segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Vieram e Forum-se


Este excelente cartoon de Rodrigo Matos no Ponto Final é bem ilustrativo do que se passou no Fórum Macau, ou Forum de Cooperação e Desenvolvimento entre a China e os países etc, etc, onde está incluído Portugal. Entre promessas de cooperação e a palavra “lusofonia” repetida um sem número de vezes, ficou a curiosidade do anúncio de que Timor-Leste vai comprar dívida portuguesa. Uma notícia surpreendente, mas é preciso não esquecer a dívida que Timor tem com Portugal, pelo menos nos últimos vinte anos – em todos os sentidos. Só é justo que Timor faça o mesmo (na medida que puder) quando é Portugal que passa por uma crise.

Visitaram o território durante o fim-de-semana personalidades como José Socrates, primeiro-ministro de Portugal, o seu homólogo chinês Wen Jiabao, ou o presidente de Timor-Lorosae, José Ramos Horta, o que levou a apertadas medidas de segurança que condicionaram o trânsito, os acessos e tido mais em Macau durante os últimos dois dias.

Comecemos pelo último. É uma vergonha que Ramos Horta tenha dito o que disse do dissidente chinês e Prémio Nobel da Paz, Liu Xiaobao. O presidente timorense, ele próprio um Nobel pela mesma causa, disse “não conhecer” o dissidente, justificando o facto de não se querer alongar sobre o assunto por “respeito” aos hospedes chineses, que como se sabe consideram Liu um criminoso e um inimigo do estado. Bastava a Ramos Horta dizer que “não comentava”, mas “não conhecer”, é completamente diferente. Foram feitas comparações a declarações semelhantes proferidas recentemente por José Pereira Coutinho na AL, sem razão, a meu ver. Sobre o presidente da ATFPM e deputado não recai o ónus da hipocrisia, e é livre de dizer o que quiser. Começo a acreditar cada vez mais que o Nobel da Paz 1996 ficou bem entregue ao bispo D. Ximenes Belo, mas que Ramos-Horta terá sido como que “agrafado ao processo” por motivos políticos.

O primeiro-ministro Wen Jiabao foi sem dúvida a grande estrela deste Forum. A imprensa deu mais importância ao facto de ser a primeira visita do nº 2 do Governo chinês ao território do que propriamente a sua intervenção do Forum. O “premier” chinês aproveitou para conhecer Macau, conviver com a população e reiterar o apoio do governo central no projecto de Macau como região administrativa especial, governada pelas suas gentes e com um elevado grau de autonomia, e tudo mais a que estamos (felizmente) habituados. Wen Jiabao é um exemplo como político e diplomata. Uma pessoa suave, afável no trato, um verdadeiro cavalheiro. A sua eloquência na língua oficial deixou os intérpretes locais baralhados, já que algumas expressões do primeiro-ministro continham termos literários e filosóficos difíceis de expressar em qualquer outro idioma. Macau ficou a ganhar com a visita de Wen Jiabao.

De José Socrates viu-se muito pouco. Sabe-se que esteve cá, que fez jogging à volta do hotel onde ficou instalado, e que se reuniu com os amigos na residência oficial do cônsul-geral de Portugal, no Hotel Bela Vista. Em Portugal as pessoas estão agora com pouca disposição para falar de Macau, ou lembrar Macau. Pelo menos desta vez têm uma desculpa.

O Brasil foi representado pelo vice-ministro para Assuntos Económicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores, Pedro Luiz Carneiro Mendonça. Enquanto os restantes países apostaram em trazer a equipa “A” (Moçambique e Guiné-Bissau levaram o primeiro-ministro e Angola o ministro da Economia), o Brasil foi representado pelos suplentes da equipa de reservas dos juvenis “B”. Pedro Mendonça justificou isto pelo facto do actual governo encontrar-se em transição devido à recente eleição de Dilma Rousseff, mas eu não acredito. O Brasil dá-me a entender, assim como a muita outra gente, que gosta de participar onde está a China, mas não gosta muito de misturas. E nisto da Lusofonia, já se sabe, o Brasil não suporta ser 2º para Portugal. Historicamente falado, claro.

Saiba mais sobre o Fórum Macau e a visita de Wen Jiabao aqui e aqui, no JTM, e leia o editorial do director José Rocha Dinis. No Ponto Final leia a excelente reportagem de Maria Caetano na edição de ontem, e o editorial de hoje de Isabel Castro. (Antes que digam que me esqueci de alguém, a edição online do Hoje Macau não estava actualizada à hora que redijo esta posta).

13 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Se o artigo da Isabel Castro é excelente, o cartoon é genial!!!

Anónimo disse...

"ComeÇemos"? Não há maneira homem, "voçê" não aprende.

A parte dos "hóspedes chineses" em Macau também é brilhante.

Quanto ao pedaço de merda que é o Ramos Horta só os iludidos é que podem ficar surpreendidos. Os mesmos que tecem loas aos Obamas e outros que simbolizam os amanhãs que cantam.

Para se ter noção da bestialidade deste gajo, basta ver que no mesmo dia do certificado de ignorância em relação ao nobel chinês, bateu palmas à libertação da birmanesa.

Anónimo disse...

Desculpem lá, por mais bestial que seja o Ramos Horta, o que fez o nobel chinês para merecer um prémio nobel da paz? Não me digam que as teorias dele estão a ajudar a "libertar" o "oprimido" povo chinês...
Haja paciência.


E três Vivas ao Fórum Macau, Viva, Viva, Viva !!!

PS: Não confundir com os "Viva" da daquela companhia aérea que por ai voou...

AA

Anónimo disse...

"hóspedes chineses" !!! Hóspedes de quem?

Anónimo disse...

A visita de Sócrates a Macau praticamente passou despercebida aos jornais e tvs de Portugal que quase ou nada disseram sobre esta visita mas isso já era de esperar,já que há vários anos que Portugal está a cagar para tudo que esteja relacionado com Macau.E depois de 1999 ainda ficou pior.Mas ainda bem que existe uma coisa chamada INTERNET para eu ver notícias de Macau todos dias aqui em Portugal.A maioria dos portugueses de Portugal pensam que Macau é só casinos e mafias e não sabem mais nada sobre Macau.

Anónimo disse...

Talvez o Leocardo esteja a fazer confusão. Vergonhosa é a hipocrisia dos politicamente correctos que teceriam loas a Liu Xiaobao mesmo sem o conhecerem de lado nenhum. Eu também não o conhecia e acho natural que Ramos Horta também não. Ou por ser presidente tem de conhecer toda a gente? Nem todos têm a extraordinária cultura do anónimo das 18:05 que, como conhece tanta gente, acha que todos os que conhecem Aung San Suu Kyi também conhecerão necessariamente Liu Xiaobao.

Anónimo disse...

viram a cena q al qaeda quer matar a bruni??
lol....

Anónimo disse...

Leocardo, esqueceste-te do Hoje Macau.
Hóspedes? Anfitriões.
Número 2? O homem é o número 3 da hierarquia.

Anónimo disse...

"Antes que digam que me esqueci de alguém, a edição online do Hoje Macau não estava actualizada à hora que redijo esta posta" (Leocardo)

"Leocardo, esqueceste-te do Hoje Macau" (idiota das 06:15)

Vão para a escola, foda-se! Aprendam a ler, caralho! E só depois venham para aqui escrever comentários, energúmenos de merda.

Anónimo disse...

Lá andas tu, ó Leocardo do Bloco de Esquerda e do Novo Macau Democrático, a apagar comentários que demonstram que o teu blogue é sobretudo frequentado por analfabetos. Só ainda não sei se és mesmo um defensor das "minorias" ou se tens medo que os analfabetos se vão embora. Se calhar é isso, e o que te interessa é o número de visitas, que é para poderes aqui anunciar de vez em quando que foi batido mais um recorde e tal. Para além disso os analfabetos não chateiam tanto, porque não te apanham os erros ortográficos e podes dar pontapés na gramática à vontade.

Leocardo disse...

Apaguei qual comentário, sua aventesma?

Anónimo disse...

Um que aqui estava a seguir ao das 06:15. Que esteve, mas já não está. Mas eu repito-o então:

"Antes que digam que me esqueci de alguém, a edição online do Hoje Macau não estava actualizada à hora que redijo esta posta" (Leocardo)

"Leocardo, esqueceste-te do Hoje Macau" (idiota das 06:15)

Vai mas é para a escola aprender a ler, analfabeto energúmeno das 06:15!

(NOTA: o comentário original tinha nomes mais contundentes que me abstenho de repetir para ver se este também não desaparece inexplicavelmente)

Leocardo disse...

Hmmm...de facto vejo que falta esse comentário, que me lembro de ter lido. Olhe, se o apaguei, foi por engano e peço desculpa. (E como se pode ver não há nada nesse comentário que justifique ser apagado).

Cumprimentos.