terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Provedor do leitor (de Natal)


No post abaixo, "Um Dia de Natal em Macau", o leitor AA deixou um comentário onde diz a certa altura que:

"O Leocardo queria que os jornais tugas saíssem para as bancas quando metade da população portuguesa do território nem sequer lá está nesta altura do ano? Bem, escrever para ninguém ler não tem piada nenhuma".

Isto deixa-me a pensar: desde quando o número de leitores começou a ser razão para se fazer um jornal? Estes dias tive pouco que fazer lá no trabalho, mas tenho que ir lá levar o coiro na mesma, porque é para isso que me pagam. Até parece que não aconteceu no mundo nestes dias porque em Macau a malta estava toda de férias e tal. Foi bastante aborrecido passar o dia inteiro de ontem sem nada para ler (a TIME só chegou hoje). Fico ofendido se os jornais não tiveram a mínima consideração para mim e para as outras centenas de portugueses (este ano pareciam mais) que ficaram por Macau no Natal, pois é aqui que têm a família. Não me cabe a mim dizer como se devem dirigir os jornais, mas se o problema era "os profissionais precisarem também de férias", como sugeriu o outro leitor, ficavam alguns a assegurar os serviços mínimos, e para o ano revesavam. Não quero dizer com isto que os jornais deviam sair no dia de Natal, mas quase uma semana sem notícias, quer dizer, é no mínimo bizarro.

Quanto ao comentário a respeito do profissional de informação da TDM encarregado da secção de desporto, gostava de dizer que discordo da parte final do seu comentário. É claro que o Vítor Rebelo é um grande profissional, e é de longe o melhor em Macau. Já ouviu os comentadores do canal Ou Mun? É de arrancar os cabelos.

Boas Festas para si também.

40 comentários:

Anónimo disse...

É óbvio que o Leocardo tem razão. Todos os anos é a mesma coisa no Natal: uma semana sem jornais portugueses. Nada justifica isso.

Anónimo disse...

"desde quando o número de leitores começou a ser razão para escrever um jornal?"
Ai meu deuuuuuussss...

Anónimo disse...

"metade da população portuguesa do território nem sequer lá está nesta altura do ano" Isso é desculpa esfarrapada.Toda a gente sabe que a maioria das pessoas hoje em dia não compram jornais,porque podem ver na INTERNET.Eu por exemplo vivo em Portugal,e vejo sempre o Jornal Tribuna,Hoje Macau,Ponto Final,Tdm etc,tudo ONLINE pois claro.As pessoas que vão de férias também consultam o email,então porque não podem ver também os jornais portugueses de macau online???Por isso esta desculpa de irem de férias não pega.Mesmo quando estou de féria no estrangeiro vou a internet

Anónimo disse...

O Vítor Rebelo não é 1 jornalista qualquer,para quem não sabe,o Vitor Rebelo antes de vir para Macau há 20 e tal anos,era comentador habitual da Rtp nos jogos de futebol

Vejam este video do Porto 2 Penarol 1 de 1987

Quem está a comentar o jogo?Vitor Rebelo


http://www.youtube.com/watch?v=X3TXUpRaDLo

Anónimo disse...

O Vítor é um gajo fixe, mas grande profissional nao diria... O gajo esta bem em Macau, chega. Hoje em Portugal nao teria nada para fazer na TV.

Anónimo disse...

Então não está bem?Ganha bem,não faz quase nada,boa vida,o que quer mais??Por isso que há cada vez mais potugueses a irem trabalhar para Macau.

Anónimo disse...

Anónimo das 23:42 não é em Macau que se ganha bem,em Portugal é que ganham mal.

Anónimo disse...

falta de leitores em época natalícia não é justificação! A depender do numero de leitores não existiam 3 diários em português, quiça nem um jornal sequer.

Assim sendo não é aceitável não se fazerem jornais nesta altura pq a fonte que os sustenta também não seca nesta altura do ano.

Anónimo disse...

Isso mesmo! Recebem $$$$ para publicar o jornal. Portanto essa desculpa de falta de leitores em época natalícia até lhes fica muito mal.
Trabalhem e mais nada.

