sábado, 4 de fevereiro de 2017

David Kong em estreia absoluta no Sp. Braga


David Kong Cardoso tornou-se o segundo futebolista nascido em Macau a jogar nos campeonatos profissionais em Portugal, depois de Augusto Rocha. O atleta formado no Benfica de Macau na altura às ordens do seu pai Rui Cardoso fez os 90 minutos do jogo do último Sábado da equipa "B" do Sp. Braga na Cova da Piedade, a contar par a 24ª jornada da II Liga, partida que terminou empatada a uma bola. Recorde-se que foi com os piedenses que David conquistou na época passada o seu segundo título de campeão do terceiro escalão, repetindo o feito alcançado em 2014/15 com o Mafra. David alinhou na posição de médio defensivo, num meio campo bracarense onde teve a companhia do talentoso jovem (19 anos) Bruno Jordão (ex-U. Leiria), e ainda de Bruno Xadas, o artilheiro da equipa (8 golos). Depois de alguns meses a tentar impor-se na equipa minhota, David Kong teve finalmente a oportunidade que espreitava (e merecia), e aqui deste lado, em Macau, ficamos à espera que esta seja finalmente a partida para uma grande carreira no futebol português. Força David! 

A tempo: o leitor Ricardo Borges, a quem desde já agradeço, fez o levantamento de mais jogadores oriundos de Macau que alinharam no futebol português na condição de profissionais:

Caro Leocardo. Não deixo de felicitar o David Kong pelo feito fantastico de se estrear pelo Sp. Braga mas tenho de deixar o reparo que a informação que tem é incorrecta. Vejamos:
Na mesma altura do Sporting de Augusto Rocha, também la jogava outro macaense, Joaquim Pacheco.
http://www.zerozero.pt/player.php?id=97167
Na decada de 80 havia outro jogador nascido em Macau, de seu nome futebolistico, Marinho, que jogou no Sp. Braga e Sporting lisboeta.
http://www.zerozero.pt/player.php?id=20146
Mais recentemente jogou no 2o escalao portugues o jogador Gui, também ele nascido em Macau. Esteve por ca no Benfica de Macau mas parece que a coisa não correu la muito bem e em poucos meses fez a mala de novo para regressar a Portugal.
http://www.zerozero.pt/player_results.php?id=275962...


Como a verdade é o único compromisso que tenho com este espaço, fica aqui a correcção. Obrigado mais uma vez ao Ricardo.



Sem comentários: