terça-feira, 17 de novembro de 2009

Insultados na Bósnia


Portugal joga amanhã em Zenica, cidade a cerca de 70 km de Sarajevo, na Bósnia, a segunda mão do playoff de qualificação para o mundial da África do Sul. A selecção foi recebida com insultos e cuspidelas no aeroporto daquele país do leste europeu, uma situação que se lamenta. As autoridades bósnias também pecaram, tendo ficado indiferentes à animosidade que se criou à chegada da selecção lusa. Espera-se um ambiente duro e pesado amanhã em Zenica, subterfúgios usados por equipas que não têm na qualidade técnica o seu maior predicado. A Bósnia, como se sabe, não é um país. É uma terra de ninguém que ganhou a independência nessa grande Farinha Amparo que foi o fim da Jugoslávia, e depende da caridade internacional para continuar a existir. Isto até o dia ser integrada num daqueles "impérios" que subitamente se formam na região. A Herzegovina, por exemplo, é considerada parte da Croácia. Por um lado fico feliz que esta seja a última vez que jogamos com a Bósnia, pois não gostava de ver acontecer no meu país o que aconteceu ontem à noite em Sarajevo.

4 comentários:

El Comandante disse...

Esperemos que estes tristes acontecimentos contribuam para unir mais a equipa e que joguem como verdadeiros leões ao contrário do que tem acontecido

Anónimo disse...

Queriam ser recebidos com flores e beijinhos???

Leocardo disse...

Mas só pode ser com flores e beijinhos ou insultos e cuspidelas? Não há por aí um meio termo? Do tipo, a mesma forma como foram recebidos em Lisboa?

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Aquilo é ciganada que não presta para nada, só andam bem é em guerras. Cada rua quer ser um país, ou porque têm religiões diferentes ou porque não concordam com não sei o quê. Precisavam era de um novo Tito que pusesse ordem naquilo e dissesse que era tudo jugoslavo e acabava-se a conversa. E não me venham dizer que isto é subterfúgio de equipas sem qualidade. Alguém está a imaginar, por exemplo, os luxemburgueses ou os suíços a fazer o mesmo? São uns broncos arruaceiros, está tudo dito. Só espero que Portugal passe a porcaria da eliminatória. Primeiro, porque sou português e, por muito que o portugalzinho de socratezinhos de hoje não me interesse, quero que a selecção do país onde nasci ganhe; segundo, porque um país como a Bósnia não merece ter a sua selecção na prova mais prestigiada do futebol mundial.