segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Beijinhos e Parabéns


1) O Hoje Macau comemorou ontem o seu 9º aniversário. Parece que ainda foi ontem, quando no dia 4 de Setembro de 2001, João Severino fazia capa da última edição do Macau Hoje com "Este jornal acabou", para no dia seguinte o Hoje Macau, qual fénix renascida, fazia capa com uma notícia sobre o Hotel Bela Vista, residência oficial do Cônsul-Geral de Portugal, que afinal "não é nosso" (o prazo da concessão acaba em 2049). Foram nove anos de muitas aventuras, naquele que é sem dúvida o melhor jornal em língua portuguesa do Oriente. Parabéns a todos que fazem e fizeram o Hoje Macau, e especialmente ao seu director Carlos Morais José, que tem sido a alma e o coração do projecto.

2) Desde que o diploma sobre o combate às pensões ilegais foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa, tem sido uma roda-viva, com fracções autónomas que providenciavam alojamento ilegal a serem fechadas praticamente todos os dias. A zona do Centro Internacional de Macau, perto do terminal de jetfoil, é a zona crítica onde se encontra a maioria destas tais pensões. Só não percebo porque foi necessária a aprovação de uma lei para resolver uma situação que já era só por si merecedora da intervenção das autoridades. Se as pensões, como o nome indica, eram ilegais, e lá se praticava prostituição e, segundo o deputado Ung Choi Kun, "homicídio", para quê esperar por uma lei para que as autoridades podessem intervir? Coisas de Macau.

3) Tem hoje início o Europeu de hóquei em patins em Wuppertal, na Alemanha, e Portugal faz a sua estreia às 3 da manhã (hora de Macau) contra a Itália, outra das crónicas candidatas. A selecção portuguesa procura conquistar um título que lhe foge há já 12 anos, e tentar acabar com o domínio da Espanha, que tem sido ruinoso para a modalidade, retirando-lhe muito do seu interesse. É importante que Portugal vença o Grupo B, onde para além da Itália, defronta ainda a equipa da casa, a Alemanha, e a Inglaterra, para poder encontrar a Espanha apenas na final. Vamos lá rapazes, que isto dos espanhóis ganharem sempre já começa a enjoar.

31 comentários:

Anónimo disse...

O jornal do Severino era um pouco como o telejornal da Manuela Moura Guedes. Atacava tudo e todos (como acontece aliás com o seu blog), de forma gratuita e sem a minima preocupação com as consequências.

Claro estava no seu direito e estaria tudo bem, sem problema nenhum, se o autor fosse capaz de provar minimamente as graves acusações que fazia.

Acontece é que quando os visados resolviam colocar o caso em tribunal, aí é que as coisas complicavam-se. Por fim, sem bases de defesa, foi assim condenado sucessivamente por difamação e atentado à honra, acabando por ter de abandonar (para não dizer "fugir") o território.

Eu não sou amigo nem conheço nenhum dos visados que o puzeram em tribunal, nem faço a minima ideia se os escandalos descritos no Macau Hoje quase diariamente tinham algum fundamento. Muitos provavelmente até eram verdadeiros.

Também sou 100% adepto da liberdade de imprensa.

Mas também conheço minimamente o código deontológico do jornalista para saber que acusações sem provas ou factos descritos mas sem qualquer comprovativo ou fundamento e com base no sensacionalismo, sem uma clara distinção entre o que é opinião e notícia não podem ser aceites numa sociedade civilizada.

A Moura Guedes sofreu as consequências disso, e o mesmo aconteceu com esse senhor.

Se tal fosse aceite, isto era Republica das bananas...

Anónimo disse...

Naqueles tempos o jornalismo sensacionalista é que vendia jornais em Macau, portanto era um "ver se te avias".

E como a comunidade portuguesa era pequena mas com muito poder, os leitores deliciavam-se com as constantes intrigas e escandalos de pessoas que todos conheciam.

Hoje em dia, embora ainda mais pequena, a comunidade já não tem grande peso nem influência política nem económica em Macau, portanto as coisas desceram à terra.

De qualquer forma, pessoalmente gosto muito mais do estilo profissional e de rigor do Carlos Morais José. E dou-lhe os meus parabéns pelo excelente trabalho à frente do Macau Hoje! Macau deve-lhe muito.

Anónimo disse...

No comentário anterior, enganei-me, quero dizer "Hoje Macau" e não "Macau Hoje".

Pedro Pinto disse...

