domingo, 12 de dezembro de 2010

A UE é só "gira"


Realizou-se em Macau um inquérito sobre a percepção do papel da União Europeia em Macau. O resultado foi, por incrível que pareça, "normal", com os inquiridos a responder que a União Europeia é uma potência, mas não manda nada. Isto em trocos, porque o resultado concreto indica que "a UE é uma potência importante mas não desempenha um papel de liderança a nível mundial", ou um palavreado assim todo florido que vai dar ao mesmo.

É curioso perguntar ao ou mun ian comum o que pensa da União Europeia, que o leva logo a pensar em "Europa", e automaticamente em pacotes de viagem, e excursões de dez dias à República Checa/Alemanha/Áustria/Suíça (sim, tudo isto em nove ou dez dias). A minha mulher anda sempre a chatear-me para "irmos à Hungria" ("vai prá Hungria" parece um insulto), porque "ouviu dizer" que é muito giro. Esta ideia da Europa é uma tragédia. Creio que ainda há locais que pensam que a Europa "é um país".

Há vinte anos, quando cheguei a Macau, existia uma ignorância atroz sobre a Europa (só conheciam Portugal e Inglaterra, por causa do futebol), e as agências de viagem ofereciam pacotes de viagem para os Estados Unidos, Austrália, Canadá, e era para aí que os miúdos mais endinheirados iam estudar. Se lhes perguntava se já tinham ido a Itália ou a França, respondiam que "não, mas já estiveram na Disneylândia".

Pode ser que qualquer dia ensinem a História da Europa aqui nas escolas - e sempre era interessante conhecer outras culturas milenares - para que saibam que existia uma Europa antes da União Europeia. É que uma das poucas coisas para que o passaporte português serve é para os jovens poderem estudar no Reino Unido com isenção de vistos e redução nas propinas. Talvez aí se perceba o porquê da União Europeia não ser a potência mundial por excelência.

7 comentários:

Anónimo disse...

A União Europeia é mais um grupo de filhos da puta ricos e com a mania que são uma grande merda. Só.

Anónimo disse...

UE à parte, os Oumun yan são na sua maioria opacos e pouco sabem do que se para além da realidade Macau-HK. A culpa não é da UE e seus países, mas sim na imbecilidade dos filhos da terra.

AA

Anónimo disse...

Serão imbecis por não saberem outras coisas. Quanto à União Europeia, quanto menos souberem dessa merda, melhor para eles.

Anónimo disse...

Isso é como os portugueses que pouco ou nada sabem sobre Macau.

Anónimo disse...

"os Oumun yan são na sua maioria opacos e pouco sabem do que se para além da realidade Macau-HK" Não concordo nada,então os Ou Mun Yan não veêm jornais e televisão?Não usam internet???Então como sabem pouco além da realidade Macau-HK???Esta não pega,nos tempos que correm.

Anónimo disse...

O AA confundiu os "Ou Mun Yan" com os "Dai Lok" que estão deste lado mas que ainda nem perceberam muito bem onde estão e continuam a atirar lixo pela janela do vigésimo andar como se estivessem na barraca térrea da aldeola onde viviam.

Anónimo disse...

Opaco é a cona da tua mãe AA.e já agora o ministro das finanças do teu miserável país anda a mendigar na China, por causa da dívida pública.
Sabias
Devias era estar calado Imbecil