sábado, 8 de março de 2014

Não (carne)vales nada


Olá, pessoal! Sabiam que estamos na Quaresma? Ah? E sabiam que na terça-feira foi Carnaval? E mais, coincidência das coincidências, a "terça-feira de Carnaval" este ano caíu numa...terça-feira! Coincidênia fascinante...E a propósito, gostam do Carnaval? Eu adoro, pois afinal a vida são dois dias, e o Carnaval são...três! Aposto que não conheciam esta excelente piada. E já agora peço desculpa pelo uso e abuso dos três pontos, mas quando se divulga informação tão interessante quanto esta, é preciso deixar no ar um pouquinho de "suspense", apesar da continuação do texto vir logo a seguir dos três diminutos pontos. Não é o mesmo que espreitar pelo buraco da fechadura, tenho que admitir.

E para mim este é mesmo um dia especial. É que depois de terça-feira de Carnaval chega a quarta-feira de Cinzas, ou seja, a entrada na Quaresma, e olhem, nunca é demais referir que estamos na Quaresma, caso ainda não tenham dado por isso. Aliás reparem que o Carnaval chama-se também Entrudo precisamente porque marca a entrada na Quaresma. Só ainda não entendeu isto quem não tem dois dedos de testa, pois o nome diz tudo: Entrudo e Quaresma são palavras praticamente homógrafas. Ambas têm um "r", uhh...e um "e". Pois. O mais fascinante é que "quaresma" significa "período de quarenta dias", e entre a terça-feira de Carnaval e o Domingo de Páscoa separam-nos 40 dias! Sabiam disto? A sério, vão ao calendário e verifiquem, usem o indicador para contar os dias em voz alta e vejam lá se não dá quarenta. Se der a menos ou a mais, têm o calendário avariado.

E o que sabe deste misterioso feriado que é o Carnaval? Começemos pela parte mística da coisa: a sua origem remonta a séculos antes do início da era cristã, como forma de agradecer aos deuses pela fertilidade do solo - pode-se dizer que os antigos celebravam um proto-Carnaval, como quem diz: "obrigadinho pela queca com que engravidaram o solo, ó deuses". Já no século VI d.C. a Igreja Católica adoptou o Carnaval, e durante a idade média assumiu as celebrações, e conferiu-lhe um novo significado: a preparação para um longo período de jejum, a Quaresma. Os que sobreviviam a esses 40 dias de jejum (normalmente ao fim de dez dias ou duas semanas cediam à fome e à desidratação; eram tão fraquinhos...) chegavam à Páscoa. Portanto Carnaval, do latim carne, que por incrível que pareça, significa "carne", e vale que quer dizer "adeus", e a juntar a isto tudo o Entrudo, ou introitu, quer dizer "adeus carne que eu vou partir". Já agora, foram à missa de Carnaval deste ano? Não? Mau, mau, seus católicos marotos.

O Carnaval foi como a Peste Negra: estendeu-se por toda a Europa, e na Itália e na França ocorria (depois deixaram-se disso) em forma de desfiles urbanos (desfiles na rua, portanto, o que é algo de muito raro), onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias - coisas completamente distintas e sem qualquer relação, portanto. Em Portugal temos uma grande tradição carnavalesca, que evoluíu ao longo dos tempos. E continua a evoluir, porque não, e qualquer dia pode ser que se atinja a perfeição. Fazemos sátiras a acontecimentos sociais, dizemos das boas aos políticos, coitados, que ficam muito ralados com isso e depois tentam melhorar o seu desempenho, e temos carros alegóricos, com os quais vão marchando Matrafonas, Marias Cachuchas, e outras figuras típicas, os divertidos Cabeçudos, ou seja, pessoas que vestem os fatos carnavalescos, aos quais foi adicionado um elemento bem típico – uma cabeça gigantesca, que lhes dá um ar tipicamente caracteristico Não liguem ao uso das palavras "típico" e "tipicamente" três vezes na mesma frase, do pleonasmo gritante que representa este "tipicamente caracteristico" ou da ausência de ponto final. É Carnaval, ninguém leva a mal, e nunca se esqueçam que os cabeçudos têm este nome porque "lhes foi adicionada uma cabeça gigantesca". Aprendam, que eu não duro sempre.

O Carnaval e chegou ao Brasil com as primeiras Caravelas portuguesas, que em troca do Carnaval que lá deixavam levavam ouro, café, cacau e pau-brasil - em retrospectiva, os brasileiros fizeram um bom negócio. O Carnaval do Brasil, que é o mais famoso do mundo, pasme-se, com visitantes a chegarem dos quatro cantos do planeta, que por acaso é redondo, tem o seu formato actual devido à introdução das máscaras italianas, já no século XX, e de elementos africanos, como os escravos. É por isso que eu adoro a África: a savana...as girafas...os escravos...lindo. No Brasil, o Carnaval é celebrado em todo o país, mas varia ligeiramente conforme cada região, mas todos têm em comum a música, a dança a alegria e a descontração. É preciso ser um perito em carnaváis para identificar estas diferenças quase imperceptíveis a olho nu, estes preciosismos. Diz-se que os foliões de Tocantins são sensivelmente mais descontraídos que os do Mato Grosso do Sul. Na Amazónia é que são muito pobrezinhos, coitados: quando chega o Carnaval querem mascarar-se de Robin dos Bosques, mas só têm dinheiro para o arco e para a flecha, e no lugar do fato verde ostentam uma tanga, pintam a cara e colocam uns "piercings". Isto revela uma enorme capacidade de improvisação, bem como uma imaginação sem limites.

Mas não é só em Portugal e no Brasil que se comemora o Carnaval, pois ele é comemorado em muitos países e de muitas maneiras diferentes, de acordo com os costumes e tradições de cada nação. São "caracteristicamente típicos" os desfiles alegóricos nas ruas das principais cidades do Burkina Faso e do Nepal, e ficaram recentemente célebres os carnaváis do Afeganistão e da Síria, onde os espectaculares fogos de artifício deixaram milhares de foliões no chão, completamente descontraídos, enquanto outros se disfarçam de manetas e paraplégicos muito para além da época. Os povos da região do Ártico, por exemplo, têm por tradição mascarar-se de esquimós, enquanto que na China o Carnaval chega ligeiramente mais cedo, com danças do leão e do dragão, o vermelho como pano de fundo, e o rebentamento de panchões, a versão local das bombinhas de Carnaval. Em alguns blogues é costumeiro utilizar-se nos textos seis vezes as palavras "carnavalesco" e "carnavalesca" quer no singular, quer no plural, para se ter a certeza que o leitor sabe que não é do 13 de Maio e das peregrinações a Fátima de que se fala.

Pode-se mesmo dizer que a maneira como se comemora o Carnaval pode variar de pessoa para pessoa, e no caso de algumas Marias Cachuchas desta vida, o "feriado" (Sabiam que a terça-feira de Carnaval é feriado? Eu não fazia ideia) podia ser aproveitado para fazer qualquer coisa de útil, como ler um livro, e assim aprender como se escreve. Pode começar pela literatura juvenil, mais acessível às suas limitadas capacidades, ao duplo dígito que representa o seu QI. Com algum esforço pode ser que um dia faça finalmente o eternamente adiado "introitu" no grupo das pessoas plenamente alfabetizadas, e logo ela que se orgulha de dizer que é da "área das letras". Só se for da canja de letras, enfim...

Sem comentários: