terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Pescando em terra


Tive finalmente oportunidade de visitar a Loja das Conservas, situada na Travessa do Aterro Novo. Onde é que essa trampa fica? É uma via que liga a Av. Almeida Ribeiro à Rua da Felicidade pela Rua dos Mercadores, e para encontrá-la basta atravessar em frente ao Banco Tai Fung, situada na primeira, e seguir sempre a direito pela terceira a caminho da segunda, e antes de lá chegarem encontram a loja à vossa esquerda. Ainda não? Ok, é assim:


Pronto, melhor que isto é difícil. E o que se pode encontrar na Loja das Conservas? Sim, conservas, pois...de peixe, sim, mas...


A quantidade e a variedade são o que mais surpreendem ao entrar-se na loja, e para quem não gosta de Atum General nem de Sardinha Almirante...


Tem a Luças, e outras marcas muito castiças, algo "vintage", até. E prepare-se para encontrar quase todos os frutos do mar, pois além dos clássicos "atum e sardinhas em azeite de oliveira" (uma preciosidade, isto), tem também à sua disposição o polvo (que é como se sabe "quem mais ordenha"), a chaputa (vá lá, não sejam malandrecos), a cavala, a enguia, paté (leia-se peles, espinhas e barrigas moídas) e até as crianças dos peixarocos - as ovas. Uma delícia, adoro ovas! 


Se ficar com vontade de "comer aquilo e já", em primeiro lugar acalme-se, recomponha-se, lembre-se que já é um adulto (e isto aplica-se também às crianças, vá lá, sejam bonzinhos), e vá até à entrada petiscar de borla. Não espere é encontrar aquilo que pretende provar antes de levar, mas com um bocadinho de sorte, quem sabe?


Se depois ficar com sede, "é pedir um favaíto" - que tal, ah? Se for conduzir, ou preferir dar em casa o tempo de refrigeração devido ao moscatel de Favaios antes de o consumir, pode optar por um Sumol, um Compal, ou outra mariquice dessas. 

E vale mesmo a pena lá ir, pois até nem é assim muito caro. Claro que é preciso ter em conta o bilhete de avião que as conservas e etcetera pagaram para chegar aqui até nós, que nos comovemos com estas coisas lá da terrinha, mesmo que enlatadas.  Mas por mim, fica aprovado! 


Sem comentários: