quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Leocardo de Baraka


Barakaldo é um lugar mágico, que sempre fez parte do meu imaginário, e que tive a sublime honra de visitar e revisitar este Verão. Situado na margem esquerda do estuário de Bilbau, em Biskaia, é também a segunda cidade mais populosa daquela província do País Basco, ou Euskadi, com 100 mil habitantes, ultrapassada apenas por Bilbau. Quem apanhar o metro da estação central de Bilbau em San Mamés, entre o estádio do Athletic e a Universidade de Deusto, e tomar a linha de Kabiezes, cinco paragens depois está em Barakaldo, local fascinante, cheio de história, e casa dos orgulhosos baracaldenses.


A história recente da cidade confunde-se com a história da empresa Altos Hornos de Vizkaya, uma empresa de fundição de aço que foi a grande responsável pelo desenvolvimento da zona litoral norte da província, nomeadamente das cidades de Sestao, Portugalete e Barakaldo, lá está. Esta última tornou-se o centro fabril da região, tendo esse factor contribuído para um crescimento exponencial da população - até ao início do século XX, Barakaldo tinha uma população de pouco mais de 15 mil habitantes. Entretanto nos anos 80 a AHV faliu e a cidade, bem como toda a zona industrial da área de Bilbau, entrou em recessão económica, e Barakaldo respondeu investindo no imobiliário e nas indústrias culturais, tornando-se ao mesmo tempo uma espécie de "cidade-dormitório" da Grande Bilbau, e a sede de investimentos de multinacionais como a Ikea. Fica ali também o Centro de Exposições de Bilbau e o Megapark.


Barakaldo tem feito um forte investimento em locais de entretenimento de lazer para os mais jovens, como é exemplo o Polideportivo Lasesarre, que inclui ginásios e piscinas, recentemente construído para dar resposta ao crescente segmento jovem da população.


A falando de desporto, é impossível não mencionar o Barakaldo Club de Futbol, fundado em 1917, e que disputa actualmente o campeonato da II Divisão "B" (terceiro escalão). Na temporada de 1977/78 o clube esteve muito perto de se estrear no escalão principal. terminando em 4º lugar no campeonato da  II Divisão, a dois pontos do Celta de Vigo e do Recreativo Huelva.


Nem de propósito, o mais célebre dos baracaldenses é Javier Clemente, ex-selecionador espanhol actualmente a treinar a Líbia, e também o último técnico a ganhar um título pelo Athletic Bilbau. Um não, dois - aos 31 anos, Clemente levou os bascos ao primeiro lugar na La Liga em 1982/83 e 1983/84. Na imagem podemos vê-lo à apelar aos adeptos do Barakaldo CF que "se façam sócios". O simpático clube que vive na sombra do Athletic bem precisa. Foi ainda em Barakaldo que nasceu  Josep Lluis Núñez, histórico presidente do FC Barcelona entre 1978 e 2000.


E esta é a "alkatea" de Barakaldo, que é como quem diz "alcaide", o equivalente ao presidente da Câmara em português: Amaia del Campo Berasategui, que foi eleita no ano passado pelo Partido Nacionalista Vasco (moderado). Nota-se pela imagem que é uma simpatia de pessoa. As festas da cidade têm lugar em Junho, dedicadas à sua padroeira, Nossa Senhora de La Carmen. Eis as duas "mulheres de armas" de Barakaldo.


Uma cidade moderna, acolhedora e a 15 minutos de carro do aeroporto de Bilbau. Vale a pena visitar Barakaldo, e enquanto não o faz, pode fazer aqui o tour virtual da cidade. Gozatzeko bidaiaren!


Sem comentários: