domingo, 20 de fevereiro de 2011

O drama do Maotai


Uma das maiores preocupações da China nos últimos tempos tem sido o preço do Maotai, que está pela hora da morte. O Maotai (茅台, em cantonense pronuncia-se mou toi, caso esteja interessado em pedir uma garrafinha) é um licor destilado de uma planta granídea, o sorgo, e tira o seu nome da localidade de Maotai, na cidade de Renhuai, província de Guizhou.

Eu não percebo muito de vinho chinês, e devo ter bebido Maotai uma ou duas vezes na vida, mas se a malta gosta, compra e está mais caro, então é mau. Tudo porque a Kweichow Moutai, companhia que detém o monopólio da fabricação do Maotai original, aumentou o preço de fábrica em mais de 20%. Uma garrafa de Maotai de 375 ml do mais forte (53º) custa na China qualquer coisa como 1050 yuan.

Curiosamente ou talvez não, o Maotai é mais barato no estrangeiro. Nos Estados Unidos a mesma garrafa de Maotai de 53º custa apenas 83 dólares (550 yuan), ou seja, quase metade do preço na China Continental. Segundo Zhang Junsheng, professor da Universidade de Economia e Negócios de Pequim, "O Maotai está associado a um certo estatuto social, e tem uma procura elevada. O mesmo não acontece no ocidente".

A Kweichow Moutai lançou o produto mais barato no estrangeiro como uma estratégia comercial de internacionalização, mas quem mais compra o vinho são...os chineses da China. Muitos vão visitar familia nos Estados Unidos e no Canadá e voltam com litros de Maotai na bagagem. O Maotai é aparentemente como o vinho do Porto: quanto mais velho melhor. Em Dezembro último uma garrafa de Maotai produzida em 1958 foi leiloada por 1,4 milhões de yuan em Hangzhou.

5 comentários:

Anónimo disse...

Isso é uma garrafa de vinho ou detergente para a retrete???

Leocardo disse...

Pois, para si uma garrafa de vinho tem que ter um rolha de cortiça e dizer qualquer coisa como "Adega Cooperativa de Pegões", não? Bêbado...

Anónimo disse...

não, das 21:48, era uma garrafa de remédio abortante que a tua mãe ía usar para nos poupar a todos...
mas pelos vistos ou era placebo, ou estava fora de prazo...

Anónimo disse...

Anónimo das 21h52 que estranho,então para abortar era preciso uma garrafa de remédio assim tão grande??Podia ser mais discreto tipo capsulas para abortar ehehhe.Ou então ia naquele autocarro de macau que vai a clinica de zhuhai para fazer aborto e na volta ainda dava para comprar dvds piratas de filmes.Assim ninguém sabia de nada.

Anónimo disse...

Eu que não bebo estas merdas dos chineses,na china há tanta coisa falsificada,as tantas este vinho também é falsificado.