sábado, 18 de janeiro de 2014

Longos dias têm 10 anos


Ufa...não me diguem que tenhe que esperar dez anos p'ra encontrar outro jogador com a merfelegia do Matixe...

Jorge Jesus, o sempre controverso treinador do Benfica, cometeu uma "gaffe" esta semana a propósito da transferência do médio sérvio Nemanja Matic para o Chelsea. O jogador já tinha passado pelo clube inglês entre 2009 e 2011, mas não foi feliz, e depois de duas épocas e meia no Benfica os encarnados devolvem-no à proveniência, e "arrecadam" pela "afinação" a soma de 25 milhões de euros - metade do valor da cláusula de rescisão, mesmo assim.

A saída de Matic para o Chelsea começou logo envolta em polémica; o presidente não gostou que o jogador tivesse ido a Inglaterra na terça-feira assinar pelos ingleses, sem dar cavaco ao Benfica, e diz-se "traído" por Matic. O atleta, essa, diz-se "contente por ir jogar num grande clube e num grande campeonato", a habitual ingratidão e desprezo que estes mercenários da bola demonstram nestas ocasiões, cuspindo no prato que comeram. Jorge Jesus, por seu lado, não poupou elogios ao médio, que considera "o melhor do mundo na sua posição", e quando lhe perguntaram se ia procurar um substituto na equipa "B" do Benfica, o treinador respondeu "Na formação para render o Matic? Só nascendo 10 vezes".

As declarações do treinador da equipa principal cairam mal nos jovens da formação do clube da Luz, e um deles, o júnior Filipe Nascimento, deixou um comentário na rede social Facebook onde se lia "Nasceremos mais 9 vezes se for preciso! Ninguém nos rouba o sonho de uma vida", e foi secundado pelo seu colega Bernardo Silva, da equipa "B": "É isso meu puto! A minha mãe já me disse que se for preciso me mata e ressuscita mais umas quantas vezes". Que dramático. O ambiente era de cortar à faca, e o treinador do Benfica "B" na época passada, Luís Norton de Matos, veio colocar alguma água na fervura, dizendo que "compreende as 'dores' de Jesus", pois não existe uma opção rotinada que substitua o sérvio.

Jorge Jesus esclareceu ontem o que quis dizer com os seus comentários de quarta-feira, dizendo que não tinha a intenção de menosprezar os jovens da formação, mas que as suas afirmações "estão inseridas num contexto". Prosseguiu dizendo que "Face às características que tem, é muito difícil encontrar ou formar um jogador como o Matic" referindo-se à sua "altura (1,96 metros) e morfologia", sendo "uma peça rara" que aparece "de dez em dez anos", mas que isso não significa que os jogadores da formação no cheguem lá um dia, quem sabe "daqui a 3 ou 4 anos" - basta comerem a papinha toda. Ahhh...então era isso que ele queria dizer com "nascer dez vezes": Matic é um jogador que aparece "de dez em dez anos". Faz todo o sentido portanto, só faltou ali o tradutor de bronco-português, que estava de folga nesse dia. Ai Jesus...como dizia o rei ali ao lado, "porque no te callas"?

Sem comentários: