domingo, 11 de setembro de 2016

Deportivo Alavés: Xume garapeinak!


E aconteceu! Poztu naiz! Alegueraric!!! O Deportivo Alavés foi ontem ao Nou Camp vencer o gigante Barcelona! O MEU ALAVÉS! Ah, pois:


Ra! Depois de ter vibrado com a subida do Alavés na época passada, fiz questão de incluir na minha visita a Vitória-Gasteiz este Verão uma passagem pelo estádio Mendizorroza, e fazer umas compras na loja do Alavés, onde uma camisola oficial do clube ficou pela modéstia quantia de 70 euros (para que sirva de comparação, uma camisola da AS Roma custa 170). E foi mesmo a modéstia que levou o Alavés ontem a uma vitória no Nou Camp, por oposição à arrogância do Barcelona:


Se virem este vídeo, atentem à expressão apreensiva no banco do Barcelona por parte de algumas das suas maiores estrelas, perante o resultado negativo contra uma equipa que ainda há 4 anos disputava a II "B". E de facto Luis Enrique ficou com a cabeça a prémio para os adeptos dos "blaugrana" depois de ter subestimado os bascos, apresentado uma formação alternativa a pensar no jogo da Champions da próxima terça-feira frente ao Celtic. O Alavés, que se reforçou bastante para enfrentar o desafio do regresso aos grandes 11 anos depois, é que não se fez de rogado, e adiantou-se no marcador ainda na primeira parte pelo brasileiro Deyverson, emprestado pelo Levante. O Barça empataria no início da segunda parte, por Mathieu, mas como o resultado não atava nem desatava, Luis Enrique resolveu "meter a carne toda no assador", fazendo entrar Messi, Iniesta e Luis Suárez, para ver se quebrava o enguiço. E foi na altura que Iniesta entrava para o lugar de Arda Turan que o Alavés se voltava a adiantar no marcador, graças a um erro colossal de Mascherano, que deixa a bola nos pés de Ibai Gómez, que remata cruzado fora do alcance do guarda-redes holandês Jasper Cillessen. Estava feita história no Nou Camp.


Ibai Gómez, o esquerdino que foi um dos heróis do jogo, a par do lateral-direito Kiko Femínia, foi contratado pelo Alavés a preço zero, após ter sido dispensado pelo Athletic Bilbao. Vá-se lá entender o que andam a pensar os leões de San Mamés, que actualmente ocupam o último posto da liga a par do Valência (que joga hoje em casa com o Bétis) e o Celta (que perdeu em casa ontem 0-4 com o At. Madrid) com zero pontos. E quanto aos adeptos do Barça, mal soou o apito final, nem queriam acreditar no que tinha acontecido:


No puc creure que això estigui succeint. He d'estar somiant!

Olha para este "flán catalán" com aquela expressão incrédula no rosto. Não, não estás a sonhar, mas não me surpreenderia nada se na última noite tivesses pesadelos. Acontece apenas..."alaveses". 


Sim, foi um dos pormenores mais mencionados pelos anti-barcelonistas, bem como os próprios adeptos "blaugrana": o cabelo. Mas quem sou eu para criar memes? Logo que o jogo acabou, os "criativos" da net trataram do assunto.


Exacto, e  para quem se quiser desculpar com as poupanças de Luis Enrique, fique sabendo que só o médio defensivo Sergio Busquets, que alinhou de início, tem um valor de mercado superior a todo o plantel do Alavés!


E foi assim mesmo. Apesar do descanso dado às maiores estrelas do plantel "blaugrana", o Alavés fez um jogaço, e mereceu inteiramente os três pontos. De facto tiveram "cojones", como já tinham demonstrado no empate no Vicente Calderón na primeira jornada frente ao Atletico Madrid.


Pois é, Messizinho, a continuar assim, daqui a pouco só vais ver o Real Madrid de binóculos, filho. Oops, filho não! Senão a mãezinha biológica dele, a Maria Vieira, fica zangada (e eu ainda mais, pois isso faria de mim o pai, blergh!!!).


AUPA ALAVÉS!!!

Sem comentários: