domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tropa de Elite 2: O inimigo agora é outro


Vi esta manhã o filme "Tropa de Elite 2: O inimigo agora é outro", do realizador José Padilha ("Ônibus 174", "Tropa de Elite"), e fiquei deveras impressionado. Nem sei como este filme não está na lista de candidatos ao Oscar em todas as categorias, tal é o retrato fiel do lado mais negro da podridão humana.

"Tropa de Elite 2" é muito melhor que o seu antecessor, "Tropa de Elite", de 2007, aos mais vários níveis. Em "Tropa de Elite" o enredo tratava da cumplicidade entre traficantes, polícias e população, de como os fins justificavam os meios, e tudo isso. No primeiro filme conhecemos o Coronel Roberto Nascimento, interpretado por Wagner Moura, que lhe valheu os mais diversos elogios.

Em "Tropa de Elite 2" temos o mesmo personagem a combater um inimigo muito mais poderoso: o polvo de interesses em volta do tráfico de droga e de armas que se extende da mais insignificante favela do Rio de Janeiro até aos gabinetes do planalto de Brasília. O filme diz que é uma obra fictícia, mas poderão haver coincidências com acontecimentos reais.

Eu não duvido. Aquilo que vemos nas notícias sobre as guerras de traficantes nas favelas é apenas a superfície de um problema muito mais grave. Ninguém se mata para se divertir, é claro que estamos a falar de milhões e milhões de dólares envolvidos. Desconheço o impacto que este filme teve na opinião pública brasileira, mas em muitos outros países lançaria uma onda de protestos e caos.

A grande diferença entre o cinema brasileiro, que consegue produzir filmes deste calibre, e o cinema português, que é uma merda, é a forma como os brasileiros conseguem dar aos filmes um toque de realismo. A primeira parte do filme leva-nos a Bangu 1, uma prisão onde estão detidos os criminosos mais perigosos do Rio de Janeiro, e à forma como os presos são sistematicamente executados ou mortos em brigas de gangues rivais. A interpretação de Seu Jorge no papel de Beirada, um traficante detido em Bangu 1, deu a entender que estávamos na presença de um filme de enorme qualidade no departamento do argumento e do desempenho dos actores.

Wagner Moura merecia um Oscar para melhor actor (mas muito melhor que Colin Firth ou James Franco) no papel de Coronel Nascimento, um homem mais duro que o Rambo, mas com sentimentos. No papel de mau da fita está Sandro Rocha, que entra na galeria de grandes vilões do cinema, e merecia um Oscar para melhor actor secundário. O seu Major Rocha, um PM corruptíssimo e sem escrúpulos mete medo. Ao nível de Jack Nicholson no seu melhor.

André Ramiro e Milhem Cortaz voltam no papel de capitão André Matias e Coronel Fábio Barbosa. Um negro, disciplinado e justo, o outro branco, covarde e corrupto. André Mattos aparece no papel de Fortunato, um obeso Deputado Estadual e apresentador de um programa de televisão sensacionalista. Não sei porquê, mas fez-me lembrar alguém conhecido, assim um misto de Paulo Rangel com professor Herrero.

Não vou contar partes do filme, mas para os adeptos dos tiros, execuções, violações, tripas de fora, etc, vão adorar. Sim, o filme é extremamente realista e violento, mas para quem não tem estômago fraco ou não é mariconço ou mulher, aguenta-se muito bem. Dou um rating de 9.1/10. Ao nível de grandes filmes do género, como "Goodfellas" ou "Cidade de Deus".

12 comentários:

Anónimo disse...

Posso perguntar onde viu o filme? Adorava ver este filme mas ainda não encontrei forma de adquiri-lo.

Obrigado!

Anónimo disse...

so fazer download. piratatuga.net

Anónimo disse...

www.piratatuga.net

Anónimo disse...

Vou ao Zhuhai, que pode ser que já lá esteja.

Anónimo disse...

onde é que orientaste o filme?

um filme que mostre isso tudo n se safa. Ou ataca à esquerda ou à direita. Se ataca os dois é inimigo comum e abafado pelos dois.

Anónimo disse...

Tropa de Elite é interessante. Mas nada que mereça um Õscar ou coisa semelhante e o actor principal não me parece particularmente ven "casted".

Anónimo disse...

Repito o comentário que saiu com erros de ortografia.
"Tropa de Elite" é interessente. Mas nada que mereça um Óscar, ou coisa semelhante. E o actor principal não me parece particularmente bem "casted". Uma imitação menor da indústria cinematográfica dos EUA. O "plot" é interessante, mas falta qualquer coisa. Em cinema há uma fronteira bem defenida: - O que se faz no âmbito americano e o que se faz no âmbito Europeu, nomeadamente francês, mas também inglês. O filme fica-se numa ponte "intermédia" nem é Hollywood nem os estúdios "spaghety" italianos. Não achei grande graça, embora reconheça que vale a pena vêr

Anónimo disse...

wagner Moura erro de casting?
mete os filmes de hollywood no cu do leocas.

Anónimo disse...

eu também já vi e concordo com o Leocas. é um filmaço, muito melhor - e era dificil - do que o primeiro.

quanto aos oscares, provavelmente ja nao estaria a tempo da lista, não sei.

Anónimo disse...

onde compraste o filme,
em Ayamonte?

Anónimo disse...

http://thepiratebay.org/torrent/6149632/Tropa_de_Elite_2_BDRip_XviD-ZMG

Anónimo disse...

Quem viu o tropa elite 1 não precisa de ver o tropa de elite 2 porque é mesma merda,violencia atras de violencia no brasil,qual é a piada disso?È tudo menos original.Eu gosto de ver filmes diferentes,mais originais e não repetidos com o mesmo tema do filme anterior.