terça-feira, 24 de novembro de 2009

Renovação em stand-by


O futuro Chefe do Executivo Fernando Chui Sai On apresentou hoje a equipa que vai gerir os próximos cinco anos da RAEM. Poucas novidades, com a entrada de Cheong U, ex-comissário do CCAC para o cargo anteriormente ocupado por Chui, a secretaria para os assuntos sociais e cultura, o juíz desembargador Vasco Fong para o CCAC, e Ho Veng On, ex-chefe de gabinete de Edmund Ho para o Comissariado de Auditoria. Fátima Choi, até aqui detentora do cargo de auditora, deixa o cargo, e levanta especulações sobre a razão da sua saída.

A tão falada renovação da equipa que dirigiu os destinos da RAEM fica assim adiada. Desconhece-se se Chui Sai On vai resistir à mudança, e manter a mesma equipa durante os próximos cinco anos, mas vaticina-se que a renovação vá ser feita gradualmente. Entrarão caras novas sim, e muito provavelmente algumas das actuais secretarias serão mesmo desdobradas em mais, mas uma "vassourada" neste momento seria entendida como uma reacção ao caso Ao Man Long, que como se sabe, deixou o executivo à beira de um ataque de nervos.

A secretaria que será ocupada a partir do dia 20 por Cheong U será dividida em duas, e o actual director dos serviços de saúde, Lei Chin Ion, é o mais forte candidato a ocupar a pasta da saúde, uma das mais problemáticas nestes últimos 10 anos. Também a administração e justiça se deverão separar, ficando a justiça muito provavelmente a cargo do actual director da direcção dos assuntos de justiça, André Cheong. Muitos especulavam que isto viria a acontecer já em Dezembro, mas deverá realizar-se nos próprios dois anos. O próprio Chui Sai On deve reconhecer isto como uma inevitabilidade.

Quanto aos secretários que se mantêm no cargo - Florinda Chan, Cheong Kuoc Vá, Francis Tam e Lau Si Io - não se prevê que fiquem além dos cinco anos do mandato de Chui Sai On. Alguns deles terão mesmo o tempo suficiente para requerer a aposentação, e 20 anos no mesmo cargo é mesmo muito tempo. Por enquanto têm a enorme vantagem da experiência adquirida na última década para continuar a debelar os problemas das suas pastas. O caso de Lau Si Io será talvez uma excepção, uma vez que o engenheiro que substituíu Ao Man Long em 2007 poderá manter-se mais tempo no cargo.

A saída de Fátima Choi do Comissariado de Auditoria está envolta em polémica. Fátima Choi, funcionária do quadro da direcção de estatística e censos, terá desempenhado as funções de auditoria nos últimos dez anos com competência e alguma discrição, mas torna-se de repente no "elo mais fraco" do executivo. Há quem relacione a saída de Fátima Choi com o caso da auditoria aos Jogos da Ásia Oriental, ou ainda ao recente caso da direcção de serviços de finanças, que envolveu a directora em funções, um ex-director, e um jurista daqueles serviços. Personalidades do Direito do território criticaram a forma como o Comissariado de Auditoria lidou com a situação. Certamente um caso que ainda vai fazer correr muita tinta.

Quanto aos restantes cargos públicos de nomeada, mantêm-se os mesmos no cargo. José Proença Branco continua à frente dos Serviços de Polícia Unitários, Choi Lai Hang continua nos Serviços de Alfândega e Ho Chio Meng continua no cargo de procurador-geral da RAEM. Saida tudo aqui na reportagem da TDM.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vergonhoso os comentários do Sapo JRD no telejornal da TDM. só faltou baixar as calças!

Anónimo disse...

Não me digam que o sapo afinal é romeno... wahahahahaha