Editorial do Carlos Morais José (hoje):

Não apontamos o dedo por apontar, nem criticamos por criticar, com juvenil e absurda ânsia de protagonismo. Tal como nos recusamos a ser uma publicação seguidista das posições oficiais, uma espécie de boletim oficial 2, sobretudo porque fazemos questão de estar sempre ao lado dos interesses do nosso
maior patrocinador: a população de Macau e a sua luta por uma sociedade mais equilibrada, onde a riqueza seja mais justamente distribuída e onde existam oportunidades para todos, independentemente da sua etnia,
ideias, hábitos ou comportamentos (...)

Há muitas pessoas que têm imenso a aprender com este senhor. Tanto do lado dos tais que gerem um jornal como se fosse um segundo boletim oficial, como do lado dos que o usam meramente como um meio poderoso para atacar tudo e todos de forma sensacionalista, sem qualquer respeito pela ética e rigor jornalístico.

VerucaSalt disse...

gostei muito destes comentários, é bom ver que (ainda) há gente com cabecinha por aqui

Kudos.


P.S. o dono do blogue, Leocardo, não poderia considerar filtrar um pouco o "nível" de alguns comentários por aqui?

cumprimentos

Anónimo disse...

Ao anonimo das 18:20

"Também sou 100% adepto da liberdade de imprensa", escreveu ele.

Deve ser deve cá um amigo da liberdade. Topa-se logo quem é o sapo. Só uma questão: é sensacionalismo e mentira quando um fulano requer um terreno para uma cooperativa de habitação para várias famílias desprotegidas e afinal constrói a sua vivenda particular?

Anónimo disse...

Falamos do tubarão branco, obviamente.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 20:37:

A liberdade de imprensa exige acima de tudo sentido de responsabilidade e ética, coisa que muitos pseudo-jornalistas nem devem saber o que é.

E coisa que o CMJ sem dúvida possui.

Liberdade de imprensa não é carta branca para arrotarem postas de pescada a seu bel prazer sem depois quererem arcar com as responsabilidades do que escreveram.

Não concorda?

Quanto a essa da vivenda, confesso que não percebi. Quer esclarecer?

Anónimo disse...

Essa da vivenda é coisa nova ou vem do tempos dos generais?

Parabéns ao Hoje Macau pelos nove aninhos de vida. E que faça muito mais.

AA

Anónimo disse...

Vê-se que os dois últimos comentadores sabem pouco de Macau.

Anónimo disse...

Então o amigo das 4:36 que sabe taaaaaanto sobre Macau, que tal esclarecer essa tal história da vivenda (assumo que seja disso que está a falar), para ver se com isso conseguimos todos ficar a conhecer maaaaaais sobre Macau.

Ou também é daqueles que apenas gostam de lançar fumo no ar mas quando é para explicar melhor, fogem logo com o rabo entre as pernas?

Estamos à espera da sua resposta....

Clarim nete disse...

Caro João Severino, porque não comenta neste blog com o seu nome e conta verdadeiros, sem medo, em vez de o fazer como anónimo?

Por acaso acha que não sabemos que é você quem anda a escrever aqui certos comentários?

Sabe como é que o apanho? É que é o único que chama sempre "sapo" ou "batráquio" quando se refere ao JRD haha. Se calhar devia mudar de vocabulário de vez em quando...

Anónimo disse...

Não deve ser o único. Há muita gente que o faz. Eu, por exemplo.

Anónimo disse...

ó ignorante do comentário anterior, você é que não deve ser de macau. caso contrário não pensava ter apanhado o severino com esse isco. Toda a gente chama batráquio ou sapo ao Rocha dinis, pá! até o póprio às vezes se engana e em frente ao espelho pergunta: espelho meu, espelho, há alguma loira mais bonita do que eu?
e engana-se porque queria dizer batráquio. e o que conta é a intenção.

Anónimo disse...

queria dizer "ignorante do comentário anterior" quando na altura não havia o primeiro das 10:34. o seu a seu dono

Anónimo disse...

Epá mas afinal o que é que aconteceu ao Severino?

Ainda me lembro dos tempos dele na Radio Macau e no Macau Hoje, mas depois envolveu-se em qualquer coisa que nunca entendi mto bem, e depois desapareceu mais depressa que um relampago.

Alguém pode clarificar?

E qual o endereço desse tal blog que ele escreve?

Cumprimentos

Anónimo disse...

Comentou a atacar o tubarão branco no seu jornal e levou com uma data de processos em tribunal. Como já não tinha dinheiro para pagar as indemnizações, fugiu para a Austrália e depois para Portugal.
A vivenda é a casa do tubarão branco na zona da Penha. Pediu o terreno para uma cooperativa de habitação e resolveu ficar com ele e construir lá a sua casa. Foi no tempo da velha senhora. Esclarecidos? Não? Então façam o vosso trabalho de casa.

Anónimo disse...

Começou em vez de comentou, quis dizer.

joãoeduardoseverino disse...

Caro Leocardo

Congratulo-me com o seu regresso à bloga. Há mais de um mês que não visitava o seu blogue.
Para os que não me conhecem apenas dizer que sempre dei a cara e, talvez por isso, paguei caro as injustiças.
Dizer a estes senhores que aqui comentam que nunca assino um comentário como anónimo e que a última década da minha vida tem sido tão dolorosa, possivelmente também por minha culpa, que ao recordar este tempo de sofrimento nunca escreveria uma linha, nem escreverei, contra os drs. Neto Valente e Rocha Dinis.

VerucaSalt disse...

Severino, esse clássico de Macau...
o Camelo das bossas, é o programa q tinha q me lembro qndo era garoto em Macau...

parece ser um pouco e-inexperiente, no entanto.

abraços respeitosos.

Anónimo disse...

grande severino cada vez tenho mais admiracao por si grande post de grande dignidade e frontalidade abraco-o com muita admiracao sou anonimo porque o meu nome nao interessa a ninguem quando um dia tiver consigo digo-lhe que fui o tal que muito o respeita porque voce ajudou muita gente aqui em macau que estao calados.

Anónimo disse...

Boa João. É preciso ser um grande homem para escrever este comentário.

Anónimo disse...

O senhor Severino pagou a factura por ser frontal demais e de mostrar os podres de Macau.Mas pronto este mundo é mesmo assim.A Moura Guedes sofreu consequencias sim mas recebeu 600 mil euros por ter sido despedida da Tvi.Assim vale a pena.

Anónimo disse...

Para o Severino escrever isto, deve estar mesmo desesperado. É pena, porque lhe fica mal. Costuma-se dizer que a última coisa que nos resta é a dignidade. Quando se escreve um comentário destes, já nem dignidade resta. É mau, muito mau.

Anónimo disse...

Se o Severino conseguisse provar que as acusações que fazia constantemente no seu jornal eram pura verdade, não tinha de ter medo nenhum de ser levado a tribunal pelos visados.

Mas se não tinha provas, então tinha de assumir as responsabilidades como qualquer outra pessoa.

Isto parece-me óbvio.

Anónimo disse...

anónimo 8 setembro 03:04

é precisamente ao contrário do que diz. a coragem do severino em vir escrever daquela forma só mostra que os homens têm grande dignidade quando são humildes e reconhecem os erros. voce só vomita ódio não é capaz de reconhecer o lado bom das pessoas.

Anónimo disse...

acusar sem provas é dizer a verdade???Assim qualquer 1 faz,eu tambem posso dizer que A,B e C são corruptos ou pedófilos mas provas não tenho,então estou a dizer a verdade???

Anónimo disse...

Anónimo 8 Set 20:42,

Mas você conhece-me de algum lado para dizer que só vomito ódio? E onde é que está o humilde reconhecimento dos erros quando o Severino diz que pagou "caro as injustiças"? Foi injustiçado ou errou? Em que ficamos?
E digo-lhe mais: alguns daqueles comentários a seguir são do próprio Severino. Fez coisas boas, mas era, em linguagem corrente, maluco. E quando se é maluco, convém ter provas suficientes para cometer maluquices contra certas pessoas.
Li muitos artigos do Severino contra o Neto Valente e aquilo não tinha ponta por onde se lhe pegasse. Fosse verdade ou não o que ele escrevia, sem provas não podia esperar outro resultado. Se tivesse escrito aquilo contra mim, também o teria processado.

Anónimo disse...

mai nada

Anónimo disse...

Leocardo que grande conclusao que se pode tirar quando voce fala do Severino temos logo comentarios que nunca mais acabam o hiomem é mesmo bom e digam o que disseram é mesmo popular passados mais de 10 anos de estar cá senão não tavam aqui a falar dele à brava.

Anónimo disse...

Lá está o Severino a se elogiar anonimamente. Você não aprende, homem.