terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Fermez la baise, bouffon


Michel Platini, que em tempos foi o melhor jogador francês de todos os tempos, até aparecer um magrebino de seu nome Zidane que ganhou tudo o que ele não ganhou, é presidente da UEFA. Não sei se foi por engano que foi eleito, com os votos de quem só conhecia o nome, o jogador que ganhou as três taças europeias pelos italianos da Juventus, o capitão da França que venceu o Euro 84 em casa. Foi com toda a certeza por engano que Platini aceitou o cargo, pois apesar da UEFA representar 54 associações de países diferentes, o senhor pensou que o "F" da sigla significava "França", e foi a correr com a "baguette" debaixo do braço ajudar "les enfants" a obter vantagens através da batota, do alto da sua arrogância de sapo.

Como se já não lhe bastasse anunciar a organização de um enésimo Campeonato da Europa em França em 2016, pela enésima vez, em deterimento da Turquia, que nunca organizou nenhum, ou orquestrar por debaixo dos panos as últimas (imerecidas) qualificações da França para os mundiais, o mimo deprimente atreve-se a blasfemar, e questionar a vitória do Deus Ronaldo na Bola de Ouro - recuso-me a chamá-la de "Ballon D'Or", que é como o tipo chama ao objecto que ganhou por três vezes, e com que coça o prurido no rabiosque com uma frequência diária. Platini é um exemplo do bronco que falava melhor com os pés do que com a boca.

Com tiques de espertalhão, Platini questiona a validade da Bola de Ouro atribuída a C. Ronaldo, que tem no dedo mindinho de um pé mais talento que ele no corpo inteiro. Diz que a vitória do CR7 na votação "dá muito jeito", oui oui, que aquilo é um golpe comercial e o camandro, ó, ó, e que nos andaram a aldrabar. Só lhe faltava puxar o olho com o indicador e dizer "a mim não me enganas tu", e que quem devia ganhar era o Ribery, que anda às compras com ele na pata que os Paris à procura do último modelo de saltos altos da Manolo Blahnik. Diz ainda que assim não vale, e que o "scarface" que paga por prostitutas menores de idade é que devia levar o falo franciú para casa, porque ganhou a Liga dos Campeões para casa e não sei quê - como se tivesse jogado sozinho contra todos, como o Astérix depois de tomar a poção mágica.

Fosse ele a mandar nisto tudo, e reza todos os dias à Nossa Senhora de Lourdes para que lá chegue um dia, e o Ribery ficava em primeiro, o Marcel Marceau em segundo, e o senhor de La Palisse em terceiro. Não entendo como é que este palerma não é demitido do seu cargo, e ninguém se cansa de o ouvir a falar sozinho sobre as virtudes do futebol francês, que ninguém vê sem ser alguns franceses que gostam de gajos de calções a cair em cima uns dos outros. É assim ó Platini: foste um grande jogador, sim senhor, mas o que devias estar a fazer era a vender chucrute, porque a malta já está farta de te aturar.

Sem comentários: