terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Arsenal não desarma em Inglaterra


Ficou concluída esta segunda-feira a 21ª jornada da Premier League, com a realização da partida entre o Aston Villa e o Arsenal. A ronda arrancou no Sábado, e o Chelsea de José Mourinho foi ao reduto do Hull City vencer por 2-0, somando assim o quarto triunfo consecutivo, saltando para o topo da tabela classificativa, pelo menos durante um dia. Os recém-promovidos do Hull no foram presa fácil, e os golos surgiriam apenas na segunda parte, através de Eden Hazard e Fernando Torres. Nos outros jogos de Sábado, destaque para a vitória do West Ham, que foi a Cardiff vencer por 2-0 em jogo de "aflitos", e que valeu aos londrinos sair da zona de despromoção, por troca com o seu adversário. Melhor ainda fez o Sunderland, que foi ao reduto do irregular Fulham golear por 4-1, passando a lantern-vermelha para o Crystal Palace, que perdeu no terreno do Tottenham por 2-0. Pelo mesmo resultado o Everton bateu o Norwich, segurando o quinto posto, enquanto o Southampton regressava às vitórias, batendo o West Bromwich por 1-0.


No Domingo entravam em campo três "grandes", os dois de Manchester e o Liverpool. O Manchester United, que atravessa a sua maior crise de resultados dos últimos 25 anos, interrompeu um ciclo de três derrotas consecutivas ao bater o Swansea City em Old Trafford por 2-0; Antonio Valencia aos 47 e Danny Welbeck aos 59 ajudaram a "desapertar" o nó da garganta de David Moyes. Os rivais do City, que entravam em campo com a possibilidade de assumir a liderança mesmo que provisoriamente, bateram em St. James Park o Newcastle também por duas bolas a zero (6 dos 10 jogos da ronda acabaram em 2-0), com golos de Edin Džeko aos 8 minutos, e Alvaro Negredo em cima dos 90. O City passava assim para a liderança com mais um ponto que o Chelsea, e era do primeiro lugar que aguardava o desfecho do Aston Villa-Arsenal no dia seguinte.


O futebol é a festa do golo, e houve festa rija no Brittania Stadium, em Stoke, onde a equipa da casa e o Liverpool fizeram a festa oito vezes - 3 para o Stoke City, 5 para os forasteiros. Ryan Shawcross inaugurou o marcador, mas na baliza errada, quando aos cinco minutos o defesa do Stoke dava vantagem ao Liverpool. Aos 32 o inevitável Luis Suarez fez o 2-0, mas o Stoke levantou-se do chão e chegou ao empate ainda antes do descanso, com golos de Peter Crouch aos 39 e Charlie Adam, mesmo em cima do intervalo. Na etapa complementar o Liverpool voltava a ter dois golos de vantagem, graças a um penalty de Steven Gerrard aos 51 minutos, e o "bis" de Suarez aos 71. O Stoke ainda reagiu, com um golo de Jonathan Walters a cinco minutos do fim, mas o Liverpool repôs a diferença dois minutos depois, por Dean Sturridge. O Liverpool regressava assim ao quarto lugar, a cinco pontos do City, quatro do Chelsea e três do Arsenal.


Era num pouco habitual 3º lugar para o seu desempenho esta época que o Arsenal entrou ontem à noite em no Villa Park, para defrontar um adversário que na primeira volta tinha vencido por 3-1 nos Emirates. A equipa de Wenger reagiu bem à dupla pressão e adiantou-se no marcador com dois golos de rajada no primeiro tempo, autoria Jack Wilshere, aos 34, e Olivier Giroud, no minuto seguinte. O melhor que o Aston Villa conseguiu foi redeuzir aos 76 minutos por Christian Benteke. Os "gunners" resgatam assim a liderança, com mais um ponto que o City e mais dois que o Chelsea, as três equipas que parece irem discutir entre elas o título este ano. Classificação dos dez primeiros:

1 Arsenal 21 48
2 Manchester City 21 47
3 Chelsea 21 46
4 Liverpool 21 42
5 Everton 21 41
6 Tottenham Hotspur 21 40
7 Manchester United 21 37
8 Newcastle United 21 33
9 Southampton 21 30
10 Hull City 21 23

Sem comentários: