terça-feira, 19 de agosto de 2008

Wang, amigo, Leocardo está contigo!


O jornalista Wu Xiaofeng, autor de um dos blogues mais lidos da China, criou uma montagem com uma fotografia da delegação portuguesa na cerimónia de abertura dos JO de Pequim, inspirada num anúncio da Colgate. A montagem, que não ofende e nem sequer tem muita graça (talvez para os chineses tenha, não se sabe) caíu mal entre os pides que infelizmente ainda restam no nosso país, um pouco por toda a parte. No blogue Must Not Imagine choveram comentários do tipo “libertem o Tibete”, “a China não respeita os direitos humanos”, entre outros insultos. Só faltava que para cúmulo da hipocrisia e do ridículo dissessem também que na China “não existe liberdade de expressão”.

Surgiram vários comentários de apoio vindos também de portugueses, mas o mal estava feito, e sem perceber muito bem porquê a irritação dos tugas, Wang retirou a imagem. Estes catraios que tanto gostam de falar do que não sabem a milhares de quilómetros de distância, que embarcam em qualquer salganhada desde que não dê trabalho ou os faça puxar pelo cabedal, são os mesmos que invadiam há alguns anos fórums de discussão e chatrooms indonésios a bradar disparates à conta de Timor-Leste. Foram provavelmente os mesmos que se congratularam com os incêndios que fustigaram as províncias de Sumatra e Kalimantan há dez anos. São os mesmos que protestaram contra a PGA sem sequer saberem o que era a PGA.

Como compreendo o pobre Wang. Como o compreendo. Basta qualquer coisinha que o tuga da raça pide não goste para fazer uma peixeirada enorme, e não fica contente enquanto não estraga a festa. Com que então Portugal é “putaoya”. Dente e uva. O objectivo dos portugueses nos jogos passava por “combater as cáries”. Que insulto. Então o Wang não vê que os portugueses estão fartos de conseguir resultados fabulosos e ganhar resmas de medalhas? Como português fiquei contente que se tivessem lembrado de nós e feito uma piada. E foi também como português que fiquei triste que mais uma vez tenhamos borrado a pintura.

6 comentários:

Anónimo disse...

Não é dente e uva, mas uva (putao) e dente (ya).
Assíduo leitor

Anónimo disse...

"são os mesmos que invadiam há alguns anos fórums de discussão e chatrooms indonésios a bradar disparates à conta de Timor-Leste "

Para o Leocardo os tugas deveriam ter ficado caladinhos a assistir ao genocídio do povo maubere...
Agora percebo tanta admiração pela China

Anónimo disse...

Ou então fui eu que interpretei mal o que está escrito no post...

Anónimo disse...

os tugas nao tem sentido de humor,ficam ofendidos por tudo e por nada

Anónimo disse...

Já agora, a imprensa britanica e americana devia acusar de racistas aos chineses por rir com esta piadinha... Ah, nao, que só é quando interessa, e a China é amiguinha...

Leocardo disse...

Não percebeu mal, caro Hugo. E o que adiantou invadir fórums ou chatrooms de jovens indonésios que nada têm a ver com o regime, e que por acaso foram os mesmos que derrubaram esse mesmo regime poucos meses depois, abrindo assim caminho ao processo de independência de Timor Leste? Mudaram alguma coisa? O que têm os fórums e os chatrooms a ver com a opressão indonésia? E o que tinham que festejar os incêndios que vitimaram camponeses pobres que provavelmente nem sabem on Timor fica? Só acho que é preciso saber separar as coisas.

Abraço