sábado, 21 de novembro de 2009

Volta à China


PEQUIM - A polícia prendeu um gangue de Taiwan responsável pela maior fraude telefónica de sempre na capital chinesa. Treze suspeitos de Taiwan entraram no continente nos últimos dois meses e operavam em Pequim, Sichuan e Guangdong. Os homens faziam-se passar por funcionários de telecomunicações e até por polícias, e conseguiram juntar mais de um milhão de yuan convencendo pessoas que estavam a recolher fundos para combater fraude financeira internacional.

PEQUIM - Um total de 831 pessoas morreram em incêndios durante os primeiros 10 meses do ano, uma redução de 26% em relação ao mesmo período de 2008. Outras 509 pessoas ficaram feridas nos 106.200 fogos na China continental, incluíndo em minas, florestas e instalações militares. Do total de mortes, 578 aconteceram em fogos residenciais.

SHANDONG - Seis pessoas morreram na quinta-feira quando um incêndio deflagrou num restaurante de ta-pin-lou em Jinan. Sete pessoas foram resgatadas, três delas com queimaduras ligeiras. A polícia está a investigar as causas do incêndio.

HUBEI - A polícia de Wuhan anunciou que desmantelou 10 associações de malfeitores e ainda 170 outros pequenos grupos de crime organizado, no âmbito de uma operação para combater as tríades. Cerca de 1700 indivíduos foram constituídos arguidos em mais de 200 casos de roubo, homicídio e posse ilegal de armas e narcóticos.

ZHEJIANG - Quinze toneladas de ácido hidroclorídico foram espalhados quando um camião se despistou perto de uma montanha em Wenzhou na quinta-feira. Os bombeiros dizem que o ácido entrou pela floresta dentro através da estrada, e estão agora a tentar dilui-lo com água. Não há notícias de mortos ou feridos.

ANHUI - Tempestades de neve derrubaram vários postes eléctricos, deixando 640 mil famílias sem electricidade em Anqing. Os postes bloquaram as estradas e muitas famílias rurais precisaram de usar óleo de sésamo para se iluminarem e aquecerem. As autoridades mobilizaram milhares de operários para resolver o problema.

HAINAN - Uma mulher que alega ser presidente do Concelho Municipal de Haikou recusou-se a pagar uma multa de 4 yuan por estacionamento indevido. A mulher estacionou durante mais de quatro horas à porta de um supermercado e usou a sua identificação para escapar da multa. Recusou-se ainda a retirar o seu veículo, que foi mais tarde rebocado pela polícia.

GUANGDONG - Cinco fiscais dos serviços municipais de Guangzhou foram atacados na quinta-feira por seis vendedores ambulantes com facas, tendo ficado dois deles feridos com alguma gravidade. Os fiscais foram cercados pelos homens que estariam a vingar-se por terem sido expulsos do mercado no centro da cidade. Os homens vinham seguindo os fiscais há vários dias.

GUANGDONG - Quatro sul-coreanos foram condenados por um tribunal de Guangzhou a pagar 120 mil yuan à família de uma jovem modelo encontrada morta à porta de casa. Os coreanos foram beber com a modelo, que terá consumido demasiado alcool. Depois deixaram-na à porta de casa, onde terá falecido. O tribunal deliberou que os homens são culpados de a ter deixado beber demais, e não se preocuparam com o seu estado.

CHONGQING - Bombeiros de elementos do Exército de Salvação destruíram um ninho de vespas usando lança-chamas. O ninho tinha 1,5 metros de diâmetro e estava a 30 metros de altura no cimo de uma árvore. As vespas mataram uma pessoa e feriram outras 30 em Xiaoyuan.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Leocardo,
Quando escreve "Outras 509 pessoas ficaram feridas nos 106,200 fogos na China continental" está a escrever português e a "vírgula nos números é colocada entre as unidades e os decimais, pelo que escreveu é pouco mais de 106. Conclusão: deve escrever 106.200

Leocardo disse...

Obrigado.

Paulo39 disse...

O mais correcto seria ainda 106200 ou então 106 200. Mas é só um preciosismo

Anónimo disse...

Por falar em preciosismos, aqui vai mais um: 106200 nunca foi correcto. 106 200 sim, ou 106.200.