sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Oitchentcheioioto minutos de êxtase


"Oitchentcheioioto minutos" - agora diga isto com o sotaque do palhaço Batatinha, e aí está a imitação quase perfeita de Jorge Jesus ao microfone de uma televisão espanhola após a derrota do Sporting no Santiago Bernabéu ontem para o Grupo F da Liga dos Campeões. E de facto o Sporting esteve a vencer até ao minuto 88, decifrando aquele enigmático "oitchentcheioioto" de Jorge Jesus, mas já lá vamos ao resumo. Por muita piada que a dislexia do treinador amadorense possa ter, bastando um estado de espírito leve para lhe achar graça, aqui acaba por fazer (mais uma) figura miserável. Mais valia ter falado só em...espera, que ia dizer um disparate e chamar àquilo "Português". Era melhor que tivesse falado na língua oficial do "manes", "prontes". Fazer o que ele fez, dizendo frases em "jorge-jesusês", e com tentativas de castelhano no meio como "Mádrid", ou "el partido" é que "natáconada", pá. É um insulto aos portugueses e aos espanhóis. (Vá lá, não levem isto à letra; um "insulto" no mesmo sentido que...).


..."o Sporting ia ganhando em Madrid". Pois é, o tal minuto "oitchentcheoito" estragou a festa aos adeptos leoninos, que depois de terem assistido a uma primeira parte sem golos, viram Bruno César adiantar o Sporting no marcador aos 47 minutos. A partir daqui já se sabia que o Real ia "cair para cima" dos leões, que aguentaram muito bem a reacção do campeão europeu. Zidane precisava mexer na equipa, e decide lançar James Rodríguez e Álvaro Morata nos lugares dos apagados Gareth Bale e Karim Benzema, deixando Cristiano Ronaldo como único elemento do tridente ofensivo que constava do onze inicial. Enquanto isso Jorge Jesus fazia troca por troca de Gelson Martins (grande exibição) e Adrien Silva por Lazar Markovic e Elias, respectivamente, jogadores que fazem as posições dos colegas que substituíram. Mas parece que aqui Zidane levou a melhor, pois após Cristiano Ronaldo ter feito o empate na marcação de um livre já em cima do minuto 90, James e Morata construíram o golo que ditou a derrota do Sporting já no último dos 5 minutos de descontos dados pelo árbitro italiano Paolo Pagliavento. Pelo meio Jorge Jesus fez entrar Campbell para o lugar de Brian Ruiz, tentando fazer passar o tempo suplementar mais depressa, conformado com o mal menor que era o empate. Mas já nem estava no banco quando o fez, pois na altura do golo do empate foi expulso por palavras e gestos dirigidos ao juiz do encontro. Jesus diz que apenas gritou "não foi falta". Ó meu caro, em que língua, naquela lá em cima no primeiro vídeo? Em italiano deve ser um insulto à família toda, daqueles mesmo do piorio. Depois ainda confessa e tudo: "comigo no banco não perdíamos o jogo"! Ora toma. Foi simples: Jesus deslumbrou-se, não quis "fechar a loja" após adquirir a vantagem, e o resto já se sabe: o Real tem uma equipa com soluções que o Sporting não tem, e ainda lhe viu brilhar a estrelinha da sorte.



O Sporting perdeu não sou a partida de quarta-feira, como ainda uma excelente oportunidade de tornar a sua vida mais fácil num grupo que tem ainda o Borussia Dortmund, vice-campeão da Bundesliga. Da maneira como o Bayern tem dominado o futebol alemão, devia até existir um troféu para o 2º lugar. Apesar de ter visto sair algumas das suas peças mais importantes da última campanha, e vir de uma derrota no Sábado em Leipzig, contra o estreante RasenBallsport, os "canários" (como é que se diz canário em alemão) foram à Polónia esmagar o campeão daquele país, o Légia Varsóvia, por seis golos sem resposta. Ainda pensei em fazer uma remissão histórica sobre o que representa  um grupo alemães entrarem pela Polónia adentro de forma tão brutal, massacrando os pobres polacos, mas depois fica-me mal. Bem, os "panzers" do Borussia Dortmund (pronto, não resisti) fizeram o que quiseram do seu adversário, chegando aos 17 minutos a vencer já por três bolas de diferença, aproveitando da melhor forma a falta de concentração dos polacos em campo (bolas!). A restante metade deste autêntico holocausto (grrr) foi entregue na segunda parte, ficando a equipa de Varsóvia remetida a um gueto (epá, f...-se!), de onde não só não conseguiam sair, como ainda eram constantemente vítimas do assédio dos alemães. Pronto, epá, já chega. O Sporting vai jogar na próxima ronda em casa com estes pobres de Cristo, e não há desculpas para não somar os três pontos. O Real Madrid por sua vez joga em Dortmund, e dificilmente conseguirá repetir a "gracinha" de quarta contra estes alemães. Um grande jogo em perspectiva.

Sem comentários: