terça-feira, 24 de novembro de 2009

Morreu Samak Sundaravej


Morreu o ex-primeiro ministro tailandês Samak Sundaravej, eleito em 2007 depois do golpe militar que derrubou Thaksin Shinawatra. Samak, que acumulou o cargo com a pasta de ministro da defesa, era um conhecido chefe de cozinha que manteve um programa de televisão mesmo depois da sua eleição, o que levou o parlamento tailandês a decretar a inconstitucionalidade da situação, e que o levaria a ser substituído temporariamente por Somchai Wongsawat. Faleceu hoje em Bangkok aos 74 anos, de doença prolongada.

2 comentários:

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Conheci pessoalmente o Senhor Samak Sundaravej, quando ainda era Governador da cidade de Bangkok.
Adorava cozinhar, e um dia tive a felicidade de o Senhor Samak ter tido a amabilidade de cozinhar um prato de comida, bem tipica tailândesa e me tivesse servido.
Exerceu vários cargos políticos todos eles com imensa polémica à mistura, desde a compra de embarcações e viaturas para combate a incêndios, até à chamada de regresso ao país do ex-primeiro ministro Taksing.
Que o Lord Buda tenha a sua alma em descanso no reino dos céus.

Leocardo disse...

Sem dúvida que foi um dos dirigentes mais bem intencionados no comando dos destinos da Tailândia. Os últimos tempos têm sido desastrosos.

Obrigado pelo seu comentário e um abraço.