domingo, 29 de novembro de 2009

Tempo de Piyaz


Tenho uma receita para um jantar leve, barato, exótico e com ingredientes que se podem encontrar facilmente em Macau. Vem da Turquia, e chama-se Piyaz. O Piyaz é um prato frio tipicamente mediterrânico, refrescante e vegetariano. Numa saladeira junta uma cebola roxa picada inteira, dois tomates médios cortados aos cubos e um ramo de coentros picados. Tempere a mistura com azeite (3/4 colheres de sopa), uma dedal de vinagre de cidra (ou vinagre de maçã), uma pitada de sal. Depois o truque: abra uma lata do seu feijão preferido (manteiga, branco, preto, frade ou simplesmente grão-de-bico), escorra, lave e junte à saladeira. Mexa e sirva logo. Se quer dar um pouco mais de proteína ao Piyaz, junte também dois ovos cozidos. É parecido com a nossa salada de atum (sem o atum), mas é muito mais leve, interessante e não deixa aquele sabor de cebola na boca. Bon appetit!

10 comentários:

Anónimo disse...

Boa ideia!

Cumprimentos

Anónimo disse...

Parece interessante, realmente. Mas será que a cebola roxa não deixa mesmo sabor na boca?

Leocardo disse...

Se quiser, não coma a cebola, mas esta é essencial para dar o sabor ao Piyaz.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Bem me parecia que estava a exagerar quando dizia que não deixava aquele sabor de cebola na boca. Afinal a solução é não comer a cebola. Se fizer o mesmo com a salada de atum, também não fica com o dito sabor.

Anónimo disse...

O Leocardo e a sua coerência intelectual. Até sobre uma simples salada o homem inventa. Foda-se...

Anónimo disse...

eu gosto especialmente é dos tomates cUrtados.

Anónimo disse...

O leocrado é assim, quando vê tomates pensa logo em CUrtá-los. O Rabeta!

Leocardo disse...

Garanto que a cebola roxa não deixam assim tanto sabor na boca que as cebolas normais. Falta de coerência? Por isso? Os senhores devem estar a ver-se ao espelho, concerteza. Quanto à questão do "curtado", já corrigida, eis-me aqui na presença de um parzinho que nunca se enganou.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

E continua: é com certeza e não "concerteza".

Ass. um do parzinho

Anónimo disse...

Oh caramelo, então vinagre de CIDRA ou de MAÇÃ, a treta não é mesma?