quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Curiosidades sobre o mundial


- Portugal qualificou-se pela quinta vez para um mundial de futebol, e a terceira consecutiva. Portugal qualificou-se para todos os mundiais realizados este século (3), mais do que durante o século XX inteiro (2). A selecção portuguesa costuma ter mais sorte em mundiais na Europa, perto de casa. Na Inglaterra em 1966 e na Alemanha quarenta anos depois, chegou às meias-finais, enquanto que no México em 1986 e na Coreia do Sul em 2002 não passou da primeira fase. Pouca sorte também com treinadores portugueses; os brasileiros Otto Glória e Luiz Felipe Scolari comandaram com sucesso a selecção em 66 e 2006, enquanto José Torres e António Oliveira falharam em 86 e 2002. Tendências que se esperam inverter na África do Sul.

- O mundial da África do Sul será o primeiro em que participam cinco países anglófonos. Além da equipa da casa, estão também no primeiro mundial africano a Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos. O máximo de países que falam inglês era de quatro, número atingido em 1986 (Escócia, Inglaterra, Canadá, Irlanda do Norte), em 1990 (Escócia, Inglaterra, Rep. Irlanda, Estados Unidos), 1998 (Inglaterra, Escócia, África do Sul, Estados Unidos) e em 2002 (Estados Unidos, Inglaterra, Rep. Irlanda, África do Sul).

- É o primeiro mundial em que participam duas equipas da Oceânia (Austrália, que se qualificou na zona asiática, e Nova Zelândia). Os australianos qualificam-se pela terceira vez, segunda consecutiva, enquanto os neo-zelandeses fazem a sua primeira aparição desde 1982. É também a primeira vez que se qualificam as duas Coreias. A Coreia do Sul foi o primeiro país asiático a participar, em 1954, e tem-se qualificado sempre desde 1986. A Coreia do Norte participa pela segunda vez, depois de ter surpreendido em 1966 ao chegar aos quartos-de-final.

- A Eslováquia é o único país estreante em fases finais do mundial, o que vem a contrariar a tendência - cinco novos países qualificaram-se em 1998, quatro em 2002, e sete em 2006. Curiosamente a Eslováquia faz a sua estreia como país independente quatro anos depois da Rep. Checa, que falhou este ano a qualificação. A última vez que os dois países participaram juntos como Checoslováquia foi em 1990. A Sérvia entra sozinha pela primeira vez, depois de ter participado com o Montenegro em 2006, e como Jugoslávia várias vezes, sendo a última em 1998.

- Este é o mundial em que mais equipas africanas vão participar: seis. Além a África do Sul, equipa da casa, qualificaram-se ainda Argélia, Gana, Nigéria, Camarões e Costa do Marfim. Marfinenses e ganeses participam pela segunda vez consecutiva, enquanto Nigéria e Camarões regressam às fases finais depois de uma ausência em 2006. A Argélia regressa depois de ter participado apenas em 1982 e 1986.

- Vários países regressam depois de uma longa ausência. A Coreia do Norte faz a sua aparição 44 anos depois, Nova Zelândia e Honduras 28 anos, e a Argélia 24 anos.

- O Brasil continua a ser o único país a ter participado em todos os 19 mundiais. A Alemanha e a Itália participam pela 17ª vez, a Argentina pela 16ª vez, México 15ª vez, Inglaterra, França e Espanha 14ª vez. Curiosamente Portugal é o único país a fazer a 5 aparições em fases finais de campeonatos do mundo, atrás dos Camarões (seis vezes).

Sem comentários: