terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Rentabilizar o ninho de ratos


Um casal de ratinhos

Quem conhece bem Pequim, já deve ter ouvido falar da "tribo dos ratos", ou shuzu, em Mandarim. A "tribo dos ratos" é uma larga população de trabalhadores migrantes que vive amontoada no subsolo da capital chinesa. Calcula-se que sejam perto de um milhão, e habitam nos 1374 abrigos aéreos para civis que existem debaixo da cidade. No início dos anos 90 o departamento de defesa aérea alugou os abrigos a preços irrisórios a trabalhadores migrantes, para fazer face ao aumento do preço da habitação. O mesmo departamento quer agora "limpar" os abrigos e relocalizar os seus habitantes, o que deverá ser feito até Março. As condições de higiene e de segurança são a maior preocupação. Não existem sequer saídas de emergência em caso de incêndio. Os abrigos serão convertidos em garagens, locais de entretenimento nocturno ou centros de comando para emergências.

4 comentários:

Anónimo disse...

"abrigos AÉREOS que existem DEBAIXO da cidade"??? Ou são aéreos, ou não!!!

Talvez o Leocardo queria dizer isto:"abrigos CONTRA ATAQUES aéreos, localizados debaixo de terra, ou debaixo da cidade."

este Leocardo pá...

Leocardo disse...

Isso mesmo, pá. Vê como percebeu e tudo?

Anónimo disse...

"Talvez o Leocardo QUERIA dizer"!? É capaz de ser mais correcto "Talvez o Leocardo QUEIRA dizer" ou, em alternativa, "Talvez o Leocardo QUISESSE dizer". Se têm telhados de vidro, porque é que atiram pedras para o ar?

Anónimo disse...

Já tinha ouvido falar da "cidade subterrânea" e tentei procurá-la inúmeras vezes. Acho que ainda não me cansei de ouvir locais dizerem que sabem como lá chegar e depois desiludirem-me!

Mas, em vez de se andarem a bater com problemas de escrita...

Atentem à seguinte frase: "Não existem sequer saídas de emergência em caso de incêndio".

E agora a esta: "Os abrigos serão convertidos em garagens, locais de entretenimento nocturno ou centros de comando para emergências".

Leocardo, não há qualquer comentário em transformar esta habitação, sem qualquer saída de emergência, em entretenimento nocturno ou um blablabla para EMERGÊNCIAS?! LOL

Se bem me lembro, existem muito mais idiotas a levarem fogo de artificio e acenderem-no em discotecas do que em casa...

Cumprimentos.