segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cadê o passeio?


Isto que mais parece um caminho de cabras em Peshawar é na verdade uma das ruas mais movimentadas do território: a Rua da Praia do Manduco. Já localizados no espaço, vamos localizar-nos agora no tempo: segunda-feira, dia 20 de Dezembro de 2010, feriado, e faltam apenas cinco dias para o Natal. As obras na Rua da Praia do Manduco começaram há cerca de um mês, e começaram pela zona da Barra, descendo agora pela rua e “atacando” a zona onde ficam as principais lojas. Quer dizer, isto na semana de Natal! Imaginem o que seria fazer isto na Rua Augusta ou na Rua do Carmo em Lisboa. Mas aqui a impassividade é generalizada, e ninguém se importa de caminhar no meio da rua onde passam os carros ou em cima de tábuas muito pouco ergonómicas improvisadas em cima do barro e das pedras onde em tempos existia um passeio. Quem for a sair do San Miu ou do Mannings com garrafas de vinho ou caixas de bonbons, arrisca-se a levar um tombo, ou no caso de ser uma senhora, parte o salto (um ponto para a calçada portuguesa).


Como se pode ver as máquinas ficaram hoje paradas, pois é feriado e não se trabalha. No meio de tanta porcaria, pelo menos a lei é cumprida. Pois é, pelo menos hoje não nos podemos queixar do barulho, do fumo, das caixas de comida e garrafas de cerveja vazias deixadas no chão pelos operários. Só da falta de passeio...


Não fosse pelo ralo, esta fotografia parecia a de uma parede onde se treinam fuzilamentos mais do que um chão onde as pessoas andam. Mas é mesmo assim, o passeio começa a ser retirado com uns buracos que o deixam “a arejar” antes de ser arrancado. Já se sabe que as obras são necessárias, e que se não as fizessem era porque não faziam, mas...na semana de Natal? Mas certamente que há por aí o habitual grunho que acha que os chineses “não festejam o Natal”, e que “se o senhor quer Natal, vá para Portugal”. E querem apostar que há mesmo?

8 comentários:

Anónimo disse...

os meninos em Macau andam mal-habituados, andam....

Anónimo disse...

È verdade,os chineses não celebram mesmo o natal,quem vive em Portugal sabe que isso é verdade,no natal e ano novo está tudo FECHADO em Portugal,excepto restaurantes chineses e lojas chinesas.

Anónimo disse...

Porque é que haviam de guardar tudo para depois do Natal? Para muitos, o Natal é uma altura como as outras. Quando se tem de fazer obras, faz-se, não se está à espera de uma altura em que não haja nenhuma festividade. Se fizessem isso, com a quantidade de momentos "especiais" que há durante o ano todo, não se podia fazer obras NUNCA! Não sei quem é que é mais grunho...

Anónimo disse...

È nisso que admiro nos chineses.Trabalham muito e descansam pouco,tem poucas férias.Portugueses trabalham pouco e descansam muito eheh.Por isso que este país não anda para frente,e a China está cada vez mais avançada.

Leocardo disse...

Mas que grande obra é esta que vai melhorar a vida da população? Havia lá um passeio perfeitamente utilizável, e só vão substitui-lo por outro novo, completamente igual. Repito: o que seria fazer isto na Rua Augusta ou na Rua do Carmo em Lisboa? Em semana de Natal?

Claro que as obras são necessárias, anónimo das 19:00, mas uma obra que demora um mês ou menos podia esperar muito bem pelo fim do Natal. Não é verdade que os chineses não celebram o Natal. Pelo menos os daqui celebram, e há tantos ou mais feriados nesta quadra do que em Portugal. Não seja grunho.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Esperavam pelo fim do Natal e depois metia-se o Ano Novo Chinês. Aí já estava tudo bem para si? E claro que há mais feriados nesta quadra em Macau do que em Portugal. Nesta e em todas as outras. E também é verdade que os chineses de Macau celebram o Natal (para aí 20% deles, que os outros são os "oprimidos pelo colonialismo" e por estas celebrações "estrangeiras", os que estão em Macau em corpo mas cuja alma ficou do outro lado da fronteira). Não seja grunho, pá!

Anónimo disse...

Para se fazer obras,não há feriados,é só o homem querer.

Anónimo disse...

Lá está, é como o Natal ("quando um homem quer"). Por isso, Natal e obras tem tudo a ver e estas devem ser feitas no Natal, mesmo que o Leocardo fique irritado.