quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Procrastinação


Procrastinação - é como a masturbação: no início até é bom, mas no fim apercebemo-nos que só nos f... a nós próprios.

Para mim a palavra do ano é procrastinação. Isso mesmo, pro-cras-ti-na-ção. Rola pela língua, é uma palavra linda. Este ano procrastinei bastante, senão vejamos: tenho dezenas de e-mails por responder, centenas de fotografias por tirar, resmas de livros por ler, trompas de música por ouvir, enfim, tudo procrastinado. Mesmo este post era para ser escrito há semanas. Sim, adivinharam. Procrastinei-o.

A procrastinação, que parece assim algo relacionado com a amputação parcial ou total dos orgãos genitais masculinos, é uma doença que se manifesta por um sintoma semelhante à preguiça, só que é superior à preguiça. Às vezes sabe bem procrastinar. Há coisas bastante procrastináveis, aquelas coisas que achamos chatas. Procrastinar é uma forma de dizer "estou-me a cagar", como quando procrastinava a gravação de discos àqueles gajos melgas e cravas do Liceu.

Deviamos adaptar mais a procrastinação ao nosso léxico, porque se repararmos bem, acontece a toda a hora no nosso dia-a-dia. Pensem que refrescante seria renovar, por exemplo, os nosso provérbios populares: "Quem procrastina, não atira pedras ao vizinho", ou "Mais vale um pássaro na mão que dois a procrastinar", ou "Quem muito procrastina pouco aprende", ou ainda "Quem vai procrastinar, perdeu o lugar".

Procrastinação é tão musical que devia ser feita música com tema. Ah, mas esperem, fizeram mesmo. Esta canção dos Fool's Garden é o que há de mais parecido. Talvez o Jorge Palma devesse chamar ao seu próximo trabalho "Procrastinação". Ficava-lhe bem no currículo.

Procrastinar pode ser a desculpa para tudo, e fica sempre bem. "Peço desculpa, mas procrastinei. Não foi de propósito". Mas não vou mais procrastinar o meu sono, uma vez que amanhã é dia 31 de Dezembro, e vou precisar de ir cantar as Janeiras. Amanhã vou tentar trazer notícias, música e coisas divertidas. Um abraço.

PS: Como devem ter reparado, ontem não houve blogue. A actualização foi procrastinada para hoje.

1 comentário:

Anónimo disse...

BOM ANO! Muito se aprende aqui.

AA