sábado, 20 de novembro de 2010

Volta à China


PEQUIM - O antigo director do programa nuclear chinês foi condenado a prisão perpétua por corrupção. Kang Rixin foi despedido o ano passado da Corporação Nacional de Energia Nuclear, acusado de ter recebido 6,6 milhões de yuan em subornos entre 2004 e 2006, abusando do seu cargo.

HEBEI - Um oficial foi executado ontem em Chengde depois de ter sido condenado pelo roubo de relíquias preciosas. Li Haitao, o responsável pela protecção de antiguidades e objectos valiosos de uma vila imperial nos arredores de Chengde foi condenado pelo roubo de 259 peças de arte valiosa entre 1993 e 2002. Ganhou com a venda dos objectos 3,2 milhões de yuan.

XANGAI - Um jovem de 17 anos viu a sua pena de ano e meio de prisão comutada em pena sispensa pelo tribunal popular nº 2 de Xangai. O jovem e mais trps adultos foram presos no início do ano por roubo, mas o tribunal considerou o adolescente "passivo e difícil de ser considerado uma ameaça".

ANHUI - O tribunal intermédio fr Fuyang condenou um condutor à pena capital depois deste ter atropelado mortalmente duas pessoas e ferido mais sete. O homem conduzia embriagado, atropelou uma mulher e pôs-se em fuga, durante a qual atropelaria mais 10 pessoas antes de embater num camião. O homem foi ainda condenado a pagar uma indemnização de 1,54 milhões de yuan às famílias das vítimas.

GUANGDONG - Alguns proprietários de lojas de animais de estimação alegam que vários caçadores furtivos têm morto cães vadios que depois vendem a restaurantes. Um cão de 15 quilos pode valer 400 ou 500 yuan no mercado. A autoridade de monitorização alimentar da cidade diz que os cães são mortos com cianeto de sódio, o que lhes causa uma mort imediata, mas os humanos podem também consumir o veneno comendo os animais.

XINJIANG - Uma central de energia eólica de 10,8 milhões de kilowatt vais ser construída nos próximos cinco anos em Hami. A actual central produziu apenas 100 mil kW o ano passado, mas o seu potnecial é de 75 milhões de kW, o que satisfaz as necessidades energéticas de 60% do total da população da província. O governo planeia também construir outras seis centrais com capacidade de produzie 10 milhões de kW cada até 2020.

Sem comentários: