quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Frog


Se "smog" é um portmanteau entre "smoke" (fumo) e "fog" (nevoeiro), então "frog" é o anti-portmanteau que arranjei para frio e "smog".

Hoje foi o dia mais frio em Macau nos últmos meses. Os termómetros baixaram até aos 8 graus, e a população aproveitou a oportunidade para exibir a moda Inverno 2007/2008. Mesmo os menos abastados ou os menos ligados à moda não descuraram a saúde e vestiram hoje várias camadas de roupa. Fazia mesmo frio, não era brincadeira nenhuma.

Entretanto ficamos a saber que 2007 foi o mais poluído no Delta do Rio das Pérolas. O delta é conhecido pela "fábrica da China", a região que lidera a produção dos produtos exportados pelo império do meio. A emissão de resíduos poluentes pela indústria e pelos automóveis é responsável pela pobre qualidade do ar, e mesmo em Macau tivemos o ano passado 50 dias de "smog".

Esta poluição está na origem de "doenças respiratórias" e danos causados a outros orgãos, que nos próximos anos serão responsáveis por cerca de 600 mil mortes prematuras nas regiões urbanas da China. Os mais afectados serão como sempre as crianças e os idosos. Apesar dos esforços, a China falhou o objectivo de reduzir a emissão de gases poluentes em 2007 em dois por cento.

1 comentário:

Anónimo disse...

naO está bOm