sábado, 3 de outubro de 2009

Volta à China


XANGAI - Várias prisões de Xangai estão a ensinar prisioneiros clássicos da literatura chinesa, como "Clássico dos três caracteres" ou os "Analectos" de Confúcio. As prisões acreditam que o ensino da literatura pode ter um papel importante na reabilitação dos reclusos.

JIANGXI - As autoridades provinciais vão investir 70 milhões de yuan até ao final do ano num programa de três anos para formar 4 mil licenciados em medicina, uma iniciativa que visa aumentar o número de médicos nos hospitais. Cada estudante vai receber uma bolsa de 5 mil yuan em troca de serviços prestados em hospitais provinciais.

ZHEJIANG - Mais de 50 palhaços de todo o mundo estão em Hangzhou a participar no Dia Mundial da Palhaçada (!), como parte das celebrações do Dia Nacional. Um dos palhaços segurou um cartaz onde se lia "fazemos palhaçadas em troa dos vossos aplausos.

LIAONING - Um condutor alcoolizado arrisca-se a ser executado em Shenyang, depois de ter atropelado um peão e fugido do local do acidente. O homem é a primeira detenção feita no âmbito da campanha que visa reduzir os números da sinistralidade rodoviária, e a ser acusado de "ameaçar a segurança pública". Na altura do acidente o homem tinha 300 ml de alcool por litro de sangue, quando o limite legal é 80 ml.

HUNAN - Cerca de 100 bebés nasceram no Dia Nacional em Changsha, capital da província de Hunan, província natal de Mao Zedong, fundador da RPC. A maioria dos pais escolheram a cesariana como forma de assegurar que os seus filhos nasciam no aniversário da fundação.

HUNAN - Um oficial foi ontem condenado à morte em Chenzhou devido ao desvio de mais de 100 milhões de yuan de um fundo de habitação social. Li Shubiao, antigo director do Fundo de Habitação Social, usou o dinheiro para pagar dívidas de jogo e é também acusado de fraude e operações financeiras ilegais.

CHONGQING - Companhias de fomento predial de Chongqing vão ser multadas em 100 mil yuans depois de terem divulgado informação pessoal e confidencial sobre compradores de imóveis. Isto depois de ter entrado em vigor na quinta-feira uma nova lei que regula a compra de imóveis. O direito à propriedade privada ainda não é completamete reconhecido na China, sendo que os imóveis podem ser adquiridos em regime de "leasing".

XINJIANG - Mais oito aeroportos vão ser construídos na província mais ocidental da China entre 2011 e 2015, de acordo com mais um programa de cinco anos implementado pelo governo chinês. Os aeroportos vão custar mais de 16 mil milhões de yuan, e depois de construídos, a provícia terá 21 aeroportos. O investimento nas obras públicas e infra-estruturas tem sido a resposta do governo à insatisfação de uma parte da população de Xinjiang, que reclama mais autonomia.

Sem comentários: