sábado, 11 de dezembro de 2010

O campo de basquete da Rua do Barão



Este campo de basquetebol abandonado na Rua do Barão, aqui perto de casa, é bem demonstrativo da vontade da população de Macau em usar e deitar fora muito depressa. Em tempos terão aqui jogado pequenos aspirantes a estrelas da NBA, futuros Yao Mings, crianças cheias de esperança e cujo único anseio ali dentro era enfiar a bola no cesto. Agora como se pode ver pela fotografia, não há cesto. O campo ficou cinzento, deprimido, sem marcações, e atentem ao pormenor da vedação improvisada. Quem vai querer entrar ali de qualquer forma? Aquilo mais parece o cenário de um filme de terror. Aliás como será que está classificado este campo de basquete abandonado na Rua do Barão? Infra-estrutura desportiva? De lazer? Quem é que estava encarregado daquilo e meteu o pé na proverbial poça?

Logo ali em baixo está o novo campo desportivo do Manduco, que dispõe de baloiços daqueles modernaços onde os velhotes fazem figuras ridículas (e tenho sérias dúvidas sobre as propriedades terâpeuticas de um baloiço) e campos de badminton, que é o desporto de eleição da malta jovem. Sim, por muito que custe, mais que o basquete. O que não faltam mesmo naquela zona entre a Rua do Barão e a das Alabardas, e aí por cima até à Rua de George Chinnery, são casa de jogos electrónicos daquelas fedorentas e viciosas. Há uma quase ali na Travessa do Auto-Novo que tem um ferro-velho mesmo ao lado. É o ambiente mais adequado para esta juventude de hoje, que se quer preparada para levar com as luzes o fumo dos casinos. Portanto talvez não haja necessidade de haver um campo de basquete onde se possa correr, saltar, e tentar enfiar uma bola dentro de um arco com rede. Quer dizer, que se lixe. E vou parar de me queixar, antes que alguém ainda me diga qualquer coisa como: "Aqui é Macau. O senhor quer campos de basquete vá para Portugal.".

19 comentários:

Anónimo disse...

Hoje em dia os jovens gostam é de computadores e internet,não querem saber do desporto para nada.

Anónimo disse...

Não é bem assim. Vejo muitos jovens ainda a praticarem desporto na RAEM. O problema é que o desporto está pessimamente escalado e entregue a associações que apenas existem para os seus dirigentes ganharem algum.


AA

Anónimo disse...

eu pratico desporto na Wii porque eu acho que assim fico como a boazuda que vem na caixa :P

Anónimo disse...

"O senhor quer campos de basquete vá para Portugal"

Neste caso não se aplica, que em Portugal ainda é muito mais difícil encontrar tal coisa.

Leocardo disse...

Duvido muito.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

em Portugal só há campos de basquete nos guettos e nas escolas.. (nem todas )

Anónimo disse...

Duvida muito porquê? Nunca foi a Portugal? Os poucos que existem, mesmo sem estarem abandonados, estão ainda em pior estado do que esse da fotografia. Aliás, nem precisava de estar para aqui a gastar o meu latim, que o comentário do anónimo anterior já diz tudo, e por isso o copio:

"em Portugal só há campos de basquete nos guettos e nas escolas.. (nem todas )". Nem mais!

Anónimo disse...

guettos??O que são guettos??Bairros de pretos???

Anónimo disse...

guettos é onde moram os traficantes de droga que recebem casa e dinheiro da Segurança Social.

Anónimo disse...

Então os bairros dos pretos são o que?

Leocardo disse...

Em Portugal qualquer escola C+S tem duas tabelas de basquete, e qualquer localidade tem um pavilhão gimnodesportivo. Não me venham dizer que em Macau há mais campos de basquete do que por exemplo no Cacém. Pensem lá um bocadinho.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Os pavilhões gimnodesportivos não estão ao alcance de todos. Alugá-los, quando possível, fica muito caro. Vá viver uns tempos para Portugal para ficar a perceber que em Macau se praticam preços de saldo. Os que são gratuitos estão completamente vandalizados. Se mesmo assim para lá quiser ir, leve colete à prova de bala. Quanto aos das escolas, são só para os alunos, e por cada duas tabelas que em Portugal uma escola possa ter, há 4 ou 6 tabelas numa escola de Macau. Pense lá um bocadinho...

Anónimo disse...

Em Portugal qualquer pavilhão é preciso pagar para alugar o espaço.Nada é de borla em Portugal.Mas eu conheço sítios de Lisboa onde é possível jogar de borla,mas tem que trepar o murro,alguns até tem arame farpado e mesmo assim vejo lá pretos a jogarem a bola de borla claro porque o responsável do pavilhão está em casa e não quer chatices com os pretos.

Anónimo disse...

Lá está todo o ódio e racismo a vir ao de cima....

Anónimo disse...

Pronto escrevo a palavra pretos e há quem diga que sou racista e tenho ódio mas se escrevesse brancos ou chinocas ninguém queria saber.Então se não posso escrever pretos,escrevo como,anónimo das 20:30?

Anónimo disse...

Talvez "pessoas ainda mais racionais e inteligentes do que as outras e com a pele um bocadinho mais escura que os brancos colonizadores que tanto os fizeram sofrer". Deve ser assim que o gajo quer que digas "pretos".

Anónimo disse...

não é por chamarem pretos... é a maneira como falam deles.

Anónimo disse...

Aposto que não falam assim dos que trabalham como as outras pessoas e não andam a roubar nem a ameaçar ninguém. Se falam assim dos pretos dos guetos, a culpa não é de quem fala assim, é de quem é assim.

Anónimo disse...

" é a maneira como falam deles."Então queres que eu falo como?Eu falo assim porque vi com meus olhos o que passou com eles,não estou a inventar,é realidade.Quem vive em Lisboa sabe que os pretos comportam assim.Não estou a ser racista.Se fossem brancos também diria a mesma coisa.