 1999, que depois de mais de 400 anos de domínio e humilhação colonial (versão oficial), as gentes de Macau se levantaram e foram acolhidas no regaço da mãe-pátria. (A sério, já ouvi esta lengalenga umas 300 vezes). Bom, fiquem aqui com esta linda canção patriótica, "Nós somos os guardiães de Macau".

14 comentários:

Anónimo disse...

humilhação colonial porque??Então a China empresta Macau para Portugal e depois os portugueses que são colonizadores???Há muita gente que ainda não conhece a história de Macau.O que é emprestado,um dia terá que ser devolvido.Macau foi devolvido para a China em 1999.

Anónimo disse...

"China empresta Macau"????? a asneira cada vez pra'c me mais sabedoria

Leocardo disse...

É preciso deixar claro que não concordo com a teoria do "roubo" nem da "humilhação colonial". Como indiquei no post, é a "versão oficial". Felizmente não é a de todos.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

macau fora oferecida a portugal.

Anónimo disse...

SIM,CHINA EMPRESTA MACAU PARA PORTUGAL

http://pt.wikipedia.org/wiki/Macau

" Os portugueses estabeleceram-se ilegal e provisoriamente em Macau entre 1553 e 1554,[5] sob o pretexto de secar a sua carga. Em 1557, as autoridades chinesas deram finalmente autorização para os portugueses se estabelecerem permanentemente em Macau,[5] concedendo-lhes um considerável grau de autogovernação. Em troca, os portugueses foram obrigados a pagar aluguer anual (cerca de 500 taéis de prata) e certos impostos a estas autoridades, que defendiam que Macau continuava a ser parte integrante do Império Chinês. As autoridades chinesas, desde sempre portadoras de algum medo e desprezo pelos estrangeiros, passaram a supervisionar atentamente os portugueses de Macau e a exercer, até meados do século XIX, uma grande influência na administração deste estabelecimento comercial.
Desde então, Macau desenvolveu-se como um entreposto e intermediário para o comércio triangular entre a China, o Japão e a Europa, numa época em que as autoridades da China proibiram o comércio directo com o Japão por mais de cem anos. Este comércio lucrativo trouxe enorme prosperidade para Macau, tornando-a numa grande cidade comercial e ajudando-a a atingir o seu auge durante os finais do século XVI e os inícios do século XVII.

Anónimo disse...

Os patriotas são todos uma chusma de idiotas, sejam de que nacionalidade forem. Estes patriotas chineses que moram em Macau não poderiam ser excepção. São tão ignorantes que nem percebem que os tais "400 anos de domínio e humilhação colonial" é que lhes permitiram ter a vidinha que hoje têm em Macau, em vez de se matarem a trabalhar sem feriados nem merda nenhuma para ganharem uns míseros 1000 yuan por mês. A maioria nem é de Macau mas veio para cá ainda durante a administração portuguesa. Então vieram porquê? São masoquistas e queriam ser "humilhados pelos colonizadores"? Não há paciência para tanta ignorância patriótica...

Anónimo disse...

Esta é a cantilena que o povo burro de Macau gosta de cantar. Direi sem arriscar muito que o 90% da população de Macau é analfabruta e desconhece a realidade histórica do território.


AA

Anónimo disse...

Macau independente já! Nem mais um soldado chinês pra Macau!

Colonialista Kwai Lou disse...

Eu os soldados deixava-os ficar. Mandava embora era 80% da população. Para a amada RPC, pois claro.

Anónimo disse...

Macau independente já!Putas,agiotas e corruptos ao poder JÁ!!!

Anónimo disse...

Agiotas e corruptos não, mas as putas até que nem era má ideia.

Anónimo disse...

Os corruptos já lá estão.

Anónimo disse...

" Os corruptos já lá estão." Mas isso até em Portugal é assim ehehhe.

Anónimo disse...

Só que não é "ATÉ em Portugal". É "SOBRETUDO em Portugal"!