quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Bloqueados por Maria Vieira


Já falei nisto no outro dia, mas penso que chegou a hora de elaborar mais sobre o tema. O grupo do Facebook Bloqueados por Maria Vieira (clique no título para aceder, e clique em "join group" para aderir se estiver interessad@) surgiu na sequência da recente polémica entre as actrizes Ana Bola e Maria Vieira, depois da primeira ter afirmado que "não reconhecia" a sua colega de mais de 30 anos nos textos que partilha quase diariamente na sua página daquela rede social, sugerido que é "outra pessoa" que escreve. Ora bem, Ana Bola não é a única a partilhar desta opinião, pois outras celebridades do mundo do espectáculo que trabalharam de perto e conhecem Maria Vieira têm sérias dúvidas sobre a autoria da sua página do FB, que como aqueles que me seguem há algum tempo devem saber, tenho denunciado frequentemente aqui no Bairro do Oriente. Concorde-se ou não com o que vem expresso naquela página - e eu considero tudo aquilo atroz, insalubre e patético - qualquer pessoa que vem seguindo a carreira da actriz que o público português aprendeu a estimar ao longo da sua já longa carreira na TV, cinema e teatro tem dificuldade em associar o conteúdo com a imagem de Maria Vieira. E há ainda mais isto, com que deparei há uns dias:


Claro que quem partilha da ideologia fascista de extrema-direita expressa nas entradas da Maria Vieira na sua página vai logo dizer: "E o que é que tem, ela gostar de AC/DC, Metallica, Joy Division ou Pink Floyd?". Entende-se, mesmo que não se aceite, pois a táctica desta gentinha é mesmo essa: atirar areia para os olhos de todos, assumindo (erradamente) que o mundo inteiro ficou subitamente acometido de alzheimer, ou demente. É lógico que este gosto musical não é o de Maria Vieira, nem de longe, nem de perto. E não é tudo, pois há vários outros indícios que levantam sérias suspeitas de se tratar de uma "mãozinha marota", citando uma das páginas da imprensa cor-de-rosa que abordou o assunto, e que são partilhados nesta página inaugurada por pessoas que foram "bloqueados pela Maria Vieira" - vou adiantando desde já que não fui um dos fundadores. Voltemos então ao grupo em questão.


Estes são alguns dos membros do Bloqueados por Maria Vieira, pessoas que emitiram opiniões divergentes daquelas expressas na página que leva o nome da actriz, onde é habitual assistir à própria bater-se por valores como a liberdade de expressão, ou a democracia. Ironia das ironias. Ou então basta não fazer nada; suspeita-se que o autor (sim, AUTOR) da página faz um escrutínio, entre conhecidos, personalidades do mundo do espectáculo e os seus amigos ou seguidores, de modo a detectar quem pode aparecer pela sua página e emitir uma opinião "incómoda" - ou fazer uma revelação bombástica. Omiti os autores daqueles comentários acima, mas se optarem por aderir ao grupo, garanto que vão ter uma grande surpresa. Uma não, várias!

Nunca tive nenhuma motivação de ordem pessoal para denunciar os textos da página da Maria Vieira, de quem sempre tive a mesma opinião da maior parte dos portugueses que seguiram a sua carreira: uma criatura afável, patusca, divertida, enfim, fácil de se gostar. O que me revoltou da primeira vez que deparei com aquele autêntico Carnaval de ressabiamento, ódio e negrume, onde se dispara contra tudo e contra todos que não alinhem na bitola fascista ali expressa, foi o facto de existir uma forte possibilidade de haver alguém a aproveitar-se do estatuto de celebridade de Maria Vieira para fazer passar as suas opiniões - nada recomendáveis, insisto. A página de Maria Vieira tem 8 mil seguidores, a maior parte deles inicialmente levados até ela pela mesma estima que o português médio tem pela sua pessoa, independentemente daquilo que ela pensa (?). A página Bloqueados por Maria Vieira não pretende ser a oposição a essas ideologias, mas antes um lugar onde é possível perceber que há muita gente que está a ser enganada, e em muitos casos se vê impelida a anuir com o conteúdo da página da actriz, ora porque sempre gostou dela, ora porque (e isto já ficou demonstrado) teme ser...bloqueado pela Maria Vieira.

Quem quiser saber mais, junte-se à página Bloqueados pela Maria Vieira, ou não, caso o assunto não lhe diga respeito, ou não lhe interesse. Quem preferir alinhar por teorias da conspiração parvas, ou se revê nas opiniões expressas NÃO pela Maria Vieira na sua página, paciência, e também não o queremos por lá. Se tem mesmo estima pela pessoa da Maria Vieira, a actriz, deixe-me que lhe diga isto: o problema é mais sério do que aparenta. Quanto a "processos judiciais" e outras macacadas, volto a repetir pela enésima vez: só existe difamação quanto os factos imputados são FALSOS. Não me façam rir. Tenho esperança que um dia este grupo deixe de fazer sentido, pois é sinal que a VERDADE saiu triunfante. 

1 comentário:

isa loureiro disse...

Maria Vieira sempre me fez rir com suas paródias junto com Herman José e Ana Bola. E parece que no mundo das redes, também 😂😂😂😂😂😂😂