sábado, 27 de novembro de 2010

Mulheres vietnamitas sofrem


Mais de metade das mulheres vietnamitas casadas foram vítimas de abuso físico, sexual ou emocional pelos seus parceiros, segundo um estudo realizado pelo governo do Vietname em conjunto com as Nações Unidas. O estudo - o primeiro sobre violência doméstica naquele país comunista - mostra que uma em cada três mulheres casadas dizem ter sofrido alguma forma de abuso físico por parte do marido. Quando se perguntou sobre outros tipos de abusos, como verbal, emocional, ou ameaças, 58% das mulheres dizem terem sido vítimas pelo menos uma vez. Nove por cento delas dizem que são vítimas sistemáticas de violência física e sexual. Henrica Jansen, investigadora e coordenadora do estudo, diz que o problema é muitas vezes dissimulado, porque muitas mulheres consideram a violência doméstica uma coisa "normal". As crianças também sofrem, com 15% das mulheres a responderem que os filhos são vítimas de abuso físico por parte dos pais. O estudo demonstrou ainda que 10% das mulheres são violentadas por outros homens da sua família, além do marido. Três por cento das inquiridas dizem ter sido vítimas de abuso sexual antes de atingirem os 15 anos de idade, perpetrado na maioria por desconhecidos.

13 comentários:

Anónimo disse...

Este é um dos motivos pelos quais as vietnamitas, tal como as de muito mais países asiáticos, preferem homens ocidentais.

Anónimo disse...

Estive no vietname uma vez, e não resisti a trair a namorada de Macau, hehehe.

Anónimo disse...

A sério,anónimo das 14h24???Deve ser por isso que em Portugal as gajas levam tanta porrada dos gajos,algumas até morrem.E quando o benfica perde,ui.

Anónimo disse...

Se tiveres inteligência suficiente para isso, anónimo das 19:27, compara as estatísticas de países asiáticos como o Vietname com as de países ocidentais como Portugal e (repito, se tiveres inteligência suficiente) poderás ver as diferenças. Quanto a mim, nem de estatísticas preciso. Basta-me o testemunho de várias asiáticas que já me disseram que nunca mais andarão com um conterrâneo. Se calhar é porque se fartaram de ser bem tratadas...

Anónimo disse...

Esses gajos são uns animais! Eu também lhes dou tautauzinho no rabiosque, mas com tanta delicadeza que elas pedem sempre mais. Se esses panascas se assumissem de uma vez por todas, em vez de serem rabetas frustrados por terem de esconder que gostam é de homens, talvez deixassem de bater nas mulheres.

Anónimo disse...

Ve-se mesmo que o anónimo das 23:28 não vive em Portugal ou então não le jornais de Portugal para dizer que em Portugal as gajas levam menos porrada dos homens do que na ásia.

Anónimo disse...

Compara as estatísticas, idiota! E fala com as asiáticas para saber o que elas pensam. Vê-se logo que és um macaio em Portugal, sempre a sentir a necessidade de defender o teu lado chinês...

Anónimo disse...

Mas quais estatisticas oh meu grande burro?Eu moro em Portugal,oh meu grande burro,e por isso que leio notícias de Portugal e sei que em Portugal muitas mulheres levam porrada dos homens,há tantos casos.E não venha com a merda das estatisticas,porque Portugal só tem 10 milhões de habitantes e nestes países da Asia qualquer um deles tem muito mais habitantes que em Portugal.

Anónimo disse...

OK, nem vale a pena darem mais conversa a este idiota das 21:34, que nem percebe que as estatísticas são feitas por percentagem e que, portanto, o número de habitantes é irrelevante. Deve ser por isso que Portugal está como está. Tudo o que é burro vai lá parar.

Anónimo disse...

O anónimo das 07h12 deve ser estrangeiro para estar aqui a insultar os portugueses.Não és português certamente.

Anónimo disse...

Não insultei, disse a verdade. Um burro é um burro, seja ele português, chinês ou burkinabé.

Anónimo disse...

Por isso que o anónimo das 08H49 fala portugues,também faz parte do grupo dos portugueses burros que disse.

Anónimo disse...

A avaliar por este gajo, não há nada mais analfaburro do que um chinês disfarçado de português...