Anónimo disse...

Excelente comentário, o do anónimo das 09:57. Leiam-no com atenção, e verão que não é preciso dizer mais nada.

Anónimo disse...

Muitos destes comentários negativistas parecem-me motivados pela inveja e critica intencional. Os jornais portugueses não tiveram sem se publicar durante uma semana mas sim 2 ou 3 dias. Dia 28 já estavam todos nas bancas. E hoje também se venderam. Eu vi. Julgo que não é por não se publicarem 4 ou 5 dias em 365 que cai o Carmo e a Trindade. Fico surpreendido pela exigência do mercado literário de Macau de língua portuguesa. Pensava que um dia sem o jornal tuga era um dia normal. Afinal não, um dia sem ler um jornal tuga de Macau não é um dia normal. A imprensa agradece.

nada me move contra o Vitor Rebelo. Não é o profissional mais dedicado À face da terra, mas volto a dizer que o homem não pode fazer milagre numa terra onde os desportistas se contam pelos dedos de uma mão apesar do IDM ter milhões para gastar todos os anos.

AA

Anónimo disse...

Caro AA,

Concordo em parte consigo. Mas de qualquer forma, a imprensa tem a missao de informar e a informaçao nao para. Em Macau ha tres jornais em língua portuguesa pagos parcialmente pelo governo (além da publicidade, que no caso da informaçao oficial nao deixa de ser obligatória por causa de ter de ser publicada em português). Dois deles só saim 5 días por semana (quase impensavel no mundo actual), e tem mais ferias (Natal, Ano Novo Chines, feriados) do que nenhum jornal normal num pais civilizado. É por isso, e nao por inveja acho eu, que estas criticas sao motivadas.

Anónimo disse...

A questão é que os jornais funcionam com 4/5 pessoas.

Quem diz que os jornalistas que trabalham nos jornais de macau têm grandes empregos, só o diz porque nunca trabalhou num.

Só assim 2 semaninhas, vá um mês, e queria ver se não mudavam de opinião.

Mas tambem concordo que o ideal seria não fecharem, excepto talvez no dia de Natal e no dia 1.

Anónimo disse...

tenho uma dúvida: alguém me sabe explicar como me ligo á internet?
obrigado.

Anónimo disse...

Metes o cabo no cu e pronto,já tens a internet ligada.

Anónimo disse...

Eu não digo que não haja falta de pessoal nos jornais portugueses. O que eu pergunto é o seguinte: se só em Macau é que é possível ter 3 jornais em língua portuguesa para meia dúzia de leitores, não faria sentido juntarem-se todos e, em vez de terem três jornais moribundos, terem um a sério e que funcionasse 365 dias por ano, como qualquer jornal do século XXI? Já sei, onde há portugueses há politiquices e tal, e não podem trabalhar juntos. OK, por isso é que Portugal hoje é a merda que é: por causa das tais politiquices. E é pena que a Macau portuguesa continue a ser também assim. Uma nacionalidade autofágica, como se pode ver.

PS: Para se ligar à Internet tem de carregar no 'e' azul.

Anónimo disse...

Os jornalistas que trabalham nos jornais de Macau:

- chegam acabadinhos de tirar o curso a ganhar, sem grandes problemas, 20.000 patacas sem contar um artigozinho na Macau Business, Closer o a Revista Macau = ganham bem mais do que em Portugal.

- Nao tem de ficar na redaçao a fazer o trabalho sujo. Vao a conferencias de imprensa, a assembleia legislativa, convites de casinos, festas, concertos, festivais. Jantares de Natal, Ano Novo Chines, prendinhas aqui e ali. Viagens com o Chefe (China, Malasia, Singapura, Japao...)

- Tem 1 mes de ferias pagas + Sextas y Sabados de folga (menos no JTM) + feriados + Ano Novo Chines + Natal.

Horrivel, sim. É verdade. Se calhar por isso quando um sai ha 50 em Portugal a quererem vir para aqui...

Anónimo disse...

È como no futebol,há 3 jornais desportivos em Portugal e muitos outros jornais.Quanto aos ordenados,1 jornalista que ganha 20 mil patacas em macau acabadinhos de tirar o curso,não é muito.Em Portugal que se ganha pouco.Não temos culpa que Portugal que seja 1 país de merda.Para se ganhar bem em Portugal não é preciso ser doutor,é preciso cunha ou então corrupto.

Anónimo disse...

20 mil patacas ganha 1 jornalista em Macau acabado de tirar o curso???Onde viste isso?Isso querias tu.È claro que ganha menos,a volta de 12,13 mil patacas e já é muito bom

Anónimo disse...

Mais uma vez repito, não sabem do que estão a falar.

Ah e tal não têm de fazer o trabalho sujo, vão à Assembleia,viajam com o chefe....

Experimente ir um dia à assembleia, e depois, às 8 da noite ir escrever um artigo - plo menos uma página , 5 mil caracteres, bem articulada - e além disso fazer umas quantas traduções e umas breves.

é trabalho, e quem o faz é pago para isso. Mas não é assim uma coisa levezinha.

Quanto às viagens, não são - de todo - tempo de lazer. Um gajo mal tem tempo para respirar. Não julgue os outros através da atitude que teria/tem numa viagem profissional.

quanto à ideia de juntar os 3 jornais... gosto da pluralidade de noticias, e da forma como são escritas, que o facto de haver 3 jornais possibilita.

Ajuda a perceber quem é quem.

Anónimo disse...

Eu nao digo que seja leve o trabalho, mas comparativamente com o trabalho em jornais "normais" é melhor. Muitas mais férias e a oportunidade de cobrir informaçoes e fazer coisas que nao poderia fazer tao novo em Portugal.

E sim, sei do que estou a falar. Muito bem mesmo.

Anónimo disse...

O debate começou porque alguém disse que os jornalistas cá têm grandes empregos, coisa com que não concordo.

Obviamente que há empregos piores. E é claro também que aqui se faz mais coisas, porque há menos gente. Mas, por comparação, um jornalista aqui escreve muito mais, muito mais mesmo, do que um jornalista em portugal.

E, volto a repetir, se acha que sair em viagem de trabalho é tempo de lazer, então não sabe o que está a dizer. não sabe mesmo, ou então é mau profissional.

Anónimo disse...

Estamos a entrar no campo privado que nada se insere com o real tema desta discussão. A qualidade e quantidade informativa é que está em causa (foi posta em causa pelo administrador deste espaço digo) e não o foro privado dos jornalistas de Macau. Quanto é que eles ganham, isso diz respeito aos chefes de redacção, eles saberão melhor que ninguém quanto vale um jornalista em Macau. Fazer juízos de valor á queima roupa em nada ajuda á discussão, para além de gerar mal entendidos desnecessários.
O que interessa questionar é o seu valor. E a mim parece-me que a estratégia de ir buscar rapazinhos novos sem qualquer conhecimento da realidade de Macau, sua história, particularidades, traduz-se nos altos de baixos dos jornais tugas cá do burgo.


AA

Anónimo disse...

O que importa saber é se aquelas imagens da ambulância são de 1999 ou não.

Anónimo disse...

Se tu chamas de férias quando 1 jornalista vai fazer reportagem de guerra ou de sismo,ou outro desastre qualquer então de facto os jornalistas tem muitas "férias".Umas "férias" bem divertidas de facto.Que o diga a jornalista Mariana Palavra e muito outros jornalistas feridos que passam "férias" no hospital

Leocardo disse...

A Mariana Palavra ficou ferida? Onde? Quando?

Anónimo disse...

Férias sao férias, nunca disse o contrario. Depois, as viagens "jornalisticas" em Macau conheço-as bastante bem e normalmente nao passam de visitas, almoços, visitas, jantares e bem pouco mais.

Nao misture ca a Mariana, que foi para o Haiti nao como enviada especial nem como jornalista propriamente. Tudo do melhor para ela.

