quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Largo do Aquino


Como hoje foi um dia frio, triste e deprimente, nada como visitar uma via pública fria, triste e deprimente. Hoje levo-os ao Largo do Aquino, a cinco minutos a pé de casa. O nome "Largo do Aquino" faz lembrar assim uma praça grande e cheia de monumentos na capital das Filipinas, mas é apenas uma ruela insignificante transversal à Rua do Seminário. Eram por volta das oito da manhã...


A minha tia Cremilde vivia no último andar do edifício residencial mais alto de Ourém. A tia odiava os vizinhos, e contou mil e uma vezes as histórias de quando vivia em Lisboa, e a vizinha de cima decidia pendurar a roupa dela quando a da minha tia já está seca, ou de como lhe caíam os vasos na varanda quando fazia muito vento, bem, até parece que estou a ouvi-la. Se a minha tia vivesse aqui em Macau tinha muito mais razões para viver num andar alto. Reparem de como um dos desportos radicais mais praticados pelos residentes aqui do Largo do Aquino é o lançamento de dejectos pela janela. Encontra-se de tudo como na Feira da Ladra (só que pior): caixas de min, latas de refrigerante, centenas de pontas de cigarro, e até arrisco que se encontram preservativos ou pensos usados. Um espelho do civismo, ou da falta dele.


Normalmente há velhos a exercitarem-se nestes baloiços a esta hora (começam a chegar às seis da madrugada), mas hoje não conseguiram resistir à temperatura de oito graus. O frio que os recorda permanentemente da eventualidade da morte.


Não sei se é sempre assim, ou se há greve dos lixeiros. Ou então são o Hansel e a Gretel da badalhoquice que vão deixando um rasto de porcaria para não se perderem do caminho de volta a casa. Já sei, é "arte urbana", mais uma criação dos profícuos artistas de Macau.


Vinha à minha frente praticamente todo o tempo este cidadão idoso, que até não começa mal olhando para ele de cima para baixo. Chapéu catita, casaco janota, o pior são as calças curtas, os sapatos calcados e a ausência de meias (apesar do frio, que volto a recordar, era muito). Se calhar mora aqui. É um autêntico "aquinense"

11 comentários:

Anónimo disse...

Chama-se rua de Aquino é porque estão lá muitos filipinos?Por acaso não conhecia esta rua.

Anónimo disse...

Devia chamar-se Rua da Badalhoquice. O problema é que se pusessem estes nomes com sentido às ruas, tínhamos que ter a Rua da Badalhoquice 1, 2, 3, 4, e por aí além, até chegar para aí ao número 200. E são os mesmos que fazem esta lixeira que depois, se houver um prédio abandonado onde os drogados deixam seringas, chamam logo a televisão e queixam-se ao governo.

Se eu fosse Chefe do Executivo, matava dois coelhos de uma cajadada: avisava a população deste zoológico que o centro de metadona ia ser instalado na rua de Macau que tivesse mais lixo. Como parece que ninguém gosta muito de o ter perto de casa, talvez passassem a fingir que eram civilizados e comprassem um caixote do lixo para ter em casa.

Anónimo disse...

O dia mais frio em 8 anos não mereceu uma referência da esquerdalhada aquecimentista. Devem estar todos em Cancun.

pedro chunga disse...

leo, mexe-te e tentas apresentar fotos de outro zona e não só são Lourenço...

Anónimo disse...

E lembro-me que o ano passado, apesar de a temperatura não ter descido até aos 4 graus, como este ano, o Leocardo não parava de se queixar, dizendo que nem sentia os dedos. Ou comprou um aquecedor, ou está mais resistente ao frio. Ou então a crença no aquecimento global operou um milagre psicológico: o frio já não existe.

Anónimo disse...

4 graus em Macau??Isso é difícil de suportar visto que é raro fazer tanto frio em Macau,aqui em Portugal 4 graus é uma coisa normal.E no resto da Europa,4 graus é como se fosse Primavera.

Anónimo disse...

Não é pelos 4 graus. É pelos 4 graus + Humidade elevada que torna isto insuportável

Anónimo disse...

Eu por acaso acho que o vento ainda é pior do que a humidade propriamente dita. Achei os 6 graus acompanhados de forte vento no dia anterior muito mais insuportáveis do que os 4 graus com vento moderado.

Anónimo disse...

Isso é uma grande treta dizer que macau está muito frio por causa da humidade.Como se humidade tivesse alguma coisa a ver com frio.Quem vive em Macau não está habituado ao frio,porque raramente Macau faz tão frio,quem está em Macau que venha agora para Europa,e veja o que é frio a sério,com dias de sol,sem humidade.Para quem não está habituado ao frio como as pessoas de Macau é normal sentirem muito frio.Perguntem aos brasileiros que estão na Europa porque que tem tanto frio mesmo em Portugal,que é sempre o pais MENOS frio da Europa.Não é por acaso que vejo estrangeiros em Portugal de manga curta no..inverno.Para eles o inverno de Portugal é verão ou primavera na terra deles.

Anónimo disse...

Epa ainda ontem no bairro alto vi 1 loiro,devia ser estrangeiro e estava com mangas curtas,estava 7 ou 8 graus.Para ele em Portugal deve estar no verão

Anónimo disse...

Eu aqui em Macau vi um chinês de manga curta quando estava 6 graus. Há malucos em todo o lado e de todas as nacionalidades.