segunda-feira, 17 de março de 2014

Os sons dos 80: Alison Moyet


Alison Moyet nasceu em 1961 na pequena cidade de Billericay, no condado inglês de Essex, filha de mãe inglesa e pai francês - daí o seu apelido "not very british". Na adolescência esteve empregada numa loja de afinação de pianos, e envolveu-se em pequenas projectos na área do "punk-rock" em finais dos anos 70. Em 1982, aos 21 anos, formou com Vince Clarke os Yazoo, que gravariam dois álbums e terminariam no ano seguinte. Clarke viria a formar os Erasure com Andy Bell, enquanto Moyet partia para uma carreira a solo que teve o seu apogeu na década de 80. Senhora de uma grande voz, com um alcance invejável, é talvez um dos números mais menosprezados da sua era. Olhemos então para a carreira da grande Alison Moyet.


Nos Yazoo, tanto Vince Clark como Alison Moyet partilhavam dos créditos na escrita e composição dos temas. Em 1982 sai o álbum de estreia, "Upstair's at Eric's", que foi nº 2 no Reino Unido e entrou ainda na tabela do top-100 da Billboard. O single "Only You", escrito por Clarke, não teve grande impacto na versão dos Yazoo, mas no ano seguinte a versão "a capela" dos Flying Pickets foi single nº 1 de Natal no Reino Unido. No ano seguinte sai o segundo o último registo dos Yazoo, "You And Me Both", que foi nº 1 da tabela de LPs do Reino Unido, enquanto este "Nobody's Diary", assinado pela própria Allison, foi nº 3 nos singles.


Dissolvidos os Yazoo, Alison Moyet inicia uma carreira a solo, e logo no ano de 1984 sai "Alf", um título inspirado no nome pelo qual a cantora era conhecida na era do "punk". O disco, esse, tem pouco ou nada de "punk", pautando-se pelos temas ligeiros, embalados pela magnífica voz de Moyet. O álbum foi nº 1 no Reino Unido, provando que o impacto que os Yazoo tiveram não foi ligeiro, e este single "All Cried Out" - nº 8 na tabela de singles - é um dos melhores exemplos da grande voz e interpretação de Moyet. Por esta altura a artista já tinha ganho uns quilinhos a mais, ela que sempre foi rechonchudinha.


Em 1985 Alison Moyet lança este single, "That Ole Devil Called Love", que tinha ficado de fora do alinhamento de "Alf". Um original de Billie Holiday, uma das inspirações da cantora, numa nota jazzística que dá asas ao seu alcance vocal. O tema é ainda suportado por um video interessante (pelo menos para a época...), mas não teve relevância nos "charts".


Em 1987 sai "Raindancing", o primeiro disco de originais em 3 anos. O primeiro single é este "Is This Love?", nº 3 no Reino Unido, enquanto o álbum chegou a nº 2. "Raindancing" inclui ainda outros clássicos de Moyet, como "Weak in the Presence of Beauty", "Ordinary Girl" ou "Sleep Like Breathing". Seguiu-se o albúm "Hoodoo", em 1991, e mais quatro de originais até "The Minutes", no ano passado. Alison Moyet teve o mérito de colocar todos os seus álbums - os sete de originais e mais as três compilações no top-30 do Reino Unido.

Sem comentários: