sábado, 19 de fevereiro de 2011

Volta à China


PEQUIM - Foram reportados 203 acidentes com fogos de artifício desde 3 de Fevereiro, data do início do Ano do Coelho, até à última quinta-feira, data do Festival das Lanternas, quase o dobro do ano passado. O gabinete municipal encarregado da fiscalização dos fogos de artifício diz que 501 pessoas ficaram feridas nos incidentes, foram registadas duas mortes, e uma pessoa ficou permanentemente cega.

PEQUIM - Foi registada mais uma morte por gripe suína a semana passsada, elevando o total para cinco mortes este Inverno. O departamento de saúde municipal diz que já foram identificados 233 casos de gripe suína na capital desde o início de 2011.

LIAONING - O escritório de propaganda da Universidade Shihua de Liaoning emitiu um comunicado onde diz que a nova directora da escola de educação internacional, Wang Shengqi, é qualificada para a posição. A decisão de nomear Weng para directora foi criticado nos fórums de internet e em alguma imprensa pelo facto da jovem ter apenas 24 anos, quando a posição requer pelo menos nove anos de experiência em administração académica. Suspeita-se ainda que Wang seja filha de um presidente da câmara de uma das cidades da província. O escritório de propaganda não comentou a polémica, mas diz que Weng tem um mestrado em ciências da Universidade de Oxford, tirado em 2007. De recordar que Wang Shengqi tem, e repito, 24 anos.

JIANGXI - Um idoso de um centro em Guangfeng foi encontrado morto no seu quarto a 8 de Fevereiro. Até aqui tudo normal, mas o idoso já estava morto há três meses quando finalmente foram ver porque procrastinava tanto a sua saída. Chen Wenfen, o nome do idoso, vivia no centro há vários anos, e prezava muito a sua privacidade. Proibia os funcionários de entrarem no seu quarto, mesmo para limpar, e no final do ano passado mudou a fechadura e cobriu a janela. Foi visto pela última vez em 5 de Novembro. Na sequência do sucedido foram demitidos os gestores do centro e aberto um inquérito ao departamento de administração.

XANGAI - O Instituto de Planeamento Familiar de Xangai descobriu que metade dos jovens a quem fizeram um inquérito recebem spam de pornografia, ora através de e-mail, telemóvel ou chatrooms. A pesquisa realizada em 11 mil estudantes universitários concluíu que 900 mulheres entre os 19 e os 24 anos já fizeram pelo menos um aborto. Mais de 6% das mulheres e quase 8% dos homens dizem já ter sido vítimas de voyeurismo.

XANGAI - Uma empregada doméstica indonésia foi detida por 10 dias antes de ser deportada por ter sido encontrada a trabalhar em Xangai com o visto de permanência caducado há mais de um ano. Os estrangeiros estão proibidos por lei a fazer trabalho doméstico em todo o país. O seu empregador foi multado por ter contratado um estrangeiro. A situação foi denunciada por um vizinho.

GUANGZHOU - Indivíduos que violarem as regras de separação do lixo estarão sujeitos a multas de 50 yuan a partir de Abril. As sociedades comerciais estarão sujeitas a multas de 500 yuan por cada metro cúbico de lixo disposto irregularmente. Os oficiais dizem que no início deste programa, os cidadãos estão obrigados a separar o lixo "molhado" (o da cozinha ou casa-de-banho) e o lixo "seco" (do resto da casa), dispondo-os em sacos diferentes.

Sem comentários: