segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Cheira cada vez mais mal


As autoridades encarregadas da crise dos reféns de Manila do último dia 23 de Agosto estavam ausentes do seu posto quando começaram os disparos. Oito turistas de Hong Kong morreram e sete ficaram feridos quando Rolando Mendonza sequestrou um autocarro com 21 residentes de Hong Kong de visita às Filipinas. O governo filipino abriu um inquérito depois das inúmeras queixas pela forma como decorreu a operação de resgate. Durante uma audiência na última sexta-feira, ficou-se a saber que o mayor de Manila, Alfredo Lim e o seu vice Isko Moreno, que encabeçavam a comissão encarregada de resolver a crise, estavam ausentes durante o tiroteio. Lim estava num restaurante de Manila com o chefe da polícia de Manila, o superintendente Rodolfo Magtibay, enquanto Moreno estava no café de um hotel ali perto. O mayor diz que "pensava que o sequestro ia durar toda a noite", e por isso foi jantar, uma vez que "não comia nada desde manhã". Moreno diz que foi beber um café porque se sentia "frustrado" com a forma como a polícia negociou com o sequestrador, mas que acompanhava o desenvolvimento da situação "pela televisão". "O que queriam que fizesse? Que fosse lá levar com as balas?", respondeu Moreno durante o inquérito. A secretária de justiça Leila de Lima, que conduz o inquérito, diz que a ausência dos dois responsáveis deixou a tomada de decisões à polícia. Além disso, Moreno diz ter demorado a obter uma carta de garantia para Mendoza de Merceditas Gutierrez, Ombudsman das Filipinas. Emilio Gonzalez, deputy-Ombudsman das Filipinas, é ainda acusado de tentar extorquir 150 mil pesos a Mondoza em troca de uma decisão favorável. Um caso que quanto mais se mexe, mais mal cheira.

7 comentários:

Anónimo disse...

é nestes sequestros que fazem sempre falta aquelas equipas treinadas pela CIA, tipo a al-Qaeda e 'cia lda.

com o devido respeito ás vítimas, claro.

Quanto ás palavras daquela corja na comissão de inquérito (fica sempre bem estas coisas para a TV, Boracais e Cebus bem precisam ), não sei o que comentar, estou enojada.


AA

Anónimo disse...

Filipinas: outro país de merda, apesar das belas praias e da simpatia de grande parte do seu povo.

Anónimo disse...

isso não é Portugal, colega das 16:27?

Anónimo disse...

Não, em Portugal há menos simpatia.

Anónimo disse...

não confundamos, o Tuguinha já sabe bem que tem de ser simpático para o turista... já não estamos em 1992...


e não é "mais mal", é "pior", Leocas....

Anónimo disse...

Palavras para que, e um pais do terceiro mundo.
Os episodios de "O irmao do raptor" e do "Motorista-estao todos mortos!" mostraram bem a mentalidade desfocada daquele pessoal.
Suponho que a partir desta tragedia, as policias do resto do mundo, se ainda tinham duvidas, deixaram de as ter em relacao a maneira como tratar estes individuos: mal possam, tiro nos cornos.

Anónimo disse...

Há pessoas que dizem que Filipinas é 1 país de merda bla bla bla,mas depois para onde que vão nas férias???Filipinas,pois claro