É um facto que os jornalistas em Macau tem MAIS férias do habitual na profissao e salarios bem mehores quando ainda nao tem muita o quase nenhuma experiencia. E insisto, feitas as contas, os jornalistas de Macau, comparativamente, tem melhor emprego que os seus colegas em Portugal.

Macau é uma boa escola para começar no jornalismo. Mas é preciso saber quando chega o momento de sair. Se nao corre-se o risco de ficar "para sempre". É o perigo de Macau.

Anónimo disse...

E se os jornalistas portugueses de Macau tem mais férias e depois?Estás com inveja?Não estás satisfeito com tua vida?Queres mais férias?

Anónimo disse...

tantos especialistas sobre jornalismo e jornalistas e sobretudo o seu salario!!! a maioria dos portugueses de macau ganha bem mais que os jornalistas e agora vem dizer que sao os jornalistas a ganhar bem?!?!?! ahahah!!! o grande defeito dos portugueses ( estejam onde estiverem) é que falam muito sobre os outros!!! que mesquinhice!!!!

Anónimo disse...

Anónimo das 17:48:

É só um facto. Nao tenho inveja nenhuma dos jornalistas de Macau, mas factos sao factos.

Anónimo disse...

Como diz o anónimo das 17:41, é preciso saber o momento de sair, senão corre-se o "risco" de ficar para sempre em Macau. É que Macau é uma terra viciante, como dizia um amigo meu. Habituamo-nos a esta boa vida, vamos ficando e acabamos por estagnar aqui.

Anónimo disse...

Mesmo se forem factos não tens nada que falar dos salários dos jornalistas portugueses de Macau porque ninguém gosta de dizer quanto é que ganha.E tu quanto que ganhas por mês em Macau?O que fazes na vida?Tens curso superior?Qual foi a univesrsidade?Médias??Vá,diz lá tudo,que quero saber tudo sobre ti.

jornalsita disse...

sou jornalista português em Macau e, lidos estes comentários, vou pegar na que me parece ser a melhor frase que li:

"Quem diz que os jornalistas que trabalham nos jornais de macau têm grandes empregos, só o diz porque nunca trabalhou num."

Muitos dos extraordinários comentários aqui publicados revelam demagogia, mesquinhez e ignorância... Também outra coisa não seria de esperar. Porque não escrevem sobre o que conhecem?

Anónimo disse...

Oh anonimo das 22:17, o ROcha DInis ja tentou juntar os diarios todos num so, ficando ele a mandar é claro. Mas vc achas que alguem vai dar esse privilégio ao Rocha Dinis, sabendo de ante-mao que tipo de jornalismo é feito no seu jornal? lol

Anónimo disse...

@jornalsita


Quem diz que os jornalistas que trabalham nos jornais de macau NAO têm grandes empregos, só o diz porque nunca trabalhou num JORNAL A SERIO.

Anónimo disse...

ninguém respeita ninguém aqui no Bairro do Oriente.

Anónimo disse...

Isto é o que os portugueses mais gostam de fazer: achar sempre que os outros ganham demais. Por isso é que Portugal é a merda que é. Em vez de reclamarem melhores salários, ficam contentes se o salário do vizinho baixar.

Anónimo disse...

Reclamar melhores salários toda a gente faz em Portugal mas o governo está cagando para o povo.Em Portugal quem quiser melhor salário,ou vai para a prostituição,ou rouba ou é corrupto.

Anónimo disse...

Os portugueses têm o que merecem. Em vez de lutarem pelos seus direitos, entretêm-se todas as tardes em fóruns na TV para onde telefonam a queixar-se do professor que ganha demais, do médico que ganha demais, do não-sei-quê que ganha demais... Só estes cromos queixinhas é que ganham mal, apesar de alguns deles mal terem aprendido a ler e a escrever e mesmo assim conseguirem ganhar mais do que gente com cursos superiores. Mas mesmo assim acham que os licenciados é que ganham demais. Se esses borra-botas fossem mas era para o caralho...

Anónimo disse...

Falar é fácil,agir que é outra coisa,há tantos doutores em Portugal desempregados,por mais que reclamam continuam desempregados ou então a trabalharem em call centers ou nos supermercados.