segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O dia que a comédia morreu


Morreu ontem aos 84 anos o actor canadiano Leslie Nielsen, mais conhecido pela série de filmes policiais de comédia "The Naked Gun" ('Aonde pára a polícia' em português, uma traduço francamente estúpida) nos anos 80 e 90. Nielsen começou a sua carreira nos anos 50 em filmes de ficção científica e passou os anos 60 e 70 a interpretar papéis secundários em policiais e westerns, até descobrir o dom para a comédia através dos realizadores Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker, tendo intepretado o papel de médico na comédia de 1980 "Airplane!".

Em 1982 interpretou pela primeira vez o papel de detective Frank Derbin da série de TV "Police Squad!", que apesar de ter tido apenas seis episódios atingiu estatuto de culto. E foi essa mesma série que deu origem a "The Naked Gun: from the files of Police Squad!" em 1988, um dos grandes êxitos do ano, para surpresa de muitos. "The Naked Gun" teve duas sequelas, e pelo meio ficaram outras comédias de relativo sucesso, como "All I Want for Christmas", onde interpretou a personagem de Pai Natal, ou "Reposessed", um send-up da série de filmes "Exorcista" que contou com Linda Blair no papel principal. Durante os anos 90 Nielsen continuou a ter sucesso com "Dracula: dead and loving it", de Mel Brooks, ou "Spy Hard", uma paródia dos filmes de James Bond. Nielsen não resistiu a uma pneumonia e morreu tranquilamente durante o sono num hospital de Fort Lauderdale, na Florida.

Leslie Nielsen é um dos heróis da minha juventude; gravei todos os episódios de "Police Squad!", vi os filmes da série "Naked Gun" e "Airplane!" vezes sem conta, e este é um dia triste para a comédia em geral, com o desaparecimento de um dos seus maiores intérpretes das últimas três décadas. Só que tem um "neguinho" na Rádio Macau, responsável por um programa de entertenimento das tardes de segunda a sexta que "nunca ouviu falar" do actor. Se Leslie Nielsen fosse Lelé Nélson, cantor sertanejo ou batuqueiro da Gorongosa, já o tinha entrevistado umas 30 vezes. Se percebem onde quero chegar...

2 comentários:

Anónimo disse...

É mesmo.
Com tamanha ignorância sobre este e outros assuntos tão triviais, talvez o tal "neguinho" devesse ceder o seu lugar a alguém menos erudito.
Podiam-lhe dar um tempo de antena mais intimista, entre as 3 e as 4 da manhã, por exemplo.
Imagino por vezes o esforço do Jorge Vale para não o mandar para o caralho...

Anónimo disse...

Se não sabia quem era, devia ter-se informado para evitar fazer figura de urso. Saber Who is Who devia fazer parte das competências do menino e não estamos propriamente a falar de um desconhecido. Não se gostar dos filmes que o actor fazia é uma coisa, mas não conhece-lo de todo é outra.