segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Dois anos de Bairro do Oriente


Passam hoje dois anos da criação do Bairro do Oriente, esse património mundial da humanidade em forma de letras todas juntas. Já agora gostava de dar os parabéns à dra. Susana Chou pela sua entrada na blogosfera, se bem que apenas em chinês, para se perceber melhor.

A ideia de criar um blogue surgiu por volta de 2002/2003, mas faltou tempo e iniciativa. Entretanto deixava nas páginas de Word alguns pensamentos e comentários sociais, alguns incluídos em “Leocardo” e no Bairro do Oriente, outros perdidos com uma mudança de PC, o que foi uma pena.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, trabalho sim, e depois tenho que ajudar os filhos com o trabalho de casa e com o jantar. O blogue fica sempre para “depois”, e isto à custa de erros de ortografia, textos menos bons ou ideias inacabadas. Ainda não me pagam para fazer todo o sentido.

Um blogue não precisa de ser uma obra de arte, se bem que algumas pessoas que têm blogues lidos por milhares diariamente pensam que têm “o dever” de dizer toda a verdade, mesmo que isso lhes custe processos em tribunal. Tudo porque pensam que são “melhores que jornalistas”, mas se fossem jornalistas percebiam que estavam a fazer disparates, perder tempo e ganhar cabelos brancos.

E quando se tem milhares de visitas (porque não custa nada, a pagar era outra história), é preciso que o blogue esteja apresentado como se fosse o manuscrito da “Declaration of Independence” norte-americana: casto e sem mácula.

Os blogues foram provavelmente a melhor criação desde a própria internet. Milhares de cabecinhas pensadoras começaram a partilhar as suas ansiedades com o resto do mundo, a sair do anonimato – ou quase todos, eu por exemplo estou muito bem assim.

Quem tinha o direito exclusivo à opinião ficou, obviamente, ralado com o assunto. Como é que alguém se atreve a falar com desrespeito a A, B e C, que estão de alguma forma ligados a D, E e F, que lhes pagam o salário? Falta “técnica de agachamento” ao pessoal da blogosfera. É isso que mais chateia, não é?

Em relação a alguns grupos de que me acusam de “atacar” (tailandeses, turcos, católicos, Agnes Lam, Christina Chan, alguns compatriotas, etc), gostava de deixar claro que tenho a minha opinião firmada, mas nunca desrespeitei fosse quem fosse.

Se algumas atitudes destes grupos são mal encaradas pela opinião pública, que culpa tenho eu de apenas comentar sobre elas? Não ando a drogar ninguém para concordar comigo, e respeito quem pensa de forma diferente.

Se há temas de que “não falo”, é por falta de conhecimento profundo do assunto, ou porque não me interessa especialmente. O que está à venda é o que está à mostra, e quem quiser falar de certos temas é livre de abrir um blogue para o efeito.

Apaguei alguns (muito poucos) comentários porque ultrapassavam os limites do bom gosto e continham calúnias que envolviam terceiros. Os autores desses comentários estão perfeitamente conscientes disso, e se me acusam de “censura”, estão a insultar quem contribui com opiniões válidas e conscientes. Nunca apaguei nenhum comentário pelo simples facto do seu autor não concordar com os meus pontos de vista.

Quem me acusa de "só falar mal" ou dar más notícias, indique-me em que país a maioria dos média não compõe os seus noticiários com notícias de desgraças, tragédias ou problemas? Ou melhor, digam-me lá que paraíso é esse onde vivem?

Tentei trazer aqui humor, música, notícias curiosas, actualidade, sempre com preferência pela região Ásia-Pacífico, futebol e pelo menos quatro ou cinco extensos artigos de opinião por semana, completamente da minha autoria. Publiquei fotografias e vídeos de eventos e locais do território, e só peço desculpa pela falta de qualidade – não tenho uma câmara profissional nem um “press card”.

O blogue registou perto de 180 mil visitas nestes dois anos, e este mês de Novembro bateu novamente o recorde: 10759 visitas, contra 10478 de Maio deste ano. Espero continuar a fazer parte do quotidianos dos leitores, e um grande bem haja a todos leitores e comentadores do Bairro do Oriente.

E especialmente aos que falam mal, pois também são parte da “família”, e agora estamos na quadra natalícia...

PS: Esta é a edição especial de aniversário. Estavam à espera do quê?

26 comentários:

Anónimo disse...

de gajas

Gotícula disse...

He he he! Muitos parabéns Leocardo! Bom trabalho e boa diversão! Bjs

Anónimo disse...

Eu só estava à espera que não fosse só futebol. Assim está bem, pronto.

Conceição disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
joãoeduardoseverino disse...

Parabéns, Leocardo. A dedicação à causa bloguista foi ilimitada. A promoção e divulgação de Macau merece honras e aplausos.
Abraço.

Anónimo da Taipa disse...

Para festejar o aniversario, o Leocardo podia disponibilizar os posts do velho blog "Leocardo"...

Anónimo disse...

Anónimo das 12:09. Gajas é aqui: http://chopsueymacau.blogspot.com/

Combustões disse...

Um grande blogue; logo, sucesso garantido. Muitos mais Leocardo.

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Leocardo,
Pela passagem do segundo aniversário do belo blog que é o Bairro do Oriente, lhe desejo os meus sinceros parabéns, com votos que continue nos deliciando com toda essa vasta informação que já nos habitou.
Admito em si a sua enerme paciência e calma.
Sinceros parabéns.
Um abraço amigo

Paulo39 disse...

Parabéns ao Bairro do Oriente, e que assim continue por vários anos.
Parabéns ao Leocardo por partilhar as suas visões e por ter paciência para manter o blog.

Pedro Coimbra disse...

Bloguemos mucho!!
Um abraço

Anónimo disse...

parabens

Anónimo disse...

parabéns ao leocardo por este site,já agora que tal mais artigos sobre gajas boas e menos futebol?comida,restaurantes macau e tudo que esteja relacionado com macau,noticias do estrangeiro é dispensável,como macaense a viver em Portugal gosto é de ler coisas sobre Macau.Cumprimentos

Anónimo disse...

Grande Leocardo, meus parabéns e continue por cá a dar á tecla.

AA

Unknown disse...

o leocardo deve actualizar o link do ponto final que não funciona faz tempo

Nuno Lima Bastos disse...

Os meus parabéns pelo aniversário e pelo empenho diário na actualização do blogue. É um esforço notável.

VICI disse...

Parabéns, caro Leocardo!

El Comandante disse...

Parabéns Leocardo

Anónimo disse...

Parabéns, Leocardo! Caralho, és o maior! Foda-se continua assim, man! És o maior!

Viva o Leocardo! Viva!
Viva o Leocardo! Viva!
Viva o Leocardo! Viva!
Viva o Leocardo! Viva Caralho!

Merda, exagerei nos vivas...

Anónimo disse...

O Leocardo é o meu ídolo.

Anónimo disse...

Não sou adepto da censura, nem pouco mais ou menos, e até acho piada a alguns comentários badalhocos. Afinal, rir é mesmo um bom remédio.
Parece-me, contudo, que há limites mínimos de linguagem que devem ser observados, sob pena de quem quer escrever coisas "sérias" deixar de aparecer aqui, para não se misturar com comentários brejeiros. Além do mais, já deu para perceber que, de há uns tempos para cá, apareceram dois ou três palhaços que decidiram dedicar o seu ócio a emporcalhar este blogue. É o caso do comentário das 5:45, que não deve ter lugar num blogue de referência como este, por muito aberto que seja.

Leocardo disse...

Obrigado a todos. Anónimo das 6:00 - perdoai-os, que não sabem o que fazem.

Abraço

Ludovico disse...

Parabéns ao Bairro do Oriente. É obra. Acima de tudo espero que continue plural e aberto, permitindo aceder a visões de Macau que, habitualmente, não se mostram em outros veiculos de opinião.

Pseudo-livreiro disse...

Parabéns! Que venham muitos mais.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Parabéns ao Bairro do Oriente e ao Leocardo! Espero que continue a celebrar muitos aniversários.

Maria

Anónimo disse...

Parabéns! És tão lindo, Leo. Continua assim.

O teu manel