segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Presépio do IACM



Fui finalmente visitar o presépio do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM), e fiquei bastante desiludido. Não estava à espera de nada tão grandioso como o presépio da Sé, já aqui exibido, mas também não esperava que fosse tão pobrezinho. Começa com a fachada, muito psicodélica, muito "Macau Tower", com duas árvores de Natal metalizaas e pontiagudas, e ao lado das escadinhas estão uns papéis amarrotados enfiados debaixo da plataforma. Aquilo é suposto ser...neve? E depois os figurinos. Bem, estes são mesmo tão pequeninos que se o guarda do IACM se distrai, lá vai um turista mais malandreco levar o Menino Jesus no bolso. Os personagens não diferem muito do surrealista presépio padrão: Jesus e Maria loiros de olhos azuis, José com ar de coitadinho (pudera...), a vaquinha, o burrinho, as ovelhas. Mas como o IACM deve ser mais pobrezinho que a Diocese de Macau, aqui o Menino não tem caminha, e está deitadinho naquilo que parece um comum guardanapinho. No IACM só houve orçamento para um rei mago, que aparece com as mãos cheias de prendas. Provavelmente dos outros dois que não puderam vir. Finalmente, quem é aquele personagem à direita, loiro com uma ovelha ao pescoço? Deve ser o Rei David, de Israel, aqui ainda pastor, e deslocalizado mil anos no tempo. Sim, deve ser isso.

5 comentários:

Anónimo disse...

Mais valia deixarem de fazer presépios. Pelo menos ninguém criticava...

Anónimo disse...

Curioso, quando fiu ver, havia 3 reis magos.

Anónimo disse...

Então os outros dois já devem estar no bolso de alguém. Pelo menos tiveram coração e deixaram as prendas todas nas mãos do Rei Mago que ficou.

Anónimo disse...

Ainda agora lá passei e estão lá 3 reis magos e 3 camelos. Anda mentiroso o Leocardo.

Anónimo disse...

O ladrão dos reis magos é leitor do Bairro do Oriente e, depois de ler o post do Leocardo, ficou sensibilizado e pô-los de volta no sítio aonde pertencem.