Estava eu esta manhã a devorar um folhado de salsicha e a emburcar um sumol num dos cafés do território enquanto desfolhava as páginas da imprensa, quando deparei com um artigo de opinião que me ia deixando engasgado: era sobre
moi. O seu autor é Pedro Daniel Oliveira, d’O Clarim, intitulado
Marotos da Blogosfera. Muito interessante. Pedro é um dos apóstolos, Daniel profeta bíblico e Oliveira faz lembrar Getsémani, o jardim das oliveiras onde Jesus e seus discípulos teriam orado na noite anterior à crucifixão. Um nome apropriado para quem opina no jornal da Igreja Católica, sem dúvida. Agora que o comentário do “moscardo” está vingado (eheh), vamos falar a sério.
Fiquei muito satisfeito com o artigo, e agradeço ao Pedro os elogios, que retribuo. Pedro Daniel Oliveira é, juntamente com José Miguel Encarnação, o jornalista que mais gosto de ler naquele semanário, sem desprezo para os restantes. Fico satisfeito quando a malta da imprensa refere o blogue, que é lido diariamente por centenas de pessoas, e visitado por mais de uma dezena de milhar mensalmente. Não que precise de algum tipo de alimento para o ego, mas pelo menos tenho a certeza que não estou a escrever para o boneco. Entretanto há um ou dois pontos sobre o artigo que eu gostava de esclarecer.
Em relação ao primeiro ponto,
Por despender muito do seu tempo com o «Bairro do Oriente», não sei se o Leocardo será pessoa de idade, portanto, reformado ou aposentado, uma resposta curta: Não. Depois o já habitual jogo da adivinhação “Quem é o Leocardo”:
Poderá até ser um funcionário público no activo, que se faz valer do pouco trabalho que tem para se dedicar à constante actualização do seu interessante blogue. A este respeito, gostava de deixar claro que nunca, mas nunca gastei um minuto ou uma folha de papel que fosse do meu emprego no blogue. A verdade é que durante o tempo em que estou a trabalhar, nem consulto o blogue.
Apesar de não ser funcionário, fico triste que o Pedro Daniel Oliveira perpetue a ideia feita que os funcionários públicos "não trabalham", o que é cada vez menos verdade em Macau, onde vão tendo cada vez menos regalias. Gasto diariamente entre 30 minutos e uma hora – um pouco mais nos dias mais “folgados”, com o hoje – para actualizar o blogue. Se isto surpreende os profissionais da comunicação, talvez um dia os ensine como se faz. Isto sem qualquer tipo de arrogância ou presunção, entenda-se.
Quanto ao comentário:
ou ainda – como já me adiantaram – alguém que supostamente trabalhe, ou já trabalhou, na TDM (visto a página electrónica d’O CLARIM não fazer parte da secção «Links», ao contrário dos restantes jornais diários portugueses de Macau). Se O Clarim não faz parte dos links do Bairro do Oriente, foi apenas por esquecimento. Problema entretanto já resolvido, e obrigado ao Pedro por me ter chamado a atenção para a falha. Na verdade actualizar os links é um trabalho enfadonho, uma vez que não tenho forma (ou tempo) de controlar a actividade do que se faz em todos os blogues ou websites ali referidos.
Não trabalho nem nunca trabalhei na TDM, e se existe algum tipo de desaguisado entre O Clarim e a estação da Francisco Xavier Pereira, sou completamento alheio a ele, e espero que se resolva a bem. Também não sou nenhum “patriota”, e se o sítio do Governo de Macau faz parte dos links de interesse, é porque é realmente um link de interesse, com ligação para todos os serviços públicos de Macau. O jornal Ou Mun é simplesmente o mais lido do território, ponto final. Quanto à parte onde se lê
Como curiosidade acrescida, registei que a secção «Outros blogues» inclui uma grande panóplia de títulos, faltando, contudo, uma ligação para o «PubEditions», da autoria de João Santos Gomes. Garanto que desconhecia completamente a existência desse blogue.
Quanto à questão do anonimato, gostava de adiantar mais umas pistas sobre o blogue e o seu autor. Acordo todas as manhãs entre as 6:30 e as 7:00, tomo o pequeno-almoço, faço a minha ginástica matinal, levo os putos à escola e vou trabalhar entre as 9:00 e as 9:30. Saio normalmente por volta das 18:00 (às vezes mais tarde, dependendo do volume de trabalho), faço a janta e começo a adiantar o blogue com os vídeos e afins. Lá para o serão publico os artigos mais extensivos, ou de maior interesse. Pela enésima vez, o relógio do blogue está atrasado 12 horas, caso aconteça algo de interesse durante a madrugada (ex: morte de Michael Jackson, jogo da selecção portuguesa) possa publicar a notícia como sendo do mesmo dia. Espero que tenha sido esclarecedor, e já agora gostava de convidar o Pedro a tecer as considerações que sejam necessárias. São sempre bem vindas.
Nota: devido a este "artigo de primeira página", a rubrica "Blogues dos Outros" será publicada amanhã.
5 comentários:
Esta coluna de opinião no Clarim é simplesmente ridícula. Fico com a ideia que o autor tem um problema qualquer mal resolvido com a blogosfera.
Atenção que este blog está a ganhar importância x)
Mérito do Leocardo
Se fosse só essa coluna de opinião. É de partir o coco ler tal folheto. De tão ridículo, claro.
O leocardo devia ficar contente,o seu blogue esta cada vez mais divulgado em macau e no resto do mundo ehhe
O Pedro Daniel Oliveira do Pasquim anda muito mal informado sobre os funcionários públicos. Ele que vá trabalhar para a administração pública de Macau para ver se lhe sobra tanto tempo livre como tem no seu pasquim (ainda por cima em Macau os jornais portugueses até fecham ao fim-de-semana, o que deve ser caso único no mundo).
Enviar um comentário