segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Chegaram as vacinas


Já chegou a Macau o primeiro lote de vacinas da Gripe A, e a vacinação começou esta manhã. A administração das primeiras 200 mil doses é prioritária para o pessoal de saúde, elementos do corpo de bombeiros e outro pessoal de prestação de serviços fundamentais, portadores de doenças crónicas, grávidas, bebés e alunos de escolas primárias e secundárias. As restantes 700 mil doses, que estarão ao dispor do resto da população que a queira tomar, chegará apenas em Janeiro. De acordo com os Serviços de Saúde, a vacina é segura, sendo que não é recomendada apenas pessoas com certos tipos de alergias e bebés com idade inferior a seis meses. As mulheres grávidas devem ser vacinadas, uma vez que os riscos de contrair a Gripe A são maiores do que eventuais efeitos da vacina. Se pertence a um dos grupos prioritários, vacine-se já, e ignore toda a informação e contra-informação que tem andado por aí a circular, normalmente veiculada por gente que não tem mais que fazer. Com a saúde não se brinca.

PS: No seu editorial de hoje, o director do JTM José Rocha Dinis defende que os jornalistas "são um grupo de risco" por "estarem na primeira linha" dos contactos directos com a população. Com todo o respeito pelo sr. director do JTM em particular e pelos jornalistas em geral, mas por essa lógica toda a gente que não passa o dia trancada em casa é "grupo de risco".

15 comentários:

Anónimo disse...

Ui...o que é que o RD andou a fumar?

Anónimo disse...

Suponho que quando se refere a "gente que não tem mais que fazer", se esteja a referir ao gigantesco clube Bildenberg e aos interesses que há por trás disto tudo. Vão tomar alegremente a vacina, se quiserem. Eu prefiro deixar a natureza seguir o seu curso a servir de cobaia a interesses obscuros, onde mais uma vez há imprensa envolvida, que não veicula toda a informação (por exemplo, que há muitos médicos que optam por não ser vacinados). Uma virtude esta vacina tem: devia figurar no livro Guinness de recordes como a vacina mais rápida que alguma vez foi fabricada (quase que surgia antes da doença). O Rocha Dinis que não se preocupe, que pode levar duas vacinas: a dele e a minha.

Anónimo disse...

O sapo do JRD no seu melhor os jornalistas grupo de risco é para rir, o tipo continua a tripar

Anónimo disse...

este grande idiota deste rocha dinis só põe o riso geral sobre a classe.

Pedro Matos disse...

Eu não gosto de ser rude para esse sujeito que até tem contribuído muito para a continuação da língua Portuguesa em Macau.

Mas às vezes os disparates que saem da sua cabecinha são de bradar aos céus.

Anónimo disse...

A lógica desse senhor é que supostamente os jornalistas estão "na linha da frente dos contactos directos com a generalidade da população".

Ora a minha pergunta ao Exmo. senhor é a seguinte, então e os caixas de supermercado? e os bancários? e os croupiers dos casinos? e os empregados de mesa dos restaurantes? e os vendedores do mercado? e os empregados das lojas? e os merceeiros? e os condutores dos taxis? e dos autocarros? etc etc

Não estão também em contacto com a "generalidade da população"???

Não sei o que quer dizer com isso da "linha da frente", mas tenho a certeza que um condutor de autocarro ou um caixa de supermercado tem muitos mais contactos diários (e de perto) com a população do que o senhor jornalista.

Sabe o que é que está na linha da frente?

A sua ideia dos jornalistas serem considerados "grupo de risco"! Isso sim está na linha da frente para ir directamente para o caixote do lixo!

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado Amigo Leocardo, cá estou de novo, ontem no hospital vi a cena das vacinas, como referi num extenso artigo que publiquei no meu blog, faz já algum tempo, sou da mesma opinião que alguns médicos e me recuso a tomar a dita vacina.
Os Serviços de Saúde de Macau dizem ser segura esta vacina, mas pelo que se pode concluir na America e na Europa, muitas pessoas, após ter levado este mesmo tipo de vacina, tiveram probelmas e foram-se.
As senhoras gravidas em Portugal que perderam os seus fetos ainda não está bem esclarecido o porquê, só se sabe que após uma semana de terem tomado a vacina o facto aconteceu.
As más notícias ficam na gaveta e os laboratórios com as massas no bolso.
Um abraço amigo sem vacina.
Já dizia o meu compadre que tinha levado as mesmas vacinas do que eu no exercito, e ainda mais.
Ao lhe perguntar se tinha levado a vacina da Esgana disse logo que essa foi dada na omoplata e que lhe doeu imenso rsrsrsr.
Moral da história as pessoas espertas mudam via latas com a essa vacina e a que hoje é dada é uma incógnita.

Anónimo disse...

Será que, quando JRD disse que os jornalistas eram um dos maiores grupos de risco por causa do contacto estreito com a população, não estaria a pensar nas putas?

Anónimo disse...

Será que este comentador não pode opinar sem descer constantemente o nível da conversa?

Anónimo disse...

Então? Não se fala dos ausentes. E aproveito para dizer que o Dinis não é sapo (batráquio) nenhum! Quanto menos, é um mamífero! lol

Anónimo disse...

Pronto, para não chocar ninguém retiro a palavra "putas" e substituo-a por "prostitutas". Essas sim, são um grupo de risco. Ninguém tem um contacto mais íntimo com a população do que elas e, no entanto, não são reconhecidas como grupo de risco. Daí que ache que JRD só se possa ter referido a elas, mas enganou-se e escreveu "jornalistas". Não consigo encontrar outra explicação.

Anónimo disse...

Bem, há jornalistas que são umas autenticas putas da sociedade!

Anónimo disse...

Então agora ninguém fica indignado? Vá lá, anónimo das 3.51, faça como eu: retire a palavra "putas" e substitua-a por "prostitutas".

Anónimo disse...

Foda-se anonimo das 12h13, as putas nao sao prostitutas? qual é o problema?

Anónimo disse...

O problema não é nenhum. Mas é só para o comentador das 12:07 não ter de vir cá outra vez dizer que estamos sempre a descer o nível da conversa.