1) Entraram em funcionamento os parquímetros para motociclos junto das Portas do Cerco, um modelo que será aplicado a outras zonas da cidade. Os motociclistas torcem o nariz à novidade, e não é para menos. De recordar que em Outubro de 2008 os motociclistas protestaram contra a entrada em vigor do Código da Estrada, e no mês passado voltaram a protestar, fazendo uma marcha lenta pelas ruas do território. Em causa está a falta de espaços para o estacionamento dos veículos, que à falta de melhor são "atirados" pelos passeios, becos, travessas, enfim, onde calha. Como resposta o Governo resolveu fazer os poucos parques existentes a "pagantes". Uma ideia revolucionária, que no entanto não é peregrina. Já existem em alguns silos lugares para os motociclos, que têm muito pouca procura. Lógico, uma vez que é muito mais fácil - e barato - deixar as motas atiradas por aí, no meio do caminho.
2) Ainda há barracas em Macau, e que pelos vistos dão...barraca. Um dos residentes das última barracas da Ilha Verde empoleirou-se no cimo de um prédio protestando contra o número e tamanho de moradias de habitação social atribuídas à sua família. Leong Iao Fai subiu ao topo do edifício do Instituto de Habitação, passou para um prédio ali ao lado, e só se cansou esta tarde. A sua família já saiu da barraca.
3) A Al-Qaeda ameaçou a China. Numa mensagem difundida ontem a organização terrorista lideada por Osama bin Laden apelou a todos os muçulmanos para se unirem contra o governo chinês, naquilo se que considera uma retaliação ao tratamento dado aos uigures de Xinjiang. Uma má notícia, visto que se trata de um inimigo invisível que é capaz dos actos mais hediondos. E nem Macau pode ser excluído do mapa do terrorismo islâmico, juntando este facto novo aos interesses americanos no território. Seria interessante contudo que a China participasse mais activamente na luta contra este inimigo, que já fez centenas de milhares de vítimas em várias partes do Globo. Que de um grande mal que esperamos que nunca venha a acontecer, pelo menos que saia isso de positivo.
2 comentários:
Eu advogo que se os cabeças-de-toalha comterem actos terroristas na China, esta deve dar mais um arraial de porrada nos uigures.
Quanto ao parquimetro para motos, acho muito bem e deviam ter pensado mais cedo, se os automoveis teem de pagar porque nao os motos, queixam falta de espaco para parcar, e os automoveis teem muito espaco? Se ha falta porque nao parcam nos silos como os automoveis. O que eles querem e de graca, tambem os donos dos automoveis ora essa! Entao nao deve ser igual para todos?
Quanto aos cabecas-de-toalha, o governo nao esta atento, cada vez ha mais empregadas domesticas de cabeca coberta, qualquer dia vem os maridos e os namorados a criar problemas, depois e tarde de mais.
Enviar um